''Governo seguiu a jurisprudência do STF''

O Estado de S. Paulo
Há 14 anos no Brasil, o italiano Giuseppe Cocco, doutor em história social pela Universidade Paris I e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aplaudiu a concessão do refúgio político a Cesare Battisti. A seguir, trechos de entrevista concedida por telefone:
O Brasil agiu corretamente ao conceder o refúgio político a Battisti? O governo brasileiro fez bem, na medida em que confirmou a jurisprudência do STF em relação a outros italianos (ligados à luta armada). Battisti foi condenado à revelia, então não teve direito a ampla defesa. A decisão brasileira é técnica e, ao mesmo tempo, tem a dimensão do reconhecimento político de que Battisti fez parte de um movimento nos anos 70 e que a repressão daquele movimento passou por uma dinâmica específica, com leis especiais. A grande imprensa se refere ao terrorista Battisti como se tivesse agido ontem, mas estamos falando de coisas acontecidas entre 30 e 40 anos atrás. O ministro Tarso Genro tem razão ao dizer que a imprensa teve comportamento diferente quando ele propôs a rediscussão da punição aos torturadores. Aí disseram que era coisa do passado.
Como o sr. vê a reação da Itália? O governo italiano e o conjunto da classe política estão protestando com uma dupla postura. Eles nunca convocaram seu embaixador em Paris quando a França deu abrigo não a um ou dois, mas a centenas de italianos. Com o Brasil a atitude é neocolonial. Segundo, quando falam das vítimas, por um lado têm razão: é um período triste, duro, e as famílias não entendem a posição brasileira. Mas os mesmos que falam da dor das vítimas não veem problema no fato de que leis da própria Itália premiaram um monte de assassinos, que circulam livremente no país, com períodos curtíssimos de prisão. Tarso Genro tem sido criticado por colocar em questão o sistema judicial italiano... Ele é acusado de ter tomado uma decisão política, mas seguiu o que o STF já tinha decidido sobre isso. Um dos críticos do ministro foi o governador Serra, que se mostrou escandalizado com Battisti, mas na última eleição apoiou Fernando Gabeira, que sequestrou um embaixador americano, mas não é considerado terrorista.
ACESSE O BLOG OFICIAL DOS AMIGOS E AMIGAS DA DILMA ROUSSEF

Comentários

Anônimo disse…
Battisti, SOME DAQUI, SOME DAQUI.....
Anônimo disse…
Battisti, seu eu pudesse eu matava mil
Anônimo disse…
João Gordo e Geremias:
Vocês dