Gastos com publicidade podem ultrapassar os R$ 150 milhões até final do governo Casagrande

Nerter Samora - Século Diário.
Repetindo a fórmula elaborada pelo antecessor, as agências de publicidade que vão servir o governo Renato Casagrande devem administrar cerca de R$ 150 milhões até o final de 2014. Paralelamente ao andamento da nova licitação do setor – coincidentemente também marcada por polêmicas –, o governo do Estado está renovando os atuais contratos. Apenas as verbas previstas dentro do novo certame podem ultrapassar R$ 100 milhões.
Um volume tão grande de recursos é alvo da cobiça das agências que participam da atual licitação, suspensa até a análise dos recursos de cinco empresas locais contra o resultado do julgamento na fase técnica. Baseado nos valores propostos no certame realizado no ano passado, os “descontos das agências” podem chegar a 5% do volume dos recursos sob disputa – as empresas podem dividir até R$ 5 milhões do bolo das verbas apenas como “estorno” por parte dos veículos de comunicação, sem contar os ganhos na elaboração das peças.
De acordo com levantamento no Diário Oficial, a maior parte dos contratos das agências vencedoras do certame anterior (Concorrência 001/2010) começou a ser alvo de aditivos desde o início do último mês de maio. Com a proximidade do encerramento dos contratos, firmados com prazo inicial de 12 meses, os vínculos eram alvo de um primeiro aditivo (de 25%, limite permitido por lei) e depois eram aditivados novamente para extensão do vencimento por mais um ano.
O expediente foi praticamente o mesmo envolvendo as empresas Ampla Comunicação, MP Publicidade, Aquatro Publicidade e Contemporânea Ltda, que dividiram os cinco lotes previstos naquela licitação e que aparecem dentro da nova concorrência. Ao todo, a licitação feita no ano passado estimou gastos de R$ 45,18 milhões – que chegam a girar em torno de 56 milhões com os aditivos.
Entre os contratos renovados estão as contas de publicidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria de Turismo, que somados chegam a R$ 7,37 milhões sob administração da Ampla, bem como o vínculo da própria Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom), que prevê gastos de R$ 12,5 milhões apenas com a prestação de contas do governo sob responsabilidade da MP Publicidade.
Foram alvo de aditivos neste período, de acordo ainda com o levantamento, os contratos de publicidade das secretarias de Planejamento, Governo, Ciência e Tecnologia, Controle e Transparência, Assistência Social, Gestão e Recurso Humanos e da Agricultura. Somados os aditivos nestas pastas ficam próximos a R$ 10 milhões, sem contar os reajustes nos vínculos de autarquias, órgãos e empresas estatais também inseridas na licitação anterior.
Contrarrazões
Vence nesta segunda-feira (18) o prazo final para apresentação das contrarrazões pelas empresas vencedoras da nova licitação de publicidade, contra os recursos interpostos ao julgamento das propostas técnicas. Além de irregularidades na apuração das notas atribuídas ao plano de comunicação apresentado pelas agências interessadas, um caso que salta nos recursos é a suposta existência de plágios nos materiais utilizados.
Pela primeira vez, foram divulgados trechos do vídeo apresentado pela agência pernambucana Ampla Comunicação, acusada de plagiar um vídeo produzido por uma universidade no Canadá e que acabou saindo vencedora do lote 05. Na comparação entre os dois vídeos é possível perceber que no “produzido” para a licitação são substituídas palavras e frases em inglês por dizeres em português, com a colocação da logomarca do governo no final.
Fontes que participaram do certame questionam a cópia do material sem autorização expressa nos autos, uma vez que todos os concorrentes tiveram que criar e custear as suas próprias ideias.
Veja abaixo alguns comparativos:
Outro ponto questionado é a existência de comentários anotados nas propostas envidas pelas agências. Em um dos documentos é possível ver comentários como “muito fina” e “ótima” ao lado do nome de profissionais que serão colocados à disposição do governo, segundo a proposta das agências, para atuar na área de atendimento. Representantes das agências recorrentes questionam a rasura nos documentos e apontam um suposto favoritismo ao bem cotado por um dos membros da comissão licitante.
Eles alegam ainda que a maioria das empresas fez uma lista nominal, o que estaria em desacordo com o edital, já que seria necessário listar o número e a qualificação dos profissionais.
De acordo com o resultado homologado no último dia 29, a agência Ampla Comunicação venceu dois lotes (lotes 03 e 05, cujos contratos prevêem gastos publicitários de R$ 19,9 milhões), a carioca Contemporânea Ltda. arrematou o lote 02 (estimado em R$ 9,94 milhões) e a capixaba MP venceu o lote 04 (avaliado em R$ 10,05 milhões). A novidade na lista é a agência paulista Giacometti e Associados Comunicação Ltda., que ganhou o lote 01 (R$ 10 milhões).

