Dilma e o superávit primário

Por Carlos Lopes, no jornal Hora do Povo: A presidente Dilma afirmou, no twitter, que o Brasil (e, especialmente, o governo) está muito bem porque somos um dos poucos países do mundo que faz “superávit primário”. Disse ela que “segundo projeções, apenas seis economias do G-20 (Arábia, Itália, Brasil, Turquia, Alemanha e Coreia do Sul) terão superávit primário em 2013”.
A presidente, pelo visto, leu a última edição do “Monitor Fiscal” do FMI. No entanto, deveria confiar mais nos dados dessa publicação do que na arenga que os embrulha. Assim, poderia tirar conclusões próprias, o que sempre é importante para quem governa (e, aliás, para qualquer um).
Até alguns anos atrás, nem mesmo existia o suposto conceito de “superávit primário”. Somente quando o FMI, agindo como leão-de-chácara dos bancos, sobretudo norte-americanos, resolveu estabelecer uma garantia extra para arrancar juros dos países, é que apareceu essa novidade.
Rigorosamente, o “superávit primário” é a garantia de que, aconteça o que acontecer, morra quem morrer – crianças, idosos ou seja lá quem for - a pilhagem sobre o dinheiro público continuará locupletando bancos e demais especuladores. Essa garantia é uma espécie de latifúndio ou grilagem sobre o dinheiro público – mais exatamente, um butim composto de verbas públicas destinadas às “despesas primárias” (qualquer despesa não-financeira - ou seja, é um desvio do atendimento à população, da defesa e segurança do país e do estímulo ao crescimento).
Em palavras claras: pelo critério da presidente Dilma, a saúde de uma economia, e de um governo, é determinada pela sua capacidade de desviar verbas da Saúde, Educação, Defesa, etc., para transferi-las, sob a forma de juros, aos bancos e outros achacadores, sobretudo externos, que especulam com papéis públicos à custa de toda a população. É isso o que significa “superávit primário”.
A presidente preferiu mencionar alguns países do G-20. Não explicou – talvez porque o “twitter” não seja veículo apropriado para uma chefe de Estado esclarecer alguma coisa – por que não existe “superávit primário” na China, Índia, Rússia ou África do Sul (cf. IMF, Fiscal Monitor, “Emerging Market Economies: General Government Overall Balance and Primary Balance”, October 2013, p. 73).
Talvez a presidente considere que a economia da China não é “sólida” - ou não é tão “sólida” quanto a do Brasil. Entretanto, por que, entre os BRICS, nosso governo é o único a considerar que entregar dinheiro público à especulação financeira é um sinal de “solidez” ou “disciplina” - ou, como escreveu no “twitter” a presidente, “robustez”?
Também não há “superávit primário” nos EUA, Japão, França, Inglaterra, Suécia, Canadá – e nem na Holanda, apesar de ser, talvez, depois dos EUA, o maior bordel fiscal e especulativo do mundo (cf. op. cit., “Advanced Economies: General Government Overall Balance and Primary Balance”, p. 69).
Somente de passagem, a presidente esqueceu de dizer que entre os países que ela citou, todos, com exceção da Arábia Saudita – que não é um país, mas um feudo petrolífero –, têm um “superávit primário”, em termos de PIB, menor que o projetado para o Brasil em 2013. As projeções são as seguintes: Itália: 2% do PIB; Turquia: 0,7%; Alemanha: 1,7%; Coreia do Sul: 0,5%; Brasil: 2,3% do PIB.
No mundo todo, entre 150 países, “desenvolvidos” ou “emergentes”, só há “superávit primário” em 16, segundo a publicação do FMI. Em alguns poucos – como a Noruega – o “superávit primário” é apenas um efeito do superávit orçamentário geral: com um PIB per capita de US$ 55 mil, devido aos ganhos das estatais do petróleo e à pequena população (c. 5 milhões de habitantes), o governo norueguês não consegue gastar todas as entradas orçamentárias do ano; nesse caso, o superávit não é desvio de verbas, mas poupança efetiva. Algo semelhante, mas por outros motivos, ocorre na Suíça e na Bélgica.
Fora isso, estamos na companhia da Colômbia (0,7% do PIB), Hungria (1,2%), Peru (1,1%), Filipinas (1,8%), Islândia (1,1%) e Singapura (3,8%). Todos, com exceção da última, com “superávits primários” menores que o nosso em termos de PIB.
Mas, disse a presidente, “é impossível executar grandes projetos de saúde, de mobilidade urbana e de educação sem cuidar atentamente da robustez fiscal do País”.
Nesse caso, temos uma discordância que, antes de ser política, é aritmética: pois, o que a frase da presidente significa é que só é possível “executar grandes projetos” com menos dinheiro para eles – pois a “robustez fiscal” de que ela fala é, exatamente, o desvio de verbas da saúde, mobilidade urbana, educação, etc., para os juros, isto é, os bancos.
Quase por último, quanto a “o Brasil tem uma economia sólida e, por isso, tem recebido investimentos externos vultuosos, como comprova o leilão de Libra”, nossa opinião é que a Petrobrás é muito mais representativa da solidez da nossa economia do que a Shell e a Total – para as quais o país, no leilão de Libra, perdeu 40% na exploração do maior campo petrolífero do mundo.
Estamos de pleno acordo em que “quem aposta contra o Brasil sempre perde”. Mas nenhum brasileiro aposta o Brasil, assim como não aposta a sua genitora, a sua mulher (ou marido), ou os seus filhos. A vida não é um cassino. Exceto para os que apostam em banqueiros e multinacionais.

Acesse agora e vote no Blog da Dilma Concurso Top Blog 2013: http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=11508

Comentários

Salomão disse…
PELAS MINHAS ANDANÇAS NA BLOGOSFERA PERCEBO QUE OS RICOS SÃO O QUE TEM DE PIOR NO BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OS POBRES SÃO A MELHOR COISA QUE TEM NO BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OS POBRES SÃO A MAIOR RIQUEZA DO BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OS POBRES É O QUE O BRASIL TEM DE MELHOR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Salomão disse…
PELAS MINHAS ANDANÇAS NA BLOGOSFERA PERCEBO QUE O BRASIL É DOIS BRASIS :

O BRASIL DOS RICOS E O BRASIL DOS POBRES.

O BRASIL DOS RICOS É DO PSDB, TUCANOS.

O BRASIL DOS POBRES É DO PT, PARTIDO DOS TRABALHADORES.

Salomão disse…
O POBRE ESTÁ NO PODER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


O POBRE ESTÁ NO PODER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O POBRE TEM O PODER E NÃO SABE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


O POBRE NÃO SABE A FORÇA QUE O POBRE TEM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


É SÓ SOMAR 1 POBRE + 1 POBRE + 1 POBRE + ....


Salomão disse…
POLÍTICO LADRÃO NO NORDESTE ANDA DE PAJERO.

POLÍTICO LADRÃO NO NORDESTE ANDA DE MITSUBISHI PAJERO.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Salomão disse…
POLÍTICO LADRÃO NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL ANDA DE CARRO PAJERO.

POLÍTICO LADRÃO NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL ANDA DE CARRO MITSUBISHI PAJERO.

Salomão disse…
AS CIDADES DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL SÃO POBRES E AINDA TÊM POLÍTICOS LADRÕES PRA ROUBAR O DINHEIRO PÚBLICO, OU SEJA, ALÉM DA QUEDA O COICE.

Anônimo disse…
Não sou vidente e nem especialista de comercio exterior etc. mas, de um a coisa estou certo: estamos indo pro buraco, graças a incompetência da senhora presidenta e seus áulicos - isto é: seus ministros que compõem o seu staff de administração. Lula teve sorte de contar com um "presidente de fato" de nome Henrique Meirelles - o qual a dona Dilma recusou. 0 resultado estamos vendo e, as coisas vão piorar a cada dia.Tanto ela, como o seu ministério, são incompetentes. 0 que aprontaram com a Petrobrás é um exemplo do que falo.