Lula receberá título de cidadão paulistano

Terra Magazine: POR MARINA DIAS
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou no fim da tarde desta quarta-feira (9) que irá receber o Título de Cidadão Paulistano e Medalha Anchieta na Câmara Municipal de São Paulo na próxima segunda-feira (22), às 19h. A proposta de conceder o título a Lula foi dos vereadores Alfredinho e José Américo.
O PT paulistano pretende usar a festa, que acontecerá no Salão 1o de Maio da Câmara, como um ato para impulsionar a candidatura de Fernando Haddad, afilhado político de Lula, à Prefeitura da capital paulista. Será a primeira vez que o ex-presidente aparecerá em público ao lado de Haddad em São Paulo e os dirigentes petistas esperam que a repercussão do ato seja positiva em termos de campanha.
Além de Haddad, a bancada do PT paulistano espera a participação de senadores e deputados petistas no evento que, propositalmente, foi marcado numa segunda-feira, quando a agenda em Brasília é mais tranquila. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) é uma das figuras mais esperadas, pois seu apoio à candidatura de Haddad é considerado "estratégico" devido à identificação que ela tem com as bases do PT na periferia da capital.

Comentários

Eduardo Campos disse…
TUDO FICA MAIS BONITO COM A NOSSA PRESIDENTE DILMA, LULA E O GOVERNO DO PT NA FRENTE.

Dilma endossa Eike Batista no Porto do Açu

Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência


Visita da presidente Dilma Rouseff, nesta quinta, aos dois terminais logísticos do Porto do Açu, no norte Fluminense, e na celebração do início da produção de petróleo da OGX, marca a posição do empresário no cenário econômico brasileiro

26 de Abril de 2012 às 18:42

247 - A presidenta da República, Dilma Rousseff, visitou nesta quinta-feira (26), em São João da Barra, no Rio de Janeiro, as obras de dois terminais logísticos do Complexo Superporto de Açu. O evento celebra o início da produção de petróleo no complexo, de propriedade do empresário Eike Batista, presidente do Grupo EBX. Segundo a OGX, empresa responsável pela exploração do petróleo, o megaempreendimento prevê investimentos de US$ 40 bilhões e deve gerar 50 mil novos empregos. E a presença firme da chefe de estado em terras do empresário, reforça seu prestígio junto ao governo federal.

O Complexo Superporto de Açu está localizado próximo às reservas de minério de ferro e de petróleo nas bacias brasileiras. Um corredor logístico com 43 quilômetros de extensão e 400 metros de largura faz a interligação das ferrovias e rodovias que conectam a região Centro-Oeste ao Sudeste. A previsão é que o complexo movimente 350 milhões de toneladas por ano, entre exportações e importações.

Este é mais um empreendimento do bilionário brasileiro que preside grupo que agrega mais de dez empresas. Os investimentos da "marca" X vão desde a mineração até patrocínio aos esportes. Eike Batista opera com investimentos flutuantes do mercado da bolsa de valores até negócios mai9s concretos, como o centro de logística visitado pela presidente.

Dilma passou esta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro. Chegou ao Aeroporto Santos Dummont por volta das 10 horas, foi ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual para comemorar os 1,5 milhão de beneficiados pelo programa social Brasil Sem Miséria que obteve esta marca em razão da parceria com outros três programas desenvolvidos pelos governos estadual e municipal do Rio.

Durante a cerimônia a presidente, inspirada com o avanço que representaram tanto a marca quanto a relação com o PMDB fluminense, rasgou elogios ao governador Sérgio Cabral e ao prefeito da capital, Eduardo Paes. Discorreu sobre o avanço tecnológico que concentra a razão lógica e sociológica desenvolvida pela governo federal ao longo dos últimos dez anos, aprimorada nos últimos nove durante o governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

No início da tarde, voôu do Santos Dummont para a cidade de Campos dos Goitacazes, no norte do estado. Sobrevoou a cidade que concentra a maior jazida de petróleo submerso do país, no litoral de Macaé, e depois seguiu para ver as obras do Porto do Açu, mais para o interior.

Depois da cerimônia com Eike Batista, seguiria de volta ao Rio e daqui para Brasília.
Eduardo Campos disse…
Eike Batista, o queridinho de Dilma

Publicado por dconline em 28 de abril de 2012 às 07:50 |


O megaempresário Eike Batista é o “orgulho do Brasil”, declarou nesta quinta (26), em São João da Barra a presidente Dilma Rousseff, que defendeu a realização de parcerias entre a Petrobrás e a petroleira nacional OGX, uma das subsidiárias do grupo EBX, controlado pelo homem tido internacionalmente como o mais rico brasileiro do momento.

Dilma visitou, no fim da tarde e início da noite, as obras do porto do Açu, no litoral de São João da Barra, município litorâneo do norte do Estado do Rio. Quando pronto, segundo discursou Eike, a área será o maior conglomerado portuário-industrial da América Latina. Após a fala do empresário a funcionários e autoridades, Dilma teceu elogios a Eike durante 15 minutos e não abordou assuntos relacionados a questões políticas.

“O Eike é nosso padrão, nossa expectativa e orgulho do Brasil”, afirmou a presidente, para quem o empresário “tem capacidade de trabalho”, “busca as melhores práticas”, “quer tecnologia de última geração”, “percebe os interesses do País” e “merece o nosso respeito”. Para Dilma, “não há e não pode haver concorrência no nosso espírito entre duas grandes empresas, como é o caso da Petrobrás e da OGX”.

“Ambas se situam em patamares diversos. Mas, agora, ambas podem ganhar muito com uma parceria. Estou certa que a OGX tem uma grande contribuição (a dar)na exploração de petróleo (…) e no que se refere a obter tecnologia de última geração”, discursou a presidente.

Dilma foi recepcionada no campo de pouso do futuro porto por Eike e seu filho mais velho, Thor. Chegou às 16h30 de helicóptero acompanhada do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão – que em evento pela manhã também havia feito a defesa da aproximação entre Petrobrás e OGX – e do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB).

Durante quase duas horas a presidente percorreu as obras dos dois terminais marítimos, ainda em construção. A seguir, participou da cerimônia simbólica de recebimento da primeira carga de petróleo extraído pela OGX. A primeira retirada ocorreu, na verdade, há quase três meses, no campo de Waimea (Bacia de Campos, litoral norte do Rio), em 31 de janeiro, com atraso em relação ao cronograma da companhia, que programara o evento para dezembro.

Ainda na manifestação do interesse do governo em aproximar-se de Eike e de seu grupo empresarial, Dilma acrescentou acreditar que existe a “possibilidade de contar com a participação tanto da OGX quanto de empresas privadas internacionais” em parcerias com o poder público.

A aliança entre o grupo de Eike e a companhia de mineração Vale também foi citada pela presidente, para quem os governos enfrentam o “grande desafio” de “participar como parceiro do poder produtivo”. Na solenidade, Eike e o diretor de Logística da Vale, Humberto de Freitas, assinaram memorando de entendimento para a criação de uma ferrovia que ligue o porto do Açu à malha ferroviária da Região Sudeste.


O Estado de S. Paulo

http://diariodocongresso.com.br/novo/2012/04/eike-batista-o-queridinho-de-dilma/