São Paulo - Avenida Cruzeiro do Sul – 1957 e 2016

Em 2013 apresentamos no São Paulo Antiga um interessante comparativo Antes e Depois mostrando a Avenida Cruzeiro do Sul. Naquele artigo mostramos a porção final da avenida, onde um bonde entrava em uma das ruas que corta a via.
Eis que agora tivemos acesso a um slide de 1957- mesmo ano daquele comparativo – onde a área mostrada é alguns quarteirões mais abaixo, em direção ao centro da cidade. O registro é, no mínimo, impressionante:
A foto antiga mostra bem a esquina da Cruzeiro do Sul com a Avenida Ataliba Leonel. Na época este trecho estava há poucos metros de uma das estações do extinto Trem da Cantareira, a Estação Areal(*).
A Ataliba Leonel era também próxima da divisão para o ramal de Guarulhos, que passava por regiões como Tucuruvi, Guapira e Vila Galvão. Na foto de 1957 é possível ver o início do ramal no canto esquerdo da foto.
Voltando a imagem antiga e comparando-a com a atual, são muitas as diferenças em quase 60 anos.
A velha linha do tramway deu lugar ao canteiro central da avenida e, sobre ela, o metrô da linha azul.
A Estação Carandiru, aliás, está quase no mesmo lugar da antiga Areal.
Os paralelepípedos que dominavam o solo foram substituído pelo asfalto e o cenário quase sem edificações da Cruzeiro do Sul foi transformado por inúmeros imóveis ao longo da avenida.
Curiosamente o prédio que já existia na foto de 1957, bem na esquina, permanece preservado, com uma ligeira modernização na fachada e a criação de um andar adicional na cobertura.
Chama a atenção também o fato de o trânsito complicado neste cruzamento já ser um problema décadas atrás. Naquela época tinha a desculpa de esperar o trem passar, já hoje é excesso de veículos mesmo.
Pertencente a linha tronco do Tramway da Cantareira, a Estação Areal foi inaugurada nos anos 1910, sendo naquela época apenas uma pequena cobertura com telhado.
A estação das fotos publicadas neste artigo foi inaugurada em setembro de 1927, quando o trem já tinha suas atividades bastante consolidadas. A razão principal da ampliação desta estação teria sido a inauguração, em 1920, da antiga Penitenciária de São Paulo.
A estação operou até dezembro de 1964, quando o trem da Cantareira foi desativado.
(*) Embora chamada oficialmente de Areal, a estação tinha o nome ˝Areial˝ grafado na estação. Não encontramos explicação para esta dualidade. Fonte: São Paulo Antiga.

Comentários