Ideli defende apuração rigorosa de todos os responsáveis pelas mazelas do Senado

Enviado pela Liderança do PT no Senado:

A líder do Governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC) afirmou nesta terça-feira (30) que é contra responsabilizar um único senador pelas sucessivas denúncias que pesam contra o Senado. “Essa história de personalizar, partidarizar, não vai resolver o nosso problema”, afirmou, ao avaliar a crise a que está submetida a Casa. Ideli lembrou que as denúncias feitas pela imprensa sobre irregularidades na administração do Senado tratam de fatos de muito tempo. “É tudo muito antigo e tudo a muitas mãos, porque nada chega ao ponto que está para produzir este tipo de manchete, cada uma mais cabeluda, pior do que a outra, se não tivesse tido a participação de muitos, de muitas mãos”, sustentou. “Há no momento a interpretação de que se deseja encontrar uma solução rapidamente para acalmar a situação. O problema não é acalmar, é resolver a situação”, disse Ideli, refutando a solução de responsabilização individualizada pela crise. “Sou contra quem coloca o manto da ética para colocar a responsabilidade num único parlamentar”, afirmou. Segundo Ideli, várias medidas para melhorar e tornar mais transparente a gestão administrativa da Casa, que foram apresentadas pelo PT, receberam o devido encaminhamento pelo presidente do Senado, José Sarney. “Então nós precisamos de ação, de mudanças, que venha a público, que seja investigado com profundidade e que sejam punidos todos”, reivindica a líder. Embora defenda rigorosa apuração de todos os fatos e de todos os responsáveis, a governista é contra tomar decisões sem que as investigações sejam aprofundadas. “Precisamos investigação e provas, inclusive porque quando aparece uma denúncia, você vai ver, não é bem como foi publicado, não é bem daquele jeito; muitas pessoas às vezes até aparecem aqui envolvidas, mas, quando você vai verificar mesmo, não são”. A seu ver, ninguém pode ser acusado antes que a investigação seja efetivamente concluída

Comentários

Fica Sarney, pelo bem do Brasil.

Até agora ninguém falou da fantasma de Heráclito Fortes, deve ser porqrue a fantasma é filha de FHC. Essa turma é mesmo cara de pau. Depois que um procurador do Ministério Público informou que iria acionar a filha de FHC eles sairam com esta.

Filha de Fernando Henrique Cardoso deixa gabinete de Heráclito no Senado

BRASÍLIA – Filha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a secretária parlamentar do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), Luciana Cardoso, pediu demissão nesta segunda-feira. Ela ocupava cargo de confiança desde abril de 2003, com salário de R$ 7,6 mil.

Em sua carta a Heráclito, ela alega desconforto com a notícia de que não dava expediente no Congresso. Em seu cargo atual, ela trabalhava em sua própria casa, cuidando de assuntos pessoais do senador. “Sempre me mantive retraída, cuidando de fazer meu trabalho nas condições usuais e sem alarde.”

Ao justificar a decisão de se demitir, ela diz que é “para evitar constrangimentos” a Heráclito, primeiro-secretário da Casa. “Sou testemunha de seus esforços para aprimorar a administração do Senado e, por isso mesmo, não quero que pairem dúvidas sobre seus propósitos nem sobre minha conduta”, escreveu em carta ao senador. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Portal IG