Fortaleza: Moroni do DEM lidera pesquisa do DATAFOLHA

O candidato Moroni Torgan (DEM) lidera a primeira rodada de pesquisas O POVO/Datafolha para a eleição municipal de Fortaleza. Moroni obteve 27% das intenções de voto, na pesquisa estimulada (que apresenta um cartão com o nome de todos os candidatos para o eleitor escolher).
Em seguida, estão os candidatos Inácio Arruda (PCdoB) e Heitor Férrer (PDT). Inácio registrou 14% das intenções de voto e Heitor, 11%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Logo abaixo, estão Renato Roseno (PSol) e Marcos Cals (PSDB), ambos com 6%, Roberto Cláudio (PSB), com 5%; e Elmano de Freitas (PT), com 3%.
Um dado que chama a atenção é o fato de 21% dos eleitores não saberem em quem votar. É um índice muito alto, mesmo para o início da campanha. Em 2004, por exemplo, o índice de indecisos da primeira pesquisa O POVO/Datafolha, realizada em 21 de julho, era de 9%. Em 2008, na pesquisa de primeiro de agosto, era de 6%.
A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 831 eleitores com 16 anos ou mais na cidade de Fortaleza entre os últimos dias 18 e 19 (quarta e quinta-feira). A pesquisa possui amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. Ele possui margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE com o número CE 00004-2012.
O resultado completo da pesquisa você confere na edição impressa do O POVO deste domingo.Fonte: O Povo.
Moroni à frente também na espontânea
O candidato Moroni Torgan (DEM) também lidera a pesquisa espontânea, com 7% das intenções de voto, na primeira rodada do levantamento feito pelo Datafolha e publicado no O POVO deste domingo. Na sequência, aparecem os candidatos Heitor Ferrer (PDT), com 4%; Roberto Claudio (PSB), Inácio Arruda (PCdoB), Renato Roseno (PSol) e Elmano (PT) 2%, cada; Marcos Cals (PSDB), com 1%; e com menos de 1% Professor Valdeci (PRTB).
A espontânea avalia o voto mais consolidado, aquele em que o eleitor lembra o nome do candidato sem lhe ser apresentado a lista com os nomes. O percentual de eleitores indecisos alcança 71%, quando não há apresentação de lista.
A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 831 eleitores com mais de 16 anos em Fortaleza entre os dias 18 e 19/7. A pesquisa é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE com o número CE 00004-2012.
Leia os detalhes da pesquisa na edição impressa do O POVO deste domingo.
O “líder” na rejeição também é Moroni
Ao mesmo tempo em que lidera as pesquisas, Moroni Torgan também é o candidato que sofre a maior rejeição do eleitorado de Fortaleza: 27% dos entrevistados da pesquisa O POVO/Datafolha dizem que não votariam nele de forma alguma. É exatamente o mesmo percentual de eleitores que dizem votar em Moroni na pesquisa estimulada. Em seguida, vem o candidato Inácio Arruda (PCdoB),com 20% de taxa de rejeição.
Em seguida aparecem os demais candidatos, todos empatados entre si:
Marcos Cals (11%); Elmano de Freitas, Heitor Ferrer, Roberto Claudio e Gonzaga (10%, cada); André Ramos e Renato Roseno (8%, cada); e finalmente, Professor Valdeci 7%.
A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 831 eleitores com mais de 16 anos em Fortaleza entre os dias 18 e 19/7. A pesquisa é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TER com o número CE 00004-2012.
Leia os detalhes da pesquisa na edição impressa do O POVO deste domingo.

