Escândalo: CIA vai intervir no
plebiscito da Venezuela
Foi publicado hoje na Counterpunch, importante revista americana sobre política, artigo assinado por James Petras que revela uma operação da CIA para atuar, militarmente, na desestabilização do plebiscito no próximo domingo na Venezuela. Segundo um memorando de Michael Middleton Steere, funcionário da embaixada americana venezuelana, a Michael Hayden, diretor da CIA, cerca de US$ 8 milhões serão usados para cooptar partidários da Chávez, falsificar votos, preparar manifestações pelo não e, caso derrotados pelo sim, organizar ações violentas contra prédios do governo, incluindo o palácio presidencial. O documento divulga pesquisa própria, com a previsão de vitória do sim com 57% dos votos, mas com uma alta abstenção de 60%, o que daria margem para uma posterior contestação do resultado.

É grave a denúncia e deve ser acompanhada por todos os democratas. Escrito por Jurandir Porto - Abundacanalha.

Comentários

Anônimo disse…
E se ganhar o NÃO, já arranjaram também uma desculpa para justificar.
Tanto lá como cá, tudo igual.
Anônimo disse…
Olá, bom dia, Jussara.
Esta é para você:
vernáculo espancado (Cláudio Humberto)
A senadora Fátima "Creysson" Cleide (PT-RO) usou ontem expressões como "exacrável" na tribuna. Depois, ao responder à provocação de Arthur Virgílio (PSDB-AM), que a convidou para ser sua liderada, Ideli Salvatti (PT-SC) sapecou:..."Menas, senador, menas..." Ambas são professoras, creia.
Anônimo disse…
U$ 8 milhões, pra influenciar um plebiscito em nível nacional? Só pode ser piada. Vai te catar jurandir porto. O chavez está torrando pelo menos u$ 2 bilhões pra conseguir instituir a ditadura dos petrodólares, e você vem me dizer que os EUA vão influenciar o resultado com U$ 8 milhões? És um piadista jurandir.
Anônimo disse…
Fábio, é a fantástica viagem na maionese destes caras que devem ser funcionários públicos e que não tem nada o que fazer. É muita ingenuidade achar que se os EUA fossem de fato inteverbir neste processo ia divulgar isto na internet. Ainda mais o tal Jurandir, diz que todos os "democratas" devem acompanhar a "denúncia". E quem disse que o Chavéz é democrata? O cara se baseia em elucubrações e quer criar um fato. Senão bastasse a Jussara, agora tem este "abunbante" Jurandir. E por falar em bundas, este deve ser mais uma bunda petista desocupada ocupando uma cadeira de algum trabalhador de verdade.
Anônimo disse…
Brasil está entre piores em lista de educação da OCDE
Pesquisa mediu ensino de ciências no segundo grau
O Brasil é um dos países com pior nível de educação de ciências para estudantes de 15 anos, segundo uma lista de 57 países organizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).


E ai Daniel, é mais uma "herança" dos anos FHC, ou é somente o reflexo de um país que tem um presidente analfabeto?
Anônimo disse…
Anônimo, não é por nada não, mas coloca aí um nick qualquer (zé, lata, cão, pedro, terra....), só pra diferenciar, porque se não fica anônimo de um lado anônimo de outro e fica confuso.
Jurandir Paulo disse…
Caros Fábio e Anônimo, vocês replicam o discursinho da direita sem muita substância. Chávez é ditador? Como? Onde? Ele ganhou várias eleições e faz consulta popular para mudanças na constituição. Onde ficam seus “princípios” democráticos na análise sobre a Arábia Saudita, país com a mais severa ditadura feudal, onde opositores do regime são decapitados em praça pública? Cadê os editoriais da sua mídia liberalóide? Nada falam só porque é país aliado de seu ídolo Bush? Democracia no rabicó dos outros é refresco. E se vocês podem achar que eu sou isso ou aquilo, também posso achar que vocês são apenas dois burguesinhos mauricetes, que querem voltar para as velhas maracutaias que sempre fizeram no estado brasileiro. Melhor para vocês se assim for. Do contrário, sendo proletas como eu, pensaria estar lidando com dois parvos, que não juntam o tico com o teco sem uma mãozinha amiga.
Anônimo disse…
Vamos lá Jurandir bundão. Talvez o Chávez seja um "democrata" no conceito do analfabeto do Lula, e da mesma laia do "democrata" Fidel. O mundo mudou e só vocês esquerdóides é que não viram, ou seja, estão vivendo do passado, querendo implantar no presente aquilo que de pior houve na política mundial em todos os tempos, que foi o comunismo, pois gerou a sensação de que tudo seria igual na luta de classes, mas que gerou pobreza, atraso, e discursos como o seu atrasado no tempo e no espaço. Você desve ser sim, mais uma bunda petista ocupando um cargo comissionado qualquer fingindo que trabalha enquanto o país empobrece culturalmente a olhos vistos. O Chavéz é sim um désposta e ditador que usa a truculência e a pressão para se manter no cargo. O fim desta história todos nós já sabemos. Ele vai terminar em alguma lata de lixo da história tal como Lenin, Stalin e outros companheiros e camaradas que tentaram se perpetuar no poder e terminaram como múnias empalhadas em algum museu. Quem viver verá.

ps vou usar doravante o pseudônimo de Assis Bandeira
Anônimo disse…
Jurandir, não sou nem uma coisa nem outra. Nasci no interior, trabalhei em roça quando criança, fui empregado na adolescência e durante a faculdade, trabalhava durante o dia e estudava a noite (como milhares neste país). Cultivo os valores que aprendi, trabalho, estudo e empreendedorismo.
Não acredito em governantes que se colocam como única solução para um país, muito menos naqueles que adoram usar uniformes militares. Sou pela alternância de poder, e pela livre iniciativa. Não concordo com tipos como o Chavez que pensam que podem dizer o que os outros devem fazer, que são metidos a deus e querem guiar o destino de cada um. Da minha vida cuido eu, não preciso que ninguém venha me dizer o que é melhor pra mim. Chavez é um ditador sim, vou colocar um artigo do Pedro Doria sobre isso. Agora, você pode achar o que quiser a meu respeito e o tico e teco vão bem obrigado.
Anônimo disse…
Este é o artigo do Pedro Doria, concordo com ele.


"O Congresso da Venezuela anunciou que passará uma resolução que ‘obriga’ o presidente Hugo Chávez a declarar a Sociedade Interamericana de Imprensa ‘organização non grata’ no país. A Sociedade havia chamado Chávez de ditador.

De presto defensor de seu presidente, o ministro da Comunicação William Lara explicou: ’se houvesse uma ditadura na Venezuela, os jornais não teriam permissão para publicar na manchete a acusação de que Cháves é um ditador‘.

É um caso de confusão de conceitos. Embora ditaduras por vezes impeçam a livre expressão de idéias, não é liberdade de expressão que define se um regime é democrático ou ditadorial. Tampouco é a possibilidade de voto que configura uma democracia.

É fundamental para a democracia que os três poderes sejam independentes.

Em janeiro deste ano, o Congresso concedeu a Chávez os poderes de governar por decreto. Em essência, o Legislativo repassou seus poderes ao Executivo pelo prazo prorrogável de 18 meses.

Em 2004, a Human Rights Watch denunciou a manobra de Chávez que ampliou de 20 para 32 o número de vagas para ministros da Suprema Corte do país. Então, nomeando novos juízes e preenchendo cadeiras vagas, montou uma corte na qual os seus são a franca maioria. O Judiciário obedece ao Executivo.

Outra das características de uma democracia moderna é que o governo deve mudar de mãos de tempos em tempos independentemente da vontade dos eleitores. O motivo é simples: com a máquina governamental nas mãos, um presidente – ou um governador, ou um prefeito – pode distribuir favores que lhe garantam apreço popular no tempo da eleição. Chama-se a isto fisiologismo.

Ontem, enquanto anunciava que declararia ‘non grata’ a Sociedade Interamericana de Imprensa, o Congresso da Venezuela modificava a Constituição. O mandato de Chávez, que durava incríveis seis anos, passou a sete. E a reeleição passou a ser ilimitada.

Se havia dúvidas, basta consultar a definição formal: Chávez concentra todos os poderes e, ao exemplo de seus pares como o egípcio Hosni Mubarak, acaba de implantar a reeleição infinita.

É um ditador.

A liberdade de expressão cairá mais à frente. A imprensa sempre abusa de seus direitos."



