Militantes acusam PSOL de “endireitar”

Não é só nos partidos da burguesia, os PSDB e DEM da vida, que há troca-troca partidário. Há também puladas de cerca no espectro da extrema esquerda. Veja esse caso, do Paraná, envolvendo o PSOL e o PSTU.
A presidenta do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFPR (Sinditest), Carla Cobalchini, e o diretor da entidade José Carlos de Assis anunciaram desfiliação do PSOL, da ex-presidenciável Heoloisa Helena, e ingresso no PSTU.
“O aparecimento contínuo de práticas corruptas, reformistas e eleitoreiras deixou de ser a exceção para se tornar a regra. O financiamento privado de campanha (GERDAU), as alianças espúrias com a direita (Macapá), a incoerência política na reivindicação do apoio do PT e de LULA (Edmilson-Pará), a recusa da defesa das bandeiras programáticas do partido por parte da sua principal figura pública e candidata (Heloisa Helena e a defesa contra a legalização do aborto); são exemplos da prática reformista deste Partido”, diz um trecho da carta conjunta divulgada pelo sindicalistas.
O presidente estadual do PSTU, advogado Avanilson Araújo, ex-candidato a prefeito de Curitiba, diz que agora, com as novas aquisições, a revolução socialista está mais próxima e a burguesia com seus dias contados.
A seguir, leia a íntegra da carta de desfiliação dos militantes do PSOL:

Carta de Desfiliação do PSOL
“…a unidade é transitória e relativa;
e a luta permanente e absoluta”.
Lênin
Comp@s
A Fundação do PSOL foi resultado de um processo de ruptura de parte da esquerda com o PT ainda em 2003. À época, as principais críticas feitas ao PT se referiam ao abandono do horizonte socialista e revolucionário, expresso na política do Governo de Conciliação de Classes de Lula e na burocratização partidária, acompanhada de um funcionamento interno autoritário e anti-democrático. O ato determinante para o lançamento de uma “alternativa” partidária se deu com a expulsão de figuras públicas da esquerda do PT, como a ex-senadora Heloisa Helena.
A proposta então, era de construção de um “guarda-chuva” para a esquerda socialista brasileira que também viesse a romper com o Governo Lula. Existia um sentimento muito forte de que o novo partido não reproduzisse a trajetória petista de degeneração política.
Quase dez anos se passaram e, mesmo que por algumas vezes estes partido tenha ocupado espaços privilegiados na vanguarda da classe trabalhadora, o PSOL foi incapaz de constituir um partido de trabalhadores, revolucionário e comprometido com o socialismo. Em síntese, o PSOL não é mais do que um instrumento para a disputa eleitoral e a atuação parlamentar, caminhando de forma muito segura para um pragmatismo eleitoral.
O aparecimento contínuo de práticas corruptas, reformistas e eleitoreiras deixou de ser a exceção para se tornar a regra. O financiamento privado de campanha (GERDAU), as alianças espúrias com a direita (Macapá), a incoerência política na reivindicação do apoio do PT e de LULA (Edmilson-Pará), a recusa da defesa das bandeiras programáticas do partido por parte da sua principal figura pública e candidata (Heloisa Helena e a defesa contra a legalização do aborto); são exemplos da prática reformista deste Partido.
É claro que sabemos que as organizações dos trabalhadores também podem errar, mas o que vimos no PSOL, tanto nas instâncias partidárias, quanto internamente nas correntes, foi a incapacidade de frear os desvios reformistas e de impedir a reprodução destes “abusos” que ferem o programa do Partido e a sua militância. Infelizmente, a deslealdade e a incoerência entre o discurso e a prática também foram marcas do PSOL no Paraná.
E, por entender que o PSOL não responde mais aos desafios do nosso dia-a-dia militante, bem como não caminha sob o horizonte socialista e revolucionário é que comunicamos aos nossos comp@s de partido que nos desfiliamos do PSOL para buscar outra organização.
Esse novo caminho passa pelo ingresso no Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU. Um partido que já é companheiro de militância – especialmente no movimento sindical e de mulheres – que resgatou o classismo e que se manteve fiel aos princípios socialistas.
Acreditamos que ainda existam companheir@s valorosos dentro do PSOL e nos orgulhamos de ter dividido nossa militância com est@s. Porém, não é justo para com el@s, compartilhar um projeto no qual não acreditamos mais.
Ainda resta a certeza de que o desejo que move a consciência desses revolucionários nos colocará nas mesmas lutas.
Saudações Socialistas
Curitiba, 28 de abril de 2013
Carla Cobalchini
José Carlos de Assis
Reproduzido do Blog do Esmael.

