Chávez entra na fase final da campanha‎ e prevê "nocaute fulminante" na oposição

A pouco menos de um mês da eleição presidencial, marcada para 7 de outubro, a campanha do candidato à reeleição, o presidente Hugo Chávez, entra na reta final marcada pela vantagem do líder venezuelano nas pesquisas e por denúncias de políticos da oposição sobre o programa de governo de Henrique Capriles, da MUD (Mesa de Unidade Democrática).
"É o início da reta final", sublinhou Chávez durante comício no Estado de Miranda, governado por Capriles. Lembrando que só faltam 28 dias para as eleições presidenciais, o presidente assegurou que dará um "nocaute fulminante" em seu principal rival. "Este é, quero lembrar, o primeiro ato público que marca o início da reta final da campanha de Carabobo", disse, ao se referir ao nome com o qual batizou a campanha chavista.
No ato, Chávez se concentrou em pedir às bases para trabalhar arduamente para alcançar a "vitória perfeita" com mais de dez milhões de votos. "Não se trata de ganhar porque isso está escrito até nas pedras", assinalou o chefe de Estado, ressaltando que a ideia era "ampliar a distância" que o separa de seu mais próximo rival.

As pesquisas mais recentes indicam a vantagem do presidente. Levantamento da empresa International Consulting Services revela que 57,3% dos venezuelanos irão votar no candidato em Chávez, enquanto 33,1% por Capriles. Em outra pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (06/09) pelo Instituto Hinterlaces, Chávez aparece com 61,3% das intenções de voto, enquanto Capriles teria 38,7%.
Crise na oposição
O presidente venezuelano também mencionou as denúncias feitas por dois políticos da oposição sobre o programa de governo da MUD. Na semana passada, o deputado William Ojeda e o ex-governador do Estado de Anzoátegui David de Lima, denunciaram que o plano de governo de Capriles prevê um retrocesso nas políticas sociais e econômicas implementadas por Chávez.
Ambos se basearam em um documento denominado "Primeiras ideias e ações econômicas a serem tomadas pelo Governo da Unidade Nacional", que fala sobre desregulamentação bancária, suspensão de investimentos em programas sociais, transferência de programas alimentares para a iniciativa privada e aumento de tarifas públicas.
Chávez ressaltou que a oposição venezuelana tem um "pacotaço neoliberal oculto" para ser aplicado e assegurou que todos os programas sociais implementados por seu governo serão privatizados caso Capriles, a quem qualifica de "majunche" (pouca coisa), vença. "Temos que demolir a extrema-direita burguesa", reiterou o presidente para encerrar seu discurso.
Cerca de 19 milhões de venezuelanos serão chamados às urnas no dia 7 de outubro para escolher seu presidente para o período 2013-2019 entre sete candidaturas.
Agressão a jornalista
Ontem, uma jornalista do Sistema Nacional de Meios Públicos (SNMP) da Venezuela foi agredida por simpatizantes de Capriles, informou a Agência Venezuelana de Noticias.
Lorena Benitez cobria uma atividade de campanha de Capriles no bairro de La Pastora, em Caracas, quando um grupo de apoiadores a insultou e espirrou um líquido no grupo de jornalistas do SNMP. Ao tentar tirar uma foto do acontecimento, a repórter se negou a entregar seu celular aos partidários do candidato e foi agredida, noticiou a Venezuelana de Televisión (VTV).
* Com informações da Agência Efe
 

Comentários

Eduardo Campos disse…
Rabo de palha de Agripino e Serra

Enviado por tvamigospl em 21/04/2010

Em 1985 quando José Agripino Maia (DEMos/RN) era governador do Rio Grande do Norte pelo PFL (antigo nome do DEM), houve a primeira eleição direta para prefeitos das capitais após a ditadura.
Ele, como governador, convocou 120 prefeitos do interior (onde não haveria eleições naquele ano) para uma reunião, acertando o que constituiria o maior escândalo eleitoral da história do Rio Grande do Norte, muito antes do mensalão do DEM em Brasília.
José Agripino simplesmente instruiu os prefeitos a comprar títulos eleitorais, distribuir presentes, incentivar tumultos nos processos de votação e apuração e, ainda, usar veículos oficiais com placas frias para transportar eleitores do interior para a capital. O caso ficou conhecido como Escândalo Rabo-de-Palha, rótulo fornecido pelo próprio José Agripino, que ao final de uma reunião pediu:

- Não podemos deixar rabo-de-palha.

Alguém gravou e vazou. O vídeo mostra alguns dos "melhores" momentos.

Em abril de 2010, José Agripino recebe José Serra (PSDB/SP) em Natal, onde encontra-se de novo com prefeitos e lideranças demo-tucanas. Será que deixará rabo de palha?

A íntegra do áudio de 1985 é encontrada no link http://bit.ly/n7BvH

Errata: a data correta da vista é 22 de abril de 2010, e não 21 como está legendado no vídeo.

Isso é uma desgraça para o povo potiguar, uma mazela politica igual a José Sarney que temos que digerir a cada mandato. Ainda bem que não pertenço a essa família,
me envergonharia. Observem o filho dele que por sinal já ingressou na politica. Até a fala é igual. Até quando senhores brasileiros teremos esses lixos no poder?

emersongurgel 11 meses atrás
Responder

O pior demagogo que pisa o solo da terra, esse tal de zé agripino rabo de palha

jailsonfar 1 ano atrás
Responder

Eu tinha 13 anos quando aconteceu esse "Escândalo do Rabo de Palha" e nunca me esqueci. José Agripino deveria estar na cadeia!!!

ClovisTSJr 1 ano atrás 2
Responder

Maldito 

gringomazza1 1 ano atrás
Responder

Que vergonha! Um político desse tinha que ser exilado na Etiópia, pra ele passar fome e dá valor a vida do pobre.

crobson221 2 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=0uuWSZ2cHGU

Eduardo Campos disse…
PARA VEREADOR EM NATAL-RN VOU VOTAR EM RANIERE BARBOSA DO PRB( PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO) NÚMERO 10123

PARA PREFEITO EM NATAL-RN VOU VOTAR EM CARLOS EDUARDO DO PDT( PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA) NÚMERO 12

Eduardo Campos disse…
PARA VEREADOR EM NATAL-RN VOU VOTAR EM RANIERE BARBOSA DO PRB( PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO) NÚMERO 10123

PARA PREFEITO EM NATAL-RN VOU VOTAR EM CARLOS EDUARDO DO PDT( PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA) NÚMERO 12

PARA VEREADOR :

RANIERE BARBOSA DO PRB NÚMERO 10123

PARA PREFEITO :

CARLOS EDUARDO DO PDT NÚMERO 12

Eduardo Campos disse…
RANIERE BARBOSA DO PRB VAI AJUDAR O NOSSO PREFEITO CARLOS EDUARDO DO PDT A APROVAR TODOS OS PROJETOS GOVERNISTAS, DO GOVERNO, DE INTERESSE GOVERNISTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL-RN !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RANIERE BARBOSA DO PRB ESTÁ AFINADO COM O NOSSO PREFEITO CARLOS EDUARDO DO PDT !!!!!!!!!!!!!!!!

RANIERE BARBOSA DO PRB SERÁ UM DOS VEREADORES MAIS VOTADOS DE NATAL-RN !!!!!!!!!!!!!!!!!!