Santayana: Qualquer agressão desatinada a Lula desatará crise nacional

O processo contra Lula e a força do simbolismo
Como Getúlio e Juscelino, cada um deles em seu tempo, Lula é símbolo do povo brasileiro. Acusam-no hoje de ajudar os empresários brasileiros em seus negócios no Exterior. O grave seria se ele estivesse ajudando os empresários estrangeiros em seus negócios no Brasil.
Por Mauro Santayana, em Carta Maior
O Ministério Público do Distrito Federal – por iniciativa do Procurador Geral da República – decidiu promover investigação contra Lula, denunciado, por Marcos Valério, por ter intermediado suposta “ajuda” ao PT, junto à Portugal Telecom, no valor de 7 milhões de reais.
O publicitário Marcos Valério perdeu tudo, até mesmo o senso da conveniência. É normal que se sinta injustiçado. A sentença que o condenou a 40 anos de prisão foi exagerada: os responsáveis pelo seqüestro, assassinato e esquartejamento de Eliza Salmúdio foram condenados à metade de sua pena.
Assim se explica a denúncia que fez contra o ex-presidente, junto ao Procurador Geral da República, ainda durante o processo contra dirigentes do PT.
O Ministério Público se valeu dessas circunstâncias, para solicitar as investigações da Polícia Federal – mas o aproveitamento político do episódio reclama reflexões mais atentas.
Lula é mais do que um líder comum. Ele, com sua biografia de lutas, e sua personalidade dotada de carisma, passou a ser um símbolo da nação brasileira, queiramos ou não. Faz lembrar o excelente estudo de Giorg Plekhanov sobre o papel do indivíduo na História. São homens como Getúlio, Juscelino e Lula que percebem o rumo do processo, com sua ação movem os fatos e, com eles, adiantam o destino das nações e do mundo.
Há outro ponto de identificação entre Lula e Plekhanov, que Lula provavelmente desconheça, como é quase certo de que desconheça até mesmo a existência desse pensador, um dos maiores filósofos russos. Como menchevique, e parceiro teórico dos socialistas alemães, Plekhanov defendia, como passo indispensável ao socialismo, uma revolução burguesa na Rússia, que libertasse os trabalhadores do campo e industrializasse o país. Sem passar por essa etapa, ele estava convencido, seria impossível uma revolução proletária no país.
É mais ou menos o que fez Lula, em sua aliança circunstancial com o empresariado brasileiro. Graças a essa visão instintiva do processo histórico, Lula pôde realizar uma política, ainda que tímida, de distribuição de renda, com estímulo à economia. Mediante a retomada do desenvolvimento econômico, com a expansão do mercado interno, podemos prever a formação de uma classe operária numerosa e consciente, capaz de conduzir o processo de libertação.
Não importa se o grande homem público brasileiro vê assim a sua ação política. O importante é que esse é, conforme alguns lúcidos marxistas, começando pelo próprio Marx, o único caminho a seguir.
Como Getúlio e Juscelino, cada um deles em seu tempo, Lula é símbolo do povo brasileiro. Acusam-no hoje de ajudar os empresários brasileiros em seus negócios no Exterior. O grave seria se ele estivesse ajudando os empresários estrangeiros em seus negócios no Brasil.
Lula não é uma figura sagrada, sem erros e sem pecados. É apenas um homem que soube aproveitar as circunstâncias e cavalgá-las, sempre atento à origem de classe e fiel às suas próprias idéias sobre o povo, o Brasil e o mundo.
Mas deixou de ser apenas um cidadão como os outros: ao ocupar o seu momento histórico com obstinação e luta, passou a ser um emblema da nacionalidade. Qualquer agressão desatinada a esse símbolo desatará uma crise nacional de desfecho imprevisível.
Mauro Santayana é colunista político do Jornal do Brasil, diário de que foi correspondente na Europa (1968 a 1973). Foi redator-secretário da Ultima Hora (1959), e trabalhou nos principais jornais brasileiros, entre eles, a Folha de S. Paulo (1976-82), de que foi colunista político e correspondente na Península Ibérica e na África do Norte.

Comentários

Anônimo disse…
O mundo sabe que o EX presidente Defuntus Trambiqueirus, é o chefe da quadrilha do Mensalão. Mesmo atuando como iminência parda neste golpe, ou sendo poupado pelos heróicos martires PTralhas. Tudo em nome do projeto PTista de perpetuação no poder para roubarem o mais que puderem.
O que preocupa nestas investigações é o fato de que no ninho das Ratazanas Vermelhas, e na imprensa amestrada, já dizem que a investigação vai ser boa para o EX presidente. Tipo assim, cantando vitória antes do jogo começar. Algo como uma certeza de que o EX presidente sairá de cú lambido desse crime.
Se os PTralhas condenados pelo mensalão já estivessem amargando uma cana básica, talvez a história seria outra, mas com a leniência da justiça e a falta de punições no país, a PTralhada já festeja a investigação como algo positivo.
Essa investigação cheira a trampolinagem.
Estas declarações deixam nas entrelinhas que irão investigar o Sebento, mas, não muito, farão de conta que investigam, depois de alguns meses encerram o inquérito e inocentam o Sebentão, tornando-o um injustiçado pela imprensa independente dazelites dos óio azur.
E em 2014 ele volta livre, leve, solto e de ficha limpa. Genial.
Mas...e as investigações sobre Rose medonha, a amante e primeira dama extra oficial da Pocilga?
Já abafaram e esperam outro escândalo para que o povão esqueça da Medonha.
Salomão disse…
O MENSALÃO É A MAIOR FARÇA DA HISTÓRIA DO BRASIL.

O FAMIGERADO MENSALÃO É UMA TENTATIVA DE GOLPE, GOLPISMO, PARA DERRUBAR O PRESIDENTE LULA, A PRESIDENTE DILMA, O PT.

AOS AMIGOS TUDO.

AOS INIMIGOS, DESCONHECIDOS, NADA.

Salomão disse…
QUEREM DESCONSTRUIR A IMAGEM DE MITO DO PRESIDENTE LULA.


LULA É MITO.

QUEREM DÁ UM GOLPE, GOLPISMO PELA VIA DO JUDICIÁRIO, PELO PODER JUDICIÁRIO QUE TEM VÍCIOS, CÍRCULOS VICIOSOS, MAUS COSTUMES, DIREITISTA, DE DIREITA, CONSERVADORES, TRADICIONAIS.

ISSO É TENTATIVA DE GOLPE NO BRASIL PELA VIA DO JUDICIÁRIO, PELA MÍDIA GOLPISTA, PIG,...

O POVO ESTÁ COM LULA.

O POVO GOSTA DE LULA.

ISSO É MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE POLÍTICO PARA DERRUBAR O PRESIDENTE LULA QUE VEIO DO POVO.


$$$$

Salomão disse…
OS CONSERVADORES, TRADICIONAIS, AS ELITES, NÃO GOSTAM DO PRESIDENTE LULA.

O POVO GOSTA DO PRESIDENTE LULA.

OS CONSERVADORES, TRADICIONAIS, AS ELITES, DOMINAM O PODER JUDICIÁRIO, O JUDICIÁRIO NO BRASIL.

O JUDICIÁRIO, PODER JUDICIÁRIO TEM VÍCIOS, CÍRCULOS VICIOSOS, MAUS COSTUMES NO BRASIL.

OS CONSERVADORES, TRADICIONAIS, AS ELITES, QUEREM DÁ UM GOLPE POLÍTICO NO BRASIL.


SÓ QUE O BRASIL NÃO É HONDURAS.


HONDURAS FOI GOLPEADA, DERAM UM GOLPE POLÍTICO EM HONDURAS, RASGARAM A CONSTITUIÇÃO,...
Salomão disse…
TODO CUIDADO É POUCO COM A TENTATIVA DE GOLPE POLÍTICO NO BRASIL.

O PIG, A MÍDIA GOLPISTA, A DIREITA GOLPISTA, DIREITISTAS QUEREM DÁ UM GOLPE POLÍTICO NO BRASIL.

TODO CUIDADO É POUCO COM A TENTATIVA DE GOLPE POLÍTICO NO BRASIL.

O GOLPE POLÍTICO NO BRASIL PODE SER PELA MÍDIA GOLPISTA, PIG, DIREITA GOLPISTA, VIA JUDICIÁRIO, GOLPE POLÍTICO PELO PODER JUDICIÁRIO NO BRASIL.

A DIREITA BRASILEIRA É GOLPISTA.

DIREITA GOLPISTA COMO TODO MUNDO SABE.