Comentários

Salomão disse…
TEM UM GRUPO DE EXTERMÍNIO QUE ESTÁ MATANDO EX-PRESIDIÁRIOS E TRAFICANTES DE DROGAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE EM NATAL-RN E NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN.

A POLÍCIA SABE, MAS TEM MUITO LADRÃO E CORRUPÇÃO NA POLÍCIA.

Salomão disse…
TEM UM GRUPO DE EXTERMÍNIO QUE ESTÁ MATANDO EX-PRESIDIÁRIOS E TRAFICANTES DE DROGAS NO RIO GRANDE DO NORTE EM NATAL-RN E NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN.

A POLÍCIA SABE, MAS TEM MUITO LADRÃO E CORRUPÇÃO NA POLÍCIA.

OS ASSASSINATOS, MORTES DOS EX-PRESIDIÁRIOS E TRAFICANTES DE DROGAS SÃO MUITO PARECIDAS, SEMELHANTES, OS MESMOS MODE-OPERANDI.

SÃO ASSASSINATOS A QUEIMA ROUPA, COM PISTOLAS CALIBRE PONTO 40, PISTOLAS TREZENTOS E OITENTE 380.

OS ASSASSINATOS SÃO A QUALQUER HORA DO DIA.

Salomão disse…
OS ALGOZES CHEGAM DE CARRO GERALMENTE DE 3 PESSOAS SENDO QUE 1 DESCE DO CARRO VAI A PÉ ATÉ A O EX-PRESIDIÁRIO, TRAFICANTE QUE ESTÁ GERALMENTE NA CALÇADA DA CASA COM OS MORADORES, VIZINHOS AÍ DIZ :

É ESSE QUE EU QUERO.

AÍ ATIRA A QUEIMA ROUPA, ACERTANDO NAS COSTAS E NA CABEÇA.

O GRUPO DE EXTERMÍNIO SÃO PESSOAS BEM VESTIDAS, AFEIÇOADAS, BEM ARRUMADAS,...

O GRUPO DE EXTERMÍNIO MONTA CAMPANA PRA MATAR AS VÍTIMAS SÓ PODE SER.

O GRUPO DE EXTERMÍNIO FAZ AMEAÇAS, AMEAÇAM JUÍZES, PROMOTORES, DELEGADOS
Salomão disse…
OS GRUPOS DE EXTERMÍNIO AMEAÇAM JUÍZES, PROMOTORES, DELEGADOS,...

SÃO PESSOAS BEM VESTIDAS, AFEIÇOADAS, BEM ARRUMADAS, NÃO TEM QUEM DIGA QUE SÃO DO GRUPO DE EXTERMÍNIO.

CHEGAM DE CARRO DEIXAM O CARRO UM POUCO AFASTADO, NOUTRA RUA, 1 DESCE DO CARRO E VAI A PÉ ATÉ A VÍTIMA QUE ESTÁ SEM A MENOR CHANCE DE DEFESA, E MATA A QUEIMA ROUPA, ATIRANDO NAS COSTAS E NA CABEÇA.

A VITIMA ESTÁ NA FRENTE DA CASA, NA CALÇADA COM OS VIZINHOS.

O GRUPO DE EXTERMÍNIO SÓ PODE MONTAR CAMPANA PRA EXECUTAR AS VÍTIMAS...
Saçuober disse…
Endireitar, subserviência, falsidade, trairagem, puxa saquismo da grande mídia, socialista de araque.
Vejam o comportamento daquele empavonadinho do amapá, em visita de apoio ao Gilmau.