Mujica se reúne amanhã com Dilma para intensificar parcerias

Brasília - Depois de adiar há 15 dias a visita a Brasília devido ao mau tempo para voos em Montevidéu, o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, chega na quinta-feira à cidade para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, no Palácio da Alvorada. Haverá ainda um almoço para os dois presidentes. A comitiva uruguaia retornará a Montevidéu no fim da tarde de quinta.
Dilma e Mujica estarão acompanhados pelos ministros das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, e Patriota, além do assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Há cerca de quatro meses, Dilma foi a Montevidéu para participar da Cúpula do Mercosul. Antes, em maio do ano passado, ela visitou o Uruguai. Na ocasião, a presidente e Mujica decidiram intensificar as parcerias nas áreas de infraestrutura e tecnologia.
Dilma disse que a ideia é concluir dois trechos da ferrovia que liga os dois países – entre as cidades gaúchas de Cacequi e Santana do Livramento, na fronteira uruguaia. O Brasil é o principal destino das exportações uruguaias e também o principal fornecedor do país vizinho. Na visita ao Uruguai, Dilma ressaltou a necessidade de ampliar as trocas comerciais para garantir um crescimento acima das taxas mundiais nos últimos anos. Em 2010, o intercâmbio bilateral ultrapassou US$ 3 bilhões.
Para a integração no setor de energia elétrica, Dilma defendeu a criação de um novo marco jurídico para reger a relação entre os dois países, assegurando o intercâmbio de energia elétrica em busca de solucionar as dificuldades do setor em curto prazo. Os dois países negociam a construção de uma linha de transmissão de 500 quilovolts (kV), que vai interligar o Brasil e o Uruguai.
Pelo planejamento em curso, a linha de transmissão deve ficar pronta neste ano. A ideia é interligar Candiota, no Rio Grande do Sul, a San Carlos, cidade próxima a Montevidéu. O projeto será desenvolvido pela Eletrobras em conjunto com a UTE, empresa uruguaia.
Em janeiro, Mujica visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava em tratamento para combater o câncer de laringe, em São Paulo. Lula, Mujica e Dilma têm várias afinidades, como a construção de suas trajetórias políticas na luta contra governos autoritários. Os três foram presos pelas ações contra os governos militares do Brasil e Uruguai.
As informações são da Agência Brasil

Comentários

Eduardo Campos disse…
quinta-feira, 19 de Abril de 2012 | 12:49


Alemanha: institutos prevêem crescimento de 2% em 2013

A Alemanha deverá crescer 2% em 2013, depois de uma expansão que deverá situar-se nos 0,9% no PIB do ano em curso, segundo previsão dos principais institutos de pesquisa económica.

O relatório conjunto dos centros de estudos foi apresentado esta quinta-feira, depois de ter sido entregue à chanceler alemã Angela Merkel.



O documento defende que a Alemanha ir aproveitar a melhoria da conjuntura global, bem como os juros baixos que paga no mercado de dívida e a fortaleza do seu mercado de trabalho.


http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=19&id_news=179067
Eduardo Campos disse…
Conjuntura

Desemprego na Alemanha cai para 6,7%, mínimo de 20 anos
Económico

29/03/12 10:05


O número de desempregados na Alemanha baixou este mês em 18 mil para 2,84 milhões, o nível mais baixo desde 1992.

A taxa de desemprego na Alemanha em Março desceu para 6,7% e saiu melhor que as estimativas dos economistas da Bloomberg, que projectavam um declínio de 10 mil empregos.

"Esta melhoria evidencia o regresso ao crescimento económico no primeiro trimestre de 2012", anunciou hoje a Agência Federal do Trabalho (BA), em Nuremberga. Trata-se da taxa de desemprego mais baixa num mês de Março nos últimos 20 anos.

"O actual abrandamento da conjuntura praticamente não deixou rasto no mercado de trabalho, e o desemprego diminuiu, com a esperada reanimação no começo da Primavera", disse hoje, em Nuremberga, o presidente da BA, Frank-Juergen Weise, na apresentação dos novos números.

A população activa na Alemanha também aumentou, para 41,1 milhões de pessoas, em Fevereiro, mais 550 mil do que em igual mês do ano anterior, segundo dados do Instituto federal de Estatística (Destatis).

No seu barómetro mensal, apresentado ontem, o Instituto de Economia de Berlim (DIW) previu a continuação da evolução positiva no mercado de trabalho ao longo deste ano, e o regresso ao crescimento económico no primeiro trimestre de 2012, com um aumento de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB).

"O mercado de trabalho continua a ter uma evolução muito positiva e os aumentos dos rendimentos dos trabalhadores reforçarão o consumo privado", pode ler-se no documento.

No último trimestre de 2012, a maior economia europeia sofreu uma queda de 0,2%, mas o governo e a generalidade dos analistas afastaram a hipótese de uma recessão, e esperam um crescimento entre 0,5 e 0,7% no conjunto dos 12 meses.

http://economico.sapo.pt/noticias/nprint/141419.html
Eduardo Campos disse…
Business

Alemanha regista nova queda do desemprego

29/03 14:35 CET


O desemprego volta a recuar na Alemanha. Em março, a taxa caiu para os 6,7 por cento, em queda pelo quinto mês consecutivo.

A Alemanha continua a dar sinais de dinamismo económico numa Europa asfixiada.

A queda do desemprego superou as previsões dos economistas e as autoridades garantem que a procura de mão-de-obra continua a ser importante em quase todos os setores. Berlim espera agora um novo impulso no consumo.


http://pt.euronews.com/2012/03/29/alemanha-regista-nova-queda-do-desemprego/
Eduardo Campos disse…
Desemprego na Alemanha cai para 6,7% pt