Golpistas decretam estado de sítio em Honduras

Hondurenhos perdem liberdade de expressão e direito de ir e vir por 45 dias
Do R7, com agências internacionais.
O governo golpista de Honduras baixou neste domingo (27) um decreto que dá às autoridades o direito de proibir manifestações e reuniões públicas pelos próximos 45 dias. Também poderá suspender a liberdade de imprensa e de expressão se julgar necessário. Na prática, o país está sob um estado de sítio.

O decreto ainda autoriza que as forças armadas e a polícia fechem estações de rádio, TV e redações de jornais "que não ajustarem sua programação".

Segundo o jornal espanhol El País, o decreto foi aprovado numa reunião ministerial do presidente golpista Roberto Micheletti na última terça (22), um dia após o presidente deposto Manuel Zelaya retornar ao país e se asilar na embaixada brasileira.

Por 45 dias os hondurenhos terão suspensas a liberdade de livre circulação, de reunião e de expressão. Os presos do país também ficarão sob um regime de direito especial. Na prática, o país entra sob estado de sítio.

Golpe e asilo na embaixada
O presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, foi derrubado do governo por um golpe de Estado no dia 28 de junho. Zelaya ficou então refugiado na Nicarágua. Na última segunda (21), ele voltou escondido ao país e se abrigou na embaixada brasileira.
A estadia de Zelaya na representação diplomática do Brasil jogou para o país parte da responsabilidade para resolver a crise política no país da América Central.
http://noticias.r7.com/noticias.html
Creiam, tem uns abestalhados com blogs hospedado na Veja, que chamam isso de "democracia". Dizem os abestalhados que golpe queria dar o presidente Zelaya ao propor um refendo, uma consulta popular para uma nova Constituição para o país. O povo hondurenho poderia escolher se queria mudanças, ou não. Com voto, na urna. Zelaya não propôs mudar a Constituição no grito, no golpe, com o exército nas ruas, com estado de sítio, com censura da imprensa. Mas os abestalhados defendem a ditadura, o golpe.

Comentários

Anônimo disse…
A oposição está aparecendo na mídia e colocando o povo contra a política do governo do PT em Honduras. Aliás, distorcendo completamente, como é do feitio dêles. Colocam os terroristas que tomaram o poder naquela republiqueta como uma medida natural, se passando por santinhos
enquanto jogam a democracia no lixo!!! Além disso, colocam a política do governo em relação a Zelaya, de forma totalmente caótica, ridicularizando, completamente, o itamaraty e planalto. O Brasil vai ter que, pelo menos ameaçar esses terroristas hondurenhos, do contrário, poderá acontecer mortes na embaixada brasileira e as consequências podem ser muito sérias para o presidente Lula!!! O PT precisa mobilizar o povo, ir para as ruas angariar apoio às possíveis medidas enérgicas a serem tomadas pelo presidente Lula!!!! O PT não pode ficar omisso, tem que fazer algo, uma vez que temos apoio da ONU, da OEA e outras organizações internacionais. Vamos encarar de frente esses terroristas vira-latas e entreguistas de plantão, punindo-os de forma exemplar e restaurando a democracia naquele país, para o bem da grande maioria do povo hondurenho!!!!! É necessário mostrar ao povo brasileiro que a oposição não é contra o governo Lula, é contra o próprio povo brasileiro e o Brasil precisa agir energicamente - com emprego das forças armadas - contra esses terroristas hondurenhos!!!