RECORDAR É VIVER!


Estava puxando da memória e consegui lembra-me de fatos interessantes:
Ainda menino, lembro do tremendo estardalhaço em torno de uma campanha institucional que mobilizou milhões de pessoas, do Oiapoque ao Chui, com a premissa 'OURO PARA O BEM DO BRASIL".
O país estaria quebrado - "a beira de um abismo" e era necessária a colaboração de cada um e de todos para que o país conseguisse escapar da dívida e(x)terna.
Bom, a campanha passou e a dívida continuou subindo!Pouco mais tarde, e não apenas em uma oportunidade, ouvimos que era "necessário apertar o cinto". A recessão que ia ser imposta era necessária, adivinhem para o que? Para enfrentar a dívida e(x)terna que nos sufocava.
Ouvi ainda algumas teorias brilhantes: Era preciso deixar crescer o bolo para depois dividir. Ou seja: aguentem a fome, esqueçam o frio, aceitem a miséria que logo logo melhora...
E o logo logo nunca chegava... Sempre se tinha uma ótima explicação: Quebrou tal país, terremoto em tal lugar, subiu o preço do xuxu...

E nosso povo continuava a ver navios...

A última que eu me lembro era de que se vendêssemos a riqueza de nosso país, do nosso BRASIL amado iríamos ter dinheiro para pagar a já cansativa dívida e(x)terna. Venderam nosso subsolo (Vale), venderam concessionárias públicas de energia elétrica e telefonia, queriam vender mais, mas nosso povo brecou!E o dinheiro das tais "privatizações" não pagou a dívida... Diga-se de passagem, onde mesmo que foi usado???

Daí veio um operário, que diziam analfabeto e despreparado e governou não apenas com a razão, mas principalmente com o coração. E de devedores e(x)ternos em poucos anos passamos a creedores externos!
Agora aparecem nomes, já conhecidos da velha política, dizendo que irão fazer mais. Que irão 'continuar' o governo LULA. Eles pensam que esquecemos...

Eles pediram ouro, eles pediram que apertássemos os cintos, eles disseram que primeiro o bolo tinha que crescer, eles venderam o patrimônio do Brasil.
Quem vai fazer o BRASIL continuar crescendo, quem manterá esta alegria estampada nos rostos de cada um e de cada uma, quem aumentará ainda mais o orgulho de termos nascido nesta pátria tem um nome, um nome que cada vez mais enche de esperança nosso povo:

DILMA ROUSSEFF

Luiz Antonio Franke Settineri - SAROBA

Comentários

Anônimo disse…
Se me lembro da campanha dê ouro para o bem do Brasil ... Jovenzinha, trabalhava na Rua Marconi - coração de São Paulo - na hora do almoço os coletores de "ouro velho" peças quebradas ou não que o povo enganado jogava num pano estendido no chão da R Barão de Itapetininga .... até eu, jacú, recém-chegada do interior do Paraná, doei meus pedaços de brinco de ouro e ganhei um anel de latão cunhado com a frase "DEI OURO PARA O BEM DO BRASIL". As parentes dos banqueiros, govenadores etc elite, douavam braceletes de ouro em frente às câmeras de TV. Acho que depois de gravado retiravam de volta. Sim, por que até hoje ninguém prestou conta de nada. Pois é, né seu Zé? José, e agora ?