Embaixador de Israel visita o Amazonas

Embaixador de Israel no Brasil, Dr. Reda Mansour, realiza primeira visita oficial ao Estado do Amazonas.
Destaques da viagem: Embaixador Reda Mansour e Governador José Melo discutem participação israelense no setor hídrico e agropecuário no Amazonas. Empresa israelense Pango Mobile Parking traz a soloção para o setor de mobilidade urbana em Manaus. Encontro com a Superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, na Feira Internacional da Amazônia, para promoção da empresa israelense MDC Plug & Pay Pops, que leva estrutura de TI a áreas remotas da Amazônia. Pela primeira vez um embaixador druso se reúne com líderes islâmicos, católicos e evangélicos em encontro promovido pela comunidade judaica do Amazonas.
O embaixador de Israel no Brasil, Dr. Reda Mansour, realizou sua primeira visita em caráter oficial ao Estado do Amazonas. A agenda do chefe da missão diplomática de Israel foi iniciada na quarta-feira, (18) ocasião em que se dirigiu ao Palácio do Governo para encontro com o governador do Estado, José Melo, com o presidente da Assembléia Legislativa do Estado (ALE-AM), Josué Neto, e com os secretários da Fazenda (Sefaz), Afonso Lobo; do Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplanct), Thomas Nogueira; de Produção Rural (Sepror), Sidney Leite, e de Saúde, Pedro Elias.
No encontro foram discutidos termos de cooperação e parceria entre Israel e o Amazonas nos mais diferentes setores, principalmente no que se refere ao melhor aproveitamento do potencial hídrico e agropecuário da região. O embaixador Reda Mansour e o Secretário de Saúde, Pedro Elias, discutiram a possibilidade da realização de seminários com companhias israelenses para colocar em prática o projeto de atendimento médico à distância, tendência mundial adotada em países como Estados Unidos e Reino Unido. A ferramenta funciona através de um software de triagem clínica que analisa o paciente e, em caso de comprovação da necessidade de atendimento médico, ele é feito à domicílio. A ideia é utilizar tecnologia de ponta para melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem em regiões afastadas do centro de Manaus.
Na quinta-feira (19) o embaixador foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS). A reunião aconteceu no Palácio Rio Branco, sede da preifeitura. Um dos principais temas discutidos foi sobre mobilidade urbana, visto que na última década o número de carros circulando pela cidade triplicou, dificultado o dia-a-dia dos amazonenses. A empresa israelense Pango Mobile Parking chegou a terras brasileiras trazendo uma solução interessante para agilizar o estacionamento de carros em vagas na rua e a efetuação do pagamento. Através de um aplicativo baixado no celular pelo site e cadastrando uma forma de pagamento pelo cartão de crédito ou débito, o usuário tem a possibilidade de acessar pelo sistema todas as ruas englobadas pela Pango. Ao estacionar o carro basta confirmar o nome da rua em que está e clicar em “iniciar”. Este projeto já está em vigor na cidade de Curitiba/PR.
Dando sequencia à visita, no dia 20, o embaixador se encontrou com o Diretor-Presidente da TV Amazonas, Phelippe Daou, e com diretores da emissora. De lá, Mansour se dirigiu à Feira Internacional da Amazônia, onde se reuniu com a Superintendente da Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus-, Rebecca Garcia. Lá eles visitaram o stand da companhia israelense MDC Plug &Pay Pops, localizada no Parque Industrial da Zona Franca de Manaus e que desenvolveu uma linha de produtos de baixo custo e baixo consumo de energia, instalados em containers, com a finalidade de simplificar e reduzir os custos de implantação e manutenção de infra-estrutura de internetem cidade de médio e pequeno porte e comunidades remotas. “Essa é uma companhia israelense muito especial, pois opera diretamente na Zona Franca de Manaus, queremos promover a chegada demais companhias israelenses na Amazônia. Esse foi um dos grandes objetivos da minha visita”, declarou o embaixador.
Ao final do dia, o embaixador se deslocou para o Clube A Hebraica Manaus, onde encontrou-se com membros da comunidade judaica do Amazonas, uma das mais antigas comunidades judaicas do Brasil. O embaixador participou do Cabalat Shabat e seguiu para o jantar em sua homenagem. A sede do Clube foi palco de um encontro histórico de líderes de diferentes religiões, pela primeira vez um diplomata israelense foi recebido pelo presidente do Centro Islâmico do Amazonas Walid Ali Saleh, do Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani e do pastor da Nova Igreja Batista (NIB), David Hatcher. O encontro foi a representação da tolerância e da compressão entre os povos e das religiões que têm mais fiéis em todo o mundo.
Durante a missão oficial ao Amazonas, primeiro estado da região norte a ser visitado pelo embaixador, Dr. Reda Mansour pôde conhecer de perto um pouco da rica cultura amazonense. Todas as visitas foram acompanhadas pelo presidente do Comitê Israelita do Amazonas, Salomão Benchimol.

Comentários