Comentários

Eduardo Campos disse…
É momento de investir em Taiwan

fecha de publicación:2010/8/8

Em se tratando do ambiente de investimento em Taiwan e de acordo com o mais novo ranking global de competitividade, publicado pelo Instituto Suíço de Gerenciamento (IMD), que se localiza em Lausanne, a posição de Taiwan passou de 23° para 8° lugar. Os três primeiros colocados foram respectivamente Cingapura, Hong Kong e Estados Unidos. O Brasil foi da 40ª posição para a 38ª. Além disso, segundo o primeiro Relatório de Avaliação de Risco no Ambiente de Investimento de 2010, divulgado pela Business Environment Risk Intelligence (BERI), Taiwan está em 4° lugar global na categoria de Recomendação de Oportunidade de Lucros. Aproveitamos ainda para dizer que Taiwan se encontra em 4º lugar também no ranking de “reservas internacionais”, com U$ 370.1 bilhões. A China, o Japão e a Rússia ocupam, nessa ordem, o topo da lista no assunto. E o Brasil, mais abaixo um pouco, se encontra no 7º lugar com U$ 245.4 bilhões.
A ilha está localizada no coração da região do Pacífico na Ásia. Além da posição geográfica favorável, bem estabelecida infra-estrutura, desenvolvimento maduro industrial e abundante alta qualidade de mão de obra, o governo também oferece incentivos para fazer Taiwan mais amigável a investimentos, e tenta ajudar empresas a crescer com altas vantagens competitivas. Os incentivos que governo taiwanês está oferecendo incluem “incentivos fiscais relacionados” e “isenção fiscal”, além de juntas comerciais para aqueles que desejam fazer os primeiros investimentos no país. Para as empresas que tenham interesse de investimento em Taiwan, o governo disponibiliza hoje, aproximadamente, 14 bilhões de reais em empréstimos com a taxa de juros de 1.5% até 2.25% por ano. No Brasil esse valor passa dos 12.5%. Portanto, se você é um dos que deseja fazer parte desse time de investidores, acesse http://www.dois.moea.gov.tw
Sobre imposto de rendimento, façamos uma comparação para termos uma breve imagem do quanto as condições estão amigáveis para os empresários estrangeiros: na China esta taxa é de 25%, na Coréia do Sul 22% e no Brasil temos 11 diferentes tipos de taxas e impostos como INSS, IRPJ, IPI, ICMS, CSLL, CSP, PIS, FGTS, COFINS, IRRF, TLIF, ISS, entre outros. No total isso soma mais de 40%. No entanto, em Taiwan essa taxa é de apenas 17%.
Em suma, o governo de Taiwan delineia um futuro previsível na economia e no comércio entre China e Taiwan. Nós esperamos que o ECFA acelere a interação e a integração entre as indústrias da China e Taiwan e que também torne melhor o papel de Taiwan na grande área Asia-Pacífico. Para organizações multinacionais que buscam o grande mercado chinês, a indústria de Taiwan é a melhor parceria.
Seguindo a primeira “Taiwan Business Alliance Conference de 2010”, que foi realizada em 31 de maio e teve como tema principal a computação em nuvem, em resposta à assinatura de ambos os lados do estreito do Acordo-Quadro de Cooperação Econômica (ECFA), o Ministério de Economia está organizando a segunda conferência de 2010 a ser realizada no dia 21 de setembro. Entre os participantes convidados para a segunda Conferência estão: empresas estrangeiras, firmas taiwanesas estrangeiras e empresas chinesas, cujas quais irão aprender a respeito do posicionamento de Taiwan após a assinatura do ECFA e o surgimento de novas oportunidades.

http://www.taiwanembassy.org/BR/ct.asp?xItem=153843&ctNode=4532&mp=347
Eduardo Campos disse…
Aproveitamos ainda para dizer que Taiwan se encontra em 4º lugar também no ranking de “reservas internacionais”, com U$ 370.1 bilhões. A China, o Japão e a Rússia ocupam, nessa ordem, o topo da lista no assunto. E o Brasil, mais abaixo um pouco, se encontra no 7º lugar com U$ 245.4 bilhões.
Eduardo Campos disse…
Aproveitamos ainda para dizer que Taiwan se encontra em 4º lugar também no ranking de “reservas internacionais”, com U$ 370.1 bilhões. A China, o Japão e a Rússia ocupam, nessa ordem, o topo da lista no assunto. E o Brasil, mais abaixo um pouco, se encontra no 7º lugar com U$ 245.4 bilhões.

http://www.taiwanembassy.org/BR/ct.asp?xItem=153843&ctNode=4532&mp=347