As redes sociais vendem?

Mídia 8: As redes sociais são uma boa ferramenta de marketing para uma empresa, mas ao ler a pergunta "as redes sociais vendem?" você pode se questionar e dizer que o foco das redes sociais não é a venda e sim a comunicação (interação) com os clientes e potenciais clientes do seu negócio.
Essa é uma questão na qual concordo totalmente e tenho tido ótimos resultados com essa forma de trabalho. Mas, elas vendem ou não? As redes sociais podem ser usadas de diversas maneiras por empresas, sites, blogs e por pessoas que não têm um objetivo "comercial" envolvido. Vejamos:
Empresas
As empresas podem ter como objetivo, ao aderir as redes sociais, fazer um atendimento rápido junto aos seus clientes, monitorar as suas marcas com o intuito de antecipar alguns fatos indesejáveis, medir o termômetro de como sua marca/produto está se posicionando e sendo vista no mercado, interagir com seu público alvo através de promoções, concursos, sorteios, conversas, participações em discussões onde o tema esteja relacionado a um assunto que esteja ligado à sua empresa ou em qualquer outra forma de interação.
Sites e blogs de conteúdo
Os sites e blogs de conteúdo têm pontos que se assemelham aos objetivos das empresas, mas se diferem no fato de que o produto “vendido” é o conteúdo (artigos, posts, vídeos) gerado que, desse modo, como um produto físico ou uma prestação de serviço, deve ser de qualidade e diferenciará um site ou blog bom daquele ruim. Porém, para os sites a interação com o público também é fundamental.
Público em geral
As pessoas, diferentemente das empresas, site ou blogs, têm diversos objetivos ao usar as redes sociais, podendo ser para entretenimento, manter contato com os amigos e familiares, fazer network e muitas outras coisas que variam de acordo com o tempo disponível de cada ou da criatividade para uso dessas plataformas.
Agora você deve estar se perguntando porque o título desse artigo é "As redes sociais vendem?" e não algo como "A importância da interação nas redes sociais". Fiz essa introdução para responder se "as redes sociais vendem ou não vendem".
Para empresas, sites, blogs ou para o público em geral as redes sociais vendem, mas não de forma direta. As vendas nas redes sociais ocorrem de forma indireta. Abaixo mostro como cada um vende o que tem a oferecer nesse ambiente social.
A venda pelas empresas
As empresas vendem seus produtos de várias formas a partir do momento em que você começa a interagir com seus seguidores, oferecer conteúdo significante que os direcionem para seu site ou que fortaleçam sua empresa, como também quando você cria novidades que gerem uma maior visualização da sua marca, seja com vários RTs no Twitter, pelo compartilhamento de informações ou pelo botão curtir no Facebook ou em uma discussão em comunidades no Orkut.
As vendas são apenas consequências da interação da sua empresa/marca com o seu público. Tenho tido resultados bastante favoráveis com o Facebook, Twitter e Orkut, vendido muito sem em nenhum momento precisar divulgar os produtos da empresa, usando apenas uma conversação com o público.
Diversas vezes me deparei com vendas provenientes dessas redes sem mesmo precisar ter contato direto com o comprador, vendo apenas nos relatórios do Google Analytics (ferramenta gratuita que permite análises do seu site). Em outros casos tivemos vendas onde o seu início começou nessas plataformas, mas depois continuamos em outros meios (e-mail, telefone, chat)
A venda pelos sites e blogs
Os sites e blogs, da mesma forma que a empresa, precisam interagir com o seu público, porém o foco não é a venda de produtos e sim a de publicidade ou outros meios (ex. e-book com dicas) que o rentabilize, sendo o ponto principal angariar visitantes ao seu site para vender a publicidade, seja ela por meio de programa de afiliados ou por venda de pacotes publicitários para empresas.
Assim, da mesma forma que uma empresa, seu site terá que estar sempre em contato com seu nicho, gerando conteúdo de qualidade, onde a primeira coisa que você terá que vender é um conteúdo de qualidade (o título das publicações nesse ponto é de fundamental importância, pois é a porta de entrada para o conteúdo).
Mas e uma pessoa, o que ela venderia?
Com as mudanças da internet e devido à grande influência da web 2.0, as empresas estão contratando e analisando as pessoas através das redes sociais. Desse modo, as pessoas também “vendem” a sua marca pessoal (marketing pessoal) para as outras pessoas ou empresas. Uma rede social muito usada para isso é o LinkedIn.
Mas se você já está empregado ou não está a procura de um emprego, fica a dica: continue vendendo sua marca pessoal e fique antento ao que é falado nas redes, pois já houve casos em que pessoas foram demitidas devido a comentários postados na web ou, ainda, não foram contratadas por participarem de determinadas comunidades no Orkut. Eu, como empresa, não contrataria uma pessoa, por exemplo, que participa de uma comunidade com o título “Eu sou muito preguiçoso”.
Artigo enviado pelo leitor Ricardo Nazar, administrador e fundador do blog Venderon.

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