Quando os meios de comunicação irão servir nosso país?

Por Reginaldo Alexandre Martins
Toda indústria cultural de marketing e propaganda – televisão, rádio, jornais e revistas, portais da internet – com seus grandes lobistas e grandes marcas, faz o que quer.
Um exemplo disso são os grandes eventos, quando esta indústria ganha rios de dinheiro, como ocorre com a atual Copa do Mundo – cujo investimento já chega aos R$ 8 bilhões, de 2010 até agora.
Vale lembrar que não há regulamentação específica do uso do “marketing & propaganda” nestes eventos tão vultosos, o que quer dizer que as empresas deste ramo de atividade não têm compromisso nenhum com o bem-estar social de nossa população quando lida com tamanhas somas de dinheiro.
Caro leitor, você seguramente percebeu minha indignação ante o fato de que estas grandes marcas deveriam reservar parte desses investimentos à educação em nosso país, pois suas campanhas publicitárias trazem muito lucro.
Deixo claro não ter nada contra a realização da Copa, até porque não podemos aceitar o discurso da oposição, que afirma que este evento não traz nenhum benefício, considerando que grande parte das obras de infraestrutura nas suas cidades-sede são muito mais rápidas por conta do mesmo – um legado que ficará para a posteridade.
Quanto à indústria cultural, a mesma precisa urgentemente passar por uma autêntica reforma institucional, garantindo a formação do nosso povo e evitando a alienação promovida pelos grandes capitais internacionais.
Tais meios deveriam promover princípios de relações exteriores, autodeterminação dos povos, com cooperação entre eles, e igualdade entre os estados, desenvolver ideais de independência nacional, fazer prevalecer os direitos humanos e do cidadão brasileiro, defender a paz com soluções pacíficas de conflitos, repudiar o terrorismo e o racismo.
O que vemos é o oposto: o lucro e a competição são sempre referenciados numa lógica oposicionista de “quanto pior, melhor”, o importante é vender, é indistintamente lucrar. Basta citarmos o mercantilismo escancarado de produtos como o álbum de figurinhas da Copa, várias marcas de bebida envolvidas, de combustíveis, e assim vai.
Nesse quadro geral, infelizmente temos boa parte de uma audiência sem consciência, permitindo que notícias de programas em veículos de informação de vasta penetração agridam nosso patriotismo.
Isso é só a ponta desse iceberg da corrupção no futebol, que não erradica a pobreza e nem reduz as desigualdades sociais promovidas pelo grande capital internacional, que não aceita nossos ideais de soberania e dignidade humana, de uma sociedade livre, justa e solidária.
O desenvolvimento nacional precisa criar no povo brasileiro o espírito de não submissão às perdas de seus recursos naturais, suas fontes de riqueza, que se bem administradas e sem a intervenção da indústria cultural golpista – que deve milhões ao Estado e impede que grandes reformas estruturais como as dos meios de comunicação aconteçam – podem viabilizar consideráveis avanços nos campos sociais.
Seremos sempre manipulados enquanto não combatermos a violência, o sensacionalismo e esta política nefasta de privatizações corruptíveis disseminados pela indústria cultural visando promover exclusivamente seus interesses não mais que corporativos, financiando a alienação, cooptando partidos e esferas de governo lançando mão da compra de votos e do marketing da mentira e da informação desencontrada, deturpando a opinião pública.
Leia o Blog do Che: www.opiniaodoche.blogspot.com.br

Comentários

Paulo Renato disse…
Em plena Copa do Mundo, aqui no Brasil, com as ruas pintadas de verde e amarelo, os carros e as janelas das casas e apartamentos ostentando a Bandeira brasileira e a Gorda do paletó vermelho vem à cidade de São Paulo travestida de Vovó Noel! Depois a Vaca Louca acha ruim quando o povão brasileiro a manda TNC!!!!!!!

Essa presidanta é mesmo Fifa Dilma Cuba!!!!!!
Anônimo disse…
De:Monica Schalka

Em semana de termos chulos, entro na onda. Estou de SACO CHEIO de ouvir o tal do Lula falar em trabalhadores como se esses fossem uma classe específica de quem ...recebe baixos salários. Sou casada há quase 30 anos com um super trabalhador. Entrou em uma faculdade de primeiríssima aos 16 anos, formou-se aos 21, aos 24 anos já sustentava uma família e , desde então, tem trabalhado ininterruptamente.