Não sei escrever tão bem quanto ele, não vivo disso, mas estão aí todos os argumentos do porquê o chavez é um ditador.
Jurandir Paulo disse…
Caro Anônimo, o seu discurso tem apenas adjetivos para os mesmos velhos clichês da direita, já usados há mais de 90 anos, quando um dos maiores nomes da história, Lênin, os jogou no lixo. È você que representa o velho, incapaz de ter um nome de suas fileiras com a mesma envergadura para me apresentar. Cite um único. Gengis Khan é seu ídolo? Suas idéias pertencem a quem joga o mundo no buraco. O capitalismo está fazendo água, afundando mais a cada dia, e só você e outros parvos não enxergam, ou mentem descaradamente para evitar a vergonha da derrota. Mas por hora é só o que tenho a dizer sobre o tão pouco de raciocínio que você traz. No momento tenho que trabalhar. É você que tem tempo, deve ser um rentista, ou vive da mesada da mamãe. Fique aí sentado no seu bundão, esperando chegar o precipício, pensando esterco e cuspindo excrementos.
Anônimo disse…
Jurandir Paulo, você é o mesmo Jurandir Porto que assinou o artigo? Só agora percebi, é Porto ou é Paulo?
Anônimo disse…
A DIREITISTA, SIM, COM PRAZER disse:
Hahahahaha!
Essa polêmica está ficando por demais interessante, uai!
Caros, esse Jurandir deu um furo, hen? é Porto ou Paulo?
Essa foi demais.
Agora, o que eu acho de verdade, é que muitos donos desses blogues esquerdistas, que não são aqueles conhecidos do público em geral, são sim, algum cumpanheiro da PeTezada, pagos com o nosso próprio dinheiro, a fim de escrever para nos impor a sua ideologia retrógrada, atrasada e burra, como se fôssemos besta levada pelo cabresto, como são os ignorantes leitores de Lula, Evo e do ditadorzão Chávez que votam em troco de uns poucos trocados.
Por isso usam de nomes falsos e nos acusam também de fazê-lo.
Mas conosco ninguém podosco, não é mesmo, gente?
Anônimo disse…
O Jurandir vai falar: meu nome é Jurandir Paulo Porto.
Entenderam? Querem apostar quanto?
Anônimo disse…
Jurandir Bundão. Direitista sim e com saudade da velha dita, pois com ela vocês correriam quem nem rato quando vê um gato, tal como correram o Dirceu, o Genoino, este não, preferiu delatar os companheiros com medo de apanhar na cara cor de rosa e nas mãos com unhas pintadas, ou então da esquerda alegre e festiva que não gista de tomar banho, ou ainda da esquerda analfabeta e bêbada que se encastelou nos sindicatos e chegou ao poder para atrasar o Brasil em 200 anos, fora os outros que debandaram e só voltaram quando a coisa acalmou, mais por medo do que qualquer outra coisa. Já sei, se você gosta do camarada Lenin, deve gostar também daquele outro totalitarista pequenino que incendiou a Europa. Como é mesmo o nome dele? É aquele mesmo do bigodinho, que dizia que uma mentira contada muitas vezes passava a ser verdade. Isto, é Adolf o nome dele. Lembrou agora? Ele era um que dizia que "nunca na história deste país...", tal como o camarada que é líder de vocês, e a quem vocês devotam fidelidade canina e exacerbada, e que quer se perpetuar no poder, e pra isto vem dizendo que querem que ele se candidate para mais um mandato. Não seria mais fácil fazer que nem o coronel Hugo que já a cédula pronta pro plebiscito? Mas sabem porque vocês não fazem isto? Por medo da dita voltar, e se ela voltar não sobra um de vocês pra contar história. Vão tudo embora pra Venezuela ou pra Cuba, quem sabe? Vão fazer que nem o Dirceu que fugiu de medo, ou como o Genoino que delatou os camaradas de medo de apanhar na cara cor de rosa.
Anônimo disse…
A DIREITISTA, SIM, COM PRAZER disse:
Ih, me esqueci de falar ainda:
Ô Jurandir,vocês pensam que só porque não gostamos do Lula somos do PSDB, gostamos do Bush e o escambau? não temos nada com o Bush não, queremos mais é que ele se dane.
Não somos radicais como vocês. Sabemos distinguir o bem do mal, separar o joio do trigo e temos opiniões próprias, cada um na sua convicção. Posso gostar do amarelo e um outro do verde.
Vocês sim, pensam tudo igual: o Lula fez errado, pra vocês não. O PT roubou, pra vocês não. Houve mensalão, pra vocês não. O Zé Dirceu é culpado, pra vocês não.
Tudo igual: parecem robôs.
Unknown disse…
Seu Jura, os EUA deveriam, sim intervir militarmente na Venezuela e se possível eliminar o Chaveco!!!
Jurandir Paulo disse…
Sr. Assis Brandão, valentia com um guerrilheiro rendido, cheio de fios elétricos, tomando choques, resistindo a entregar seus companheiros, até vacilar, quando colocam à sua frente seu filho de 8 anos com os mesmos fios, deve lhe valer muito. Na sua ótica, talvez ato até merecedor de uma medalha. Quem sabe com a imagem de Caxias, um de seus poucos ícones? Na verdade, um péssimo militar, sem experiência, mas patrono do seu exército, e um mero ladrão de cavalos. Sinto, não sei de um único momento de nossa história onde aconteceu o inverso, onde você e os seus poderiam ter demonstrado alguma coragem com os choques elétricos. Se, teriam se borrado muito mais do que no momento em que, com toda uma divisão bem armada e bem nutrida, enfrentaram menos de uma dúzia de famintos guerrilheiros no Araguaia. Saudades do que na ditadura? Quando roubavam o patrimônio público, fazendo uma Ferrovia do Aço, até hoje sem um único trem? Ou a Transamazônica? Roubaram, tal Caxias, é o que vocês, gorilas fascistas, sabem melhor fazer. Pensar, não sabem Aqui assemelha Lênin com Hitler. Não estudou para saber que foi a URSS que derrotou o nazismo. Deve ser aquele longo tempo perdido, gasto fazendo meia na caserna. Perderam.