Por que Moroni Torgan? A consolidação como candidato da oposição.
por Luiz Cláudio Ferreira Barbosa - Perfil no Facebook
Por que Moroni Torgan? A consolidação como candidato da oposição.
Moroni Torgan não caiu na pesquisa Datafolha – O Povo, pelo contrário, teve um crescimento de 5% em relação a pesquisa Datafolha – PSB: 22%. Os 27 (vinte e sete) pontos percentuais nessa última pesquisa, apenas reforça a ideia de que já não é simplesmente o recall.
Na campanha eleitoral de 2004 o candidato derrotado do PFL, deixou de ser prefeito de Fortaleza, por uma série de erros estratégicos, mas saiu com o discurso político – eleitoral anti – Luzianne Lins. No pleito seguinte, para Prefeitura de Fortaleza, foi o principal candidato de oposição na avaliação da opinião pública fortalezense. Saiu derrotado de novo, dessa vez havia sedimentado o seu discurso ideológico contra a atual prefeita, que foi reeleita naquele pleito eleitoral.
O candidato demista representa o voto de oposição, que era antes um candidato invisível no debate público. Moroni Torgan talvez não se desidrate no horário político eleitoral da televisão e rádio. As suas chances de ir para o segundo turno são extraordinárias em relação aos outros candidatos das oposições.
O voto de oposição concentrado no discurso do Moroni Torgan
A ausência do ex–senador Tasso Jereissati nas articulações da chapa majoritária tucana, talvez tenha ajudado na romaria dos votos tassistas para Moroni Torgan. Marcos Cals não representou até agora o neo – tucano como candidato de oposição aos executivos públicos ( Federal, Estadual, Municipal) para opinião pública fortalezense.
A candidatura do Heitor Férrer ainda não encontrou um discurso coerente como opositor da atual administração municipal, o seu forte talvez seja como crítico parlamentar do Governo estadual, qualquer tentativa de reproduzir um discurso de última hora contra a administração municipal de Fortaleza, talvez como marketing eleitoral, esta postura de candidato anti-Luizianne , não traga resultados positivos para sua campanha.
A dissolução do consórcio governista cidista – petista em várias candidaturas
O bloco partidário (PMDB – PSB – PT – PC do B) fora vitoriosos nas ultimas eleições majoritárias (2006 – 2008 – 2010). Na eleição de 2008, o marketing eleitoral do realinhamento das máquinas administrativas públicas (Federal, Estadual, Municipal), seria responsável por uma nova Era política – administrativa para Prefeitura de Fortaleza. As oposições não destruíram essa mensagem durante o período eleitoral de 2008, como também durante o segundo mandato da prefeita Luzianne Lins.
A implosão da aliança do PT com o PSB, foi a grande responsável pelos baixos índices dos votos dos seus candidatos.
O médico Roberto Cláudio sofre com a dificuldade de montar um discurso como opositor a atual gestão municipal, pois o rompimento foi recente perante a opinião pública. PSB faz campanha de volume ao olhar do eleitor – cidadão, sem conseguir anular a antiga idéia dos valores positivos da aliança PT – PSB. Moroni Torgan avança para dominar o discurso de candidato oposicionista, sem espaço para o socialista.
O advogado Elmano de Freitas ainda não construiu a sua imagem política, como candidato do Partido dos Trabalhadores. O mesmo sofre uma enorme dificuldade para ser aceito como candidato do continuísmo, sem consenso dentro das fileiras do seu próprio partido. O candidato dos Democratas deve centralizar as suas críticas negativas no candidato petista, será uma polarização natural para o eleitor fortalezense.
O senador Inácio Arruda tem 14% dos votos na pesquisa Datafolha – O Povo, o candidato do bloco PT – PMDB só tem 5%, como também o representante do PT – PR só alcançou o patamar eleitoral de 3%. Os três candidatos do antigo consórcio governista cidista – petista tem aproximadamente juntos 22% dos votos. Algo próximo á rejeição de 27% do eleitorado fortalezense ao candidato dos Democratas.
O governador Cid Gomes e a prefeita Luzianne Lins até agora não saíram vitoriosos nessa guerra pelo controle do bloco governista cearense de apoio ao Planalto. A subida da candidatura do Moroni Torgan, por si só, esvazia o candidato tucano, onde o demista poderia ultrapassar o patamar eleitoral de 30% nas próximas pesquisas eleitorais, o que seria possível com ajuda do eleitorado tassista, essa ameaça real ao domínio político – administrativo do PT e do PSB na política cearense.

Comentários

Eduardo Campos disse…
DENISE LEITÃO ROCHA ASSESSORA PARLAMENTAR DO SENADOR CIRO NOGUEIRA DO PP DO PIAUÍ( POUCA VERGONHA, SEM PALAVRAS...) :

Caiu na net vídeo de sexo da assessora Denise Leitão Rocha ...www.vistolivre.xpg.com.br/.../caiu-na-net-video-de-sexo-da-assessor...

Denise Leitão Rocha, a advogada e assessora do senador Ciro Nogueira (PP), teve um vídeo de sexo disponível na internet.

Caiu na net vídeo de sexo da assessora Denise Leitão Rocha ...www.curtoegrosso.net/.../caiu-na-net-video-de-sexo-da-assessora-den...

4 dias atrás – Mas uma que cai na net! São tantas né, mas quando são famosas ou de meios que por fora é tudo certinho mas por dentro é tudo podre como ...

http://www.curtoegrosso.net/2012/07/19/caiu-na-net-video-de-sexo-da-assessora-denise-leitao-rocha-fotos-imagens-download-video-completo/
Eduardo Campos disse…
DENISE LEITÃO ROCHA ASSESSORA PARLAMENTAR DO SENADOR CIRO NOGUEIRA DO PP DO PIAUÍ( POUCA VERGONHA, SEM PALAVRAS,...) :

Mulher (Muié), Política, Videos

Caiu na net vídeo de sexo da assessora Denise Leitão Rocha (Fotos, imagens, download vídeo completo)

Por jackson ⋅ 19/07/2012 ⋅

assessora Denise Leitão Rocha, Caiu na net, download vídeo

Mas uma que cai na net! São tantas né, mas quando são famosas ou de meios que por fora é tudo certinho mas por dentro é tudo podre como o político da um ibope tremendo! Agora é a vez da assessora parlamentar (ja ta de saída, demitida) Denise Leitão que fez um vídeo com um ex namorado e agora o vídeo caiu na net e ninguém mais segura! E nem adianta entrar na justiça contra Google, Youtube, Blogs, etc… Não quer cair na net?? Não faça vídeo erótico com namorados né!! Agora pena que o vídeo foi muito mal feito, pq ela é um espetáculo! tem um corpo escultural!

Veja algumas fotos!! Dizem que é ela…vai saber…

http://www.curtoegrosso.net/2012/07/19/caiu-na-net-video-de-sexo-da-assessora-denise-leitao-rocha-fotos-imagens-download-video-completo/
Eduardo Campos disse…
Nobel foi entrevistado para um programa e acusou o jornalista de promover “ideias zombie” e dar maus conselhos sobre investimento

Paul Krugman abre guerra com estação de televisão CNBC

O Prémio Nobel, Paul Krugman
D.R.

13/07/2012 | 08:45 | Dinheiro Vivo

O prémio Nobel de Economia foi entrevistado para um programa de economia na cadeia televisiva de economia CNBC e mais tarde, acusou o entrevistador de promover “ideias zombie” devido às suas opiniões neoliberais.

Paul Krugman, um conhecido Keynesiano, deveria ter sido entrevistado sobre o seu livro “How to end this depression” no programa Squawk Box mas o jornalista Joe Kernen preferiu confrontar o economista.

“Acabei de estar no Squawk Box – alegadamente para promover o meu livro, mas nunca chegámos lá”, escreveu Krugman no seu blogue no New York Times, após a entrevista. O economista acusa Joe Kernen de promover “ideias zombie umas atrás das outras: A Europa está em colapso por causa dos Governos, o sistema de saúde é racionado em França, podemos poupar muito dinheiro ao negar o Medicare [seguro de saúde para os mais pobres nos Estados Unidos] aos milionários, e por aí fora”.

O Nobel de Economia considera mesmo que o programa é uma má fonte de noticias para quem procura conselhos sobre investimentos. “Entre outras coisas, as pessoas que se informam em fontes como aquela vão se aconselhar de uma forma muito má sobre qualquer tipo de investimento que depende de macroeconomia”. Por último, Paul Krugman considera mesmo que “é incrível o quão distorcida são as suas opiniões sobre política”.

Por seu turno, o jornalista considera que o economista deve um pedido de desculpas à CNBC. “Quando alguém acusa uma cadeia televisiva só porque pediram-lhe para defender os seus pontos de vista, penso que esta merece um pedido de desculpas”, escreveu Joe Kernen em e-mail para o site The Huffington Post.

Além de criticar Paul Krugman, o jornalista da CNBC criticou também o Huffington Post por cobrir a notícia. “Espero uma entrega ao domicílio de bolachas caseiras gregas da Ariana, depois disto”, escreveu Joe Kernen no Twitter, referindo-se à nacionalidade da fundadora do site noticioso.

Nobel da Economia considera que o programa em causa é uma má fonte de notícias

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO052538.html