Por mais de 30 anos, Lula, esse trabalhador acorda todos dias ås seis e meia da manhã. Cumpre uma jornada de 10 a 12 horas diárias de trabalho. Finais de semana gastos com a empresa são rotina. Paga impostos milionários que só Deus --- e talvez você e seu grupo — saibam para onde vão. Passou sua vida inteira se aprimorando em estudos e criou 3 filhos dentro desses mesmos valores. Filhos estudiosos e já trabalhadores também, colaborando em impostos e avanços em nossa sociedade.
Portanto, Lula, ainda no embalo dos jargões da semana, hoje somos elite, sim! Com muito orgulho, com muito amor e, acima de tudo, com muito esforço. Nos tornamos elite ås custas de empenho, sacrifícios e muita dedicação. Em minha casa, meus filhos quando querem evoluir, trancam-se em um quarto e estudam. Estudam muito. E dessa forma galgam novos patamares. Algo bem distinto do que o "prodígio" Lulinha faz…
Assim, já que xingar uma “dama” é deselegante, — no que concordo integralmente, ainda mais sendo ela uma autoridade — deixo para você minha indignação com o que tenta fazer deste país: Lula, vá tomar no cú você! Com todas as poucas letras que a palavra contém... (Chego até lamentar serem tão poucas...)
Acompanha uma fotinho minha, bem de elite, sim. O colar que está no pescoço, porém, se foi, levado por um assaltante que deixou bem claro que "se nem o presidente estuda e rouba pra caralho, por que eu também não posso fazer o mesmo..??” Como vê, Lula, existem trabalhadores e "trabalhadores”. Fico feliz por não fazer parte do mesmo grupo que você e "meu/seu" assaltante.
E aos amigos que nunca me viram usar de palavrão, deixo aqui minhas desculpas... Espero que entendam essa exceção.
Anônimo disse…
Os jornais hoje são só má notícias na área econômica. O índice de confiança do comércio desabou. A arrecadação de impostos caiu quase 6% em relação a maio do ano passado. O Banco Central baixou a perspectiva de crescimento do PIB para míseros 1,6%. Conselheiros da Petrobras querem ir à Justiça contestando decisões de Dilma contra os acionistas minoritários. Nada disso importa quando o único objetivo é a reeleição. Está na agenda presidencial que Dilma decolou às 08h00 para Salvador, Bahia. Às 10h00 começou a convenção estadual do PT. E lá está. Às 14h00 ela chega e já vai direto para a Convenção do PCdoB, que será realizada às 16h00. Toda a agenda às expensas do Tesouro Nacional, em flagrante crime eleitoral. Depois da intensa agenda, fim de expediente. E o Brasil que se exploda.

POTAQUEPAREEEEEEU!
Salomão disse…
IMPOSTOS SOBRE AS GRANDES FORTUNAS JÁ.

$$$$$


ATÉ BARACK OBAMA PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS SABE DISSO QUE É PRA COBRAR IMPOSTOS SOBRE OS MAIS RICOS DOS ESTADOS UNIDOS, COBRAR IMPOSTOS SOBRE AS GRANDES FORTUNAS DOS ESTADOS UNIDOS.

$$$$$


Salomão disse…
IMPOSTOS SOBRE AS GRANDES FORTUNAS JÁ.

$$$$$


ATÉ BARACK OBAMA PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS SABE QUE OS MAIS RICOS TÊM QUE PAGAR MAIS IMPOSTOS, OS MAIS RICOS TÊM QUE PAGAR IMPOSTOS SOBRE GRANDES FORTUNAS.

$$$$$

BARACK OBAMA PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS QUER TAXAR AS GRANDES FORTUNAS NOS ESTADOS UNIDOS, PORQUE SABE QUE OS MAIS RICOS TÊM QUE PAGAR MAIS IMPOSTOS.

$$$$$

BARACK OBAMA TRAVA UMA BATALHA NA CASA BRANCA CONTRA OS REPUBLICANOS, CONTRA O TEA PARTY.


Salomão disse…
BARACK OBAMA SABE QUE NÃO É FÁCIL GOVERNAR COM COM OS REPUBLICANOS SENDO CONTRA OS MAIS RICOS PAGAREM MAIS IMPOSTOS, OS REPUBLICANOS SÃO CONTRA O AUMENTO DO TETO DA DÍVIDA PÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DEFENDIDA POR BARACK OBAMA.


O BRASIL SABE COMO É DIFÍCIL BARACK OBAMA GOVERNAR OS ESTADOS UNIDOS COM OS REPUBLICANOS, O TEA PARTY SENDO CONTRA BARACK OBAMA AUMENTAR O TETO DA DÍVIDA PÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS, CONTRA A TAXAÇÃO DAS GRANDES FORTUNAS DOS ESTADOS UNIDOS, CONTRA O PLANO DE SAÚDE DOS MAIS POBRES.
Salomão disse…
BARACK OBAMA TRAVA UMA BATALHA NA CASA BRANCA CONTRA OS REPUBLICANOS, CONTRA O TEA PARTY.


BARACK OBAMA É A MAIOR LIDERANÇA MUNDIAL DE FATO E DE DIREITO.


BARACK OBAMA É O MAIOR LÍDER MUNDIAL DE FATO E DE DIREITO.

$$$$$


O PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA PAUL KRUGMAN É SÓ ELOGIOS AO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS BARACK OBAMA.


BARACK OBAMA TIROU OS ESTADOS UNIDOS DA RECESSÃO, BARACK OBAMA TIROU OS ESTADOS UNIDOS DA CRISE ECONÔMICA DE 2008, BARACK OBAMA SALVOU A ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS.