Jovens brasileiros trocam estudo por trabalho

A Globo, em seu habitual cinismo, publicou recentemente uma matéria em que afirma que o Brasil está entre os países que mais tem jovens no mercado de trabalho e discorre sobre o quanto isso prejudica esses jovens em seu desempenho na escola. A matéria cita dados da Organização Para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), que afirma, entre outras coisas, que 43,7% dos adolescentes entre 15 e 16 anos exercem algum tipo de atividade remunerada antes e depois da escola. Esse alto índice de jovens que precisam trabalhar causa prejuízos no que diz respeito à capacidade de aprendizagem e causa evasão escolar.
O cinismo da Globo a que nos referimos no início do texto não está nas informações em si, que são corretas, mas na tentativa de passar a impressão de que se preocupa com a educação da juventude brasileira, o que é uma grande farsa. Exatamente isso que você leu: uma grande farsa! Uma organização que apoia o atual golpe de Estado, que está desmontando as políticas públicas não pode estar, ao mesmo tempo, preocupada com a aprendizagem dos adolescentes.
O golpe tem piorado consideravelmente a educação em nosso País, através de uma série de medidas anti-povo, como por exemplo a Emenda Constitucional que congelou os gastos públicos durante 20 anos, o que se aplica também, é claro, à educação. Além disso, é preciso lembrar da Reforma do Ensino Médio, que prevê inclusive o corte do ensino no horário noturno , o que causará prejuízos ainda maiores a esses adolescentes, pois muitos deles não terão apenas dificuldades de aprendizagem, mas precisarão escolher entre trabalhar ou estudar e não precisamos ser grandes cientistas sociais para entender no que isso vai resultar: a grande maioria irá desistir dos estudos, provocando ainda maior evasão escolar.
Para que não tenhamos dúvidas do descaso com que o governo golpista trata a educação é só lembrar que o atual ministro da educação, Mendonça Filho, afirmou que é preciso “enxugar regalias” dos professores para equilibrar os cofres públicos.
Diante de tamanho descaso, típico de golpistas, só existe um caminho viável para a educação e para que esses jovens possam ter garantido o seu direito a estudar e a frequentar a escola: derrotar o golpe para barrar os ataques dos golpistas a educação. Fonte: Causa Operária.

Comentários