Vitória das ruas

Na última terça-feira (17 de setembro), a juventude gaúcha conquistou uma das suas reinvindicações históricas: o Passe Livre Estudantil. A vitória das ruas se expressou pela aprovação do programa, enviado pelo governador Tarso Genro à Assembleia Legislativa, que, através do Fundo Estadual do Passe Livre, irá possibilitar que os jovens tenham mais acesso a escolas e universidades e possam vivenciar suas cidades e experiências de forma mais democrática e inclusiva.
Este importante passo garantirá a permanência da juventude em seus espaços educacionais, reafirmando o protagonismo gaúcho em novas experiências de gestão pública que mudam a realidade e a vida das pessoas.
Essa conquista também é importante para reabrirmos o debate - junto com toda sociedade - sobre a importância de um transporte público de qualidade, e sobre as formas de financiamento de uma radical mudança nas políticas de mobilidade urbana, que priorizem o transporte coletivo enquanto um bem comum, desmercantilizado e a serviço do público.
Somente a força dos movimentos sociais pode impor mudanças de peso na sociedade e tornar as cidades um espaço público, de encontro e solidariedade. O que vivemos nesta semana demonstra que a participação popular e a mobilização da cidadania, pela conquista de mais direitos sociais e políticos, expressa os interesses das grandes maiorias em criar políticas públicas participativas que valorizam a transparência e o controle social.
Seguiremos nas ruas por mais conquistas e avanços que nos levem ao caminho da igualdade e da justiça social. Como diz Che Guevara: “Se o presente é de luta, o futuro nos pertence”.
* Íris de Carvalho é secretária Estadual da JPT-RS - Portal da DS.
AVISO IMPORTANTE: Blog da Dilma tá participando do TOP BLOG 2013, Categoria Política Profissional. Precisamos do teu voto e apoio na divulgação. Vc pode votar quantas contas tiver: E-mail e Facebook. Acesse agora e vote: http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=11508

Comentários

Salomão disse…
BRASIL, FODA-SE.


Salomão disse…
NÃO QUERO SER PESSIMISTA NÃO, MAS AS PESSOAS SÃO MESQUINHAS, MISERÁVEIS, PÃO DUROS, UNHAS DE FOME,... QUE NÃO AJUDA NEM OS IRMÃOS.


EU TENHO UNS IRMÃOS RICOS, QUE TEM DINHEIRO, DA ELITE, CLASSE MÉDIA, QUE PODEM ME AJUDAR E NÃO ME AJUDAM.


SÓ DEUS QUE ME AJUDA.

A MINHA AJUDA VEM DE DEUS.


Salomão disse…
OS MEUS IRMÃOS SÃO MISERÁVEIS, PÃO DUROS, UNHAS DE FOME, MESQUINHOS,....


OS MEUS IRMÃOS SÃO RICOS, TEM DINHEIRO, DA ELITE,... MAS NÃO AJUDAM NEM OS IRMÃOS.


SÓ DEUS QUE ME AJUDA.


A MINHA AJUDA VEM DE DEUS.


OS MEUS IRMÃOS SÃO MÃO DE VACA.


O PIOR É QUE MEUS IRMÃOS PODEM ME AJUDAR E NÃO ME AJUDAM.


NÃO QUERO SER PESSIMISTA E NÃO SOU PESSIMISTA NÃO.


OS IRMÃOS TEM QUE AJUDAR UNS AOS OUTROS.


OS IRMÃOS QUE TEM MAIS DINHEIRO PODE AJUDAR OS IRMÃOS QUE MAIS PRECISAM, MAIS POBRES.

Salomão disse…
A PIOR COISA QUE TEM É VER UM IRMÃO PASSAR NECESSIDADES, PRECISÃO E NÃO FAZER NADA.

OS IRMÃOS TEM QUE AJUDAR UNS AOS OUTROS.


OS IRMÃOS TEM QUE FAZER PELOS OUTROS IRMÃOS.


OS IRMÃOS QUE TEM MAIS DINHEIRO TEM QUE AJUDAR OS IRMÃOS QUE TEM MENOS DINHEIRO, MAIS POBRES.


OS IRMÃOS TEM QUE SER MAIS SOLIDÁRIOS, SOLIDARIEDADE ENTRE OS IRMÃOS.