Lançado Novo Blog da Dilma

É com grande alegria e satisfação, que comunicamos aos companheiros e companheiras, o lançamento do novo Blog da Dilma, com estrutura de portal, ágil, leve, lindíssimo e conteúdo de primeira. O antigo endereço ficará no ar por algumas semanas, até ajustar o novo portal. Espelhe para seus amigos e amigas:

Comentários

Eduardo Campos disse…
27/01/2012 11h35 - Atualizado em 27/01/2012 12h25


PIB dos EUA fecha 2011 com alta de 1,7%

Expansão ficou abaixo da registrada no ano anterior, de 3%.
Economia dos EUA completou dez trimestres de recuperação após crise.


O Produto Interno Bruto dos Estados Unidos (PIB) cresceu 1,7% em 2011, na comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Departamento do Comércio. O dado é a primeira estimativa do órgão e está sujeito a revisões. Em 2010, a economia norte-americana tivera expansão de 3%.

De acordo com o departamento, a expansão na economia no ano passado reflete, principalmente, contribuições positivas de consumo pessoal, exportações e investimentos fixos não residenciais. Por outro lado, o crescimento do PIB recebeu contribuições positivas de gastos de governos locais e estaduais, investimentos em estoques e gastos do governo federal. As importações, que também contribuem negativamente, tiveram alta no período.

Em dólares correntes, o PIB mostrou crescimento de 3,9% em 2011, para US$ 15,087 trilhões, uma alta de US$ 561,2 bilhões frente ao ano anterior.

4º trimestre
Nos últimos três meses de 2011, o PIB dos EUA teve alta anualizada de 2,8% na comparação com os três meses anteriores. No terceiro trimestre, a expansão ficara em 1,8%.

A expansão trimestral foi a maior desde o segundo trimestre de 2010, quando o PIB teve alta de 3,8%. Também marca o décimo trimestre consecutivo de recuperação da economia dos EUA, após a recessão resultante da crise financeira mundial.

Os gastos dos consumidores - que correspondem a mais de dois terços da demanda na economia norte-americana - aumentaram 2,0% no quarto trimestre, em comparação com a alta de 1,7% no terceiro trimestre e de 0,7% no segundo trimestre. O aumento ocorreu ao mesmo tempo que a taxa de poupança dos norte-americanos diminuiu.

O investimento das empresas cresceu 1,7% no quarto trimestre, bem menos do que a expansão de 15,7% no terceiro trimestre e de 10,3% no segundo trimestre. As vendas reais finais - que são o PIB menos as mudanças nos estoques privados - subiram 0,8%, após o avanço de 3,2% no terceiro trimestre.

As exportações dos EUA aumentaram 4,7% no quarto trimestre, o mesmo ritmo do terceiro trimestre. Os gastos gerais do governo diminuíram 4,6%.

Com informações da Agência Estado


http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/01/pib-dos-eua-fecha-2011-com-alta-de-17.html