Evento comemora festa de Chanucá na Praia de Copacabana

Um candelabro com dez metros de altura foi instalado entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara
A comunidade judaica do Rio realiza amanhã um grande aberto ao público para na Praia de Copacabana para comemorar a festa bíblica de Chanucá. Entre as atividades previstas estão brincadeiras infantis, teatro, dança e shows de músicas típicas. O ponto alto será o acendimento de um grande candelabro de nove braços e 10 metros de altura conhecido como Chanukiá, intalado na pista central da Atlântica, entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara.
Este ano, a comunidade judaica do Rio de Janeiro está instalando outros grandes candelabros em locais públicos em bairros como Copacabana, Leblon e Barra.
— É nosso presente para trazer ainda mais as luz para a cidade nesta época do ano — afirmou o rabino Yehoshua Goldman.
Segundo ele, o Chanucá celebra a vitória dos judeus sobre os gregos que por volta de 200 AC tentaram proibi-los de praticar sua religião. Como eram muito menos numerosos e equipados, esta vitória é até hoje considerada um verdadeiro milagre.
— É também conhecido como festival das luzes. Neste mundo que vivemos hoje, com tanta violência, cada vez mais é importante fazer a diferença. Cada pessoa pode fazer esta diferença com sua luz, de forma que as coisas negativas desapareçam — defende.
Na programação está prevista uma apresentação da Escola de circo, show da Banda Kol Lev, o Teatro de Sombras (que contará a história de Chanucá). O ponto alto será o acendimento das velas do Grande Candelabro. Fonte: OGlobo.

Comentários