2º Webfor na visão do blogueiro Voltaire Xavier

 
 Blogueiro e senador Inácio Arruda (PCdoB), um dos prefeituráveis de Fortaleza em 2012
Na plenária: jornalistas Rodrigo Neto (Inove Comunicação), Ticiana Rocha, Janaina Viana, blogueiro e Rayane Moreira (ex-articulista de Cultura desse Blog)
Blogueiro e radialista Alex Santana (Iguatu.Net). Dele: "Este prêmio eu dedico a todos os blogueiros e profissionais de comunicação da região Centro-Sul"
Daniel Bezerra, do Blog da Dilma e coordenador do evento, ladeado pelos jornalistas Voltaire Xavier, Rodrigo Neto e Carlos Emanuel (ex-articulista de Esportes desse Blog)
É incrível como alguns blogueiros incomodam a "velha mídia". O episódio mais recente foi o envio de um correspondente da Folha de São Paulo para a cidade de Fortaleza, na tentativa de criminalizar o 2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de abril, no Gran Marquise Hotel.

O que a mídia golpista queria, como bem considera o jornalista Paulo Henrique Amorim, da Rede Record e do Blog Conversa Afiada, era fazer de tudo para que o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu (PT), deixasse de comparecer a este encontro de blogueiros progressistas. E foi o que ocorreu para a frustração do público presente, a maior parte formada por estudantes de Comunicação Social e blogueiros do Interior do Ceará.
Mesmo com a ausência do principal palestrante, o evento transcorreu num clima de muita discussão, apesar das várias falhas de ordem organizacional, como credenciamento fora do horário, mudanças em vários painéis e atraso em algumas mesas.
Para este Blogueiro, que esteve presente durante os três dias de encontro, os principais pontos positivos foram as palestras de Marcelo Branco (RS) sobre "programa internacional de estudos superiores em software livre na Universidade Aberta de Catalunha"; Júlio César Araújo (CE), que é pesquisador de linguagem e professor do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC); deputado federal Artur Bruno (PT), que abordou o trabalho da Frente Parlamentar pelo Marco Regulatório das Comunicações; senador Inácio Arruda (PCdoB), que falou sobre o Senado e a luta pela democratização das comunicações; jornalista Messias Pontes (Rádio Cidade), que teceu comentários sobre o papel da mídia contra os interesses da Nação; Lila Dourado (CE), que tão bem explorou o tema "A importância do cidadão nas mídias sociais" e Altamiro Borges (SP), que encerrou o evento com o tema "Queremos falar: a luta pela liberdade de expressão e contra o monopólio midiático".
Vale lembrar que o 2º WebFor foi bastante prestigiado por autoridades políticas, dentre elas, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT); a deputada estadual Rachel Marques (PT), o deputado federal Artur Bruno (PT), o senador Inácio Arruda (PCdoB), o vereador Leonelzinho (PTN), o secretário especial da Copa Ferrúcio Feitosa (PSB) e o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz.
Entre os blogs presentes queremos registrar a presença dos seguintes veículos: Blog Saboeiro Existe, Blog do Voltaire Xavier, Blog Novo Oriente Vip, Blog da Dilma, Blog Thiago Aguiar (RN), Iguatu.Net, Blog Carlos Emanuel e Blog A Voz, dentre outros.
É bom lembrar que durante a abertura do evento, na noite da última sexta-feira (13), foi realizada a cerimônia de entrega do Troféu WebFor 2012, com show de forró do cantor Diassis Martins e banda, além de um delicioso coquetel regado a whisk Red Label e refrigerante.
O evento teve patrocínio do Governo do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, do Banco do Nordeste (BNB) e do Gran Marquise Hotel.
Detalhe: No domingo (15) aconteceu a "Desconferência" com a realização de cinco oficinas. Este blogueiro e escriba participou da oficina 4, que teve como tema: "Conexões globais e poder local - jornalismo, participação e democracia nos blogs do interior", com três palestrantes (jornalista Alberto Perdigão, ex-TV Verdes Mares; Emerson Damasceno e Alex Santana, do site Iguatu.Net).
Convite: O IX Encontro Estadual dos Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, promovido pela Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ocorrerá no próximo dia 05 de maio (um sábado), na cidade de Saboeiro, conforme divulgado pela blogueira Aécia Leal, do Blog Saboeiro Existe, durante o 2º WebFor. Vale lembrar que sairá um ônibus daqui de Fortaleza direto para Saboeiro, no dia 04 de maio. Participe e leve consigo toda a sua inteligência. Mais informações em breve!
# Crédito das fotos: Janaina Viana e Carlos Emanuel
Fonte: Blog Voltare.

Comentários

Eduardo Campos disse…
Economia

PIB da Austrália surpreende e cresce 0,9% no 4º trimestre

Marcel Salim
Colaborou Bloomberg News

03/03/10 08:37


A economia da Austrália registrou a maior expansão já vista nos últimos dois anos durante o quarto trimestre de 2009, com crescimento de 0,9% frente aos três meses anteriores.

No terceiro trimestre do ano passado, a economia australiana teve expansão de 0,3%, conforme dados revisados.

O resultado veio de acordo com o esperado pelos analistas.

No acumulado de 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) da Austrália avançou 2,7%, em termos anuais. A cifra é superior aos 2,4% projetados pelo mercado.

Os gastos com maquinaria e equipamentos cresceram 10,9% no último trimestre de 2009, em comparação aos três meses anteriores, adicionando avanço de 0,8 ponto percentual ao PIB.

Já os gastos dos consumidores subiram 0,7%, enquanto os investimentos do governo local aumentaram 1,8%.

Juros

O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) optou ontem (2) por elevar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, de 3,75% para 4,00% ao ano.

A decisão do RBA ficou em linha com o esperado por 14 dos 19 analistas consultados pela Bloomberg News.

Para Glenn Stevens, governador do RBA, o maior avanço já visto nos últimos três anos na geração de postos de trabalho e o aumento da confiança empresarial sugeriram que a economia australiana está crescendo conforme o esperado, após evitar a recessão ao registrar expansão nos primeiros dois trimestres de 2009.

A alta global nos preços das commodities durante o período beneficiou a recuperação da economia local, acrescentou Stevens.

O RBA foi o primeiro banco central do mundo a elevar o custo do dinheiro por três vezes em 2009, ajudado por um pacote de estímulos de 20 bilhões de dólares australianos (US$ 18 bilhões) anunciado pelo primeiro-ministro Kevin Rudd.

Câmbio

Os sinais de que a economia australiana registra boa performance está também na valorização da moeda local frente ao dólar americano.

A divisa australiana teve avanço de 42% frente a moeda americana desde março de 2009, e nesta semana registrou sua maior alta em 25 anos contra a libra esterlina.

http://www.brasileconomico.com.br/noticias/nprint/77884.html
Eduardo Campos disse…
Austrália, o oitavo país mais rico: FMI


Segunda, 30 abril 2012


O FMI classificou a Austrália como o oitavo mais rico entre os 33 países que compõem o grupo dos países desenvolvidos. De acordo com o FMI, esta é a classificação mais elevada da Austrália desde 1980, quando o país foi rebaixado devido à recessão de 1982-83.

O historiador econômico Angus Maddison estima que a Austrália foi o país mas rico do mundo 100 anos atrás, vivendo das exportações de ouro, lã e carne. Mas, com a diminuição da exportação do e da maufatura (principal motor de geração de riqueza global) a Austrália foi classificada # 17 em 1991.

A Austrália subiu para a posição # 12, em 2008, quando a crise financeira começou. Em 2009 a Austrália foi o país que mais cresceu entre os países desenvolvidos. O crescimento foi de apenas 1,3 por cento, mas 30 dos 32 países tiveram índices de crescimento negativo e Austrália superou países como a Áustria, Canadá, Islândia e Irlanda.

O FMI projetou que, até 2013, a Austrália irá subir para o sétimo lugar, superando os Países Baixos. Entre os seis primeiros são Luxemburgo, Cingapura e Hong Kong, onde o PIB é inflado pela entrada de multinacionais com menores taxas de impostos. Entre os três primeiros países, a Noruega é o país mais rico do mundo desenvolvido graças ao seu petróleo e as exportações de gás, seguido pelos Estados Unidos e Suíça.

Segundo estimativas do FMI, a Austrália estará operando em plena capacidade em 2010. O FMI sugeriu ao governo considerar políticas de controle de gastos, de consumo, aumento de impostos sobre os combustíveis e incentivar o investimento no setor imobiliário. "


Fonte: Theage.com.au


http://www.latinoaustralia.com.br/news-australia/Australia-o-oitavo-pais-mais-rico-FMI