Escândalo: CIA vai intervir no
plebiscito da Venezuela
plebiscito da Venezuela
Foi publicado hoje na Counterpunch, importante revista americana sobre política, artigo assinado por James Petras que revela uma operação da CIA para atuar, militarmente, na desestabilização do plebiscito no próximo domingo na Venezuela. Segundo um memorando de Michael Middleton Steere, funcionário da embaixada americana venezuelana, a Michael Hayden, diretor da CIA, cerca de US$ 8 milhões serão usados para cooptar partidários da Chávez, falsificar votos, preparar manifestações pelo não e, caso derrotados pelo sim, organizar ações violentas contra prédios do governo, incluindo o palácio presidencial. O documento divulga pesquisa própria, com a previsão de vitória do sim com 57% dos votos, mas com uma alta abstenção de 60%, o que daria margem para uma posterior contestação do resultado.
É grave a denúncia e deve ser acompanhada por todos os democratas. Escrito por Jurandir Porto - Abundacanalha.
Comentários
Tanto lá como cá, tudo igual.
Esta é para você:
vernáculo espancado (Cláudio Humberto)
A senadora Fátima "Creysson" Cleide (PT-RO) usou ontem expressões como "exacrável" na tribuna. Depois, ao responder à provocação de Arthur Virgílio (PSDB-AM), que a convidou para ser sua liderada, Ideli Salvatti (PT-SC) sapecou:..."Menas, senador, menas..." Ambas são professoras, creia.
Pesquisa mediu ensino de ciências no segundo grau
O Brasil é um dos países com pior nível de educação de ciências para estudantes de 15 anos, segundo uma lista de 57 países organizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
E ai Daniel, é mais uma "herança" dos anos FHC, ou é somente o reflexo de um país que tem um presidente analfabeto?
ps vou usar doravante o pseudônimo de Assis Bandeira
Não acredito em governantes que se colocam como única solução para um país, muito menos naqueles que adoram usar uniformes militares. Sou pela alternância de poder, e pela livre iniciativa. Não concordo com tipos como o Chavez que pensam que podem dizer o que os outros devem fazer, que são metidos a deus e querem guiar o destino de cada um. Da minha vida cuido eu, não preciso que ninguém venha me dizer o que é melhor pra mim. Chavez é um ditador sim, vou colocar um artigo do Pedro Doria sobre isso. Agora, você pode achar o que quiser a meu respeito e o tico e teco vão bem obrigado.
"O Congresso da Venezuela anunciou que passará uma resolução que ‘obriga’ o presidente Hugo Chávez a declarar a Sociedade Interamericana de Imprensa ‘organização non grata’ no país. A Sociedade havia chamado Chávez de ditador.
De presto defensor de seu presidente, o ministro da Comunicação William Lara explicou: ’se houvesse uma ditadura na Venezuela, os jornais não teriam permissão para publicar na manchete a acusação de que Cháves é um ditador‘.
É um caso de confusão de conceitos. Embora ditaduras por vezes impeçam a livre expressão de idéias, não é liberdade de expressão que define se um regime é democrático ou ditadorial. Tampouco é a possibilidade de voto que configura uma democracia.
É fundamental para a democracia que os três poderes sejam independentes.
Em janeiro deste ano, o Congresso concedeu a Chávez os poderes de governar por decreto. Em essência, o Legislativo repassou seus poderes ao Executivo pelo prazo prorrogável de 18 meses.
Em 2004, a Human Rights Watch denunciou a manobra de Chávez que ampliou de 20 para 32 o número de vagas para ministros da Suprema Corte do país. Então, nomeando novos juízes e preenchendo cadeiras vagas, montou uma corte na qual os seus são a franca maioria. O Judiciário obedece ao Executivo.
Outra das características de uma democracia moderna é que o governo deve mudar de mãos de tempos em tempos independentemente da vontade dos eleitores. O motivo é simples: com a máquina governamental nas mãos, um presidente – ou um governador, ou um prefeito – pode distribuir favores que lhe garantam apreço popular no tempo da eleição. Chama-se a isto fisiologismo.
Ontem, enquanto anunciava que declararia ‘non grata’ a Sociedade Interamericana de Imprensa, o Congresso da Venezuela modificava a Constituição. O mandato de Chávez, que durava incríveis seis anos, passou a sete. E a reeleição passou a ser ilimitada.
Se havia dúvidas, basta consultar a definição formal: Chávez concentra todos os poderes e, ao exemplo de seus pares como o egípcio Hosni Mubarak, acaba de implantar a reeleição infinita.
É um ditador.
A liberdade de expressão cairá mais à frente. A imprensa sempre abusa de seus direitos."
Não sei escrever tão bem quanto ele, não vivo disso, mas estão aí todos os argumentos do porquê o chavez é um ditador.
Hahahahaha!
Essa polêmica está ficando por demais interessante, uai!
Caros, esse Jurandir deu um furo, hen? é Porto ou Paulo?
Essa foi demais.
Agora, o que eu acho de verdade, é que muitos donos desses blogues esquerdistas, que não são aqueles conhecidos do público em geral, são sim, algum cumpanheiro da PeTezada, pagos com o nosso próprio dinheiro, a fim de escrever para nos impor a sua ideologia retrógrada, atrasada e burra, como se fôssemos besta levada pelo cabresto, como são os ignorantes leitores de Lula, Evo e do ditadorzão Chávez que votam em troco de uns poucos trocados.
Por isso usam de nomes falsos e nos acusam também de fazê-lo.
Mas conosco ninguém podosco, não é mesmo, gente?
Entenderam? Querem apostar quanto?
Ih, me esqueci de falar ainda:
Ô Jurandir,vocês pensam que só porque não gostamos do Lula somos do PSDB, gostamos do Bush e o escambau? não temos nada com o Bush não, queremos mais é que ele se dane.
Não somos radicais como vocês. Sabemos distinguir o bem do mal, separar o joio do trigo e temos opiniões próprias, cada um na sua convicção. Posso gostar do amarelo e um outro do verde.
Vocês sim, pensam tudo igual: o Lula fez errado, pra vocês não. O PT roubou, pra vocês não. Houve mensalão, pra vocês não. O Zé Dirceu é culpado, pra vocês não.
Tudo igual: parecem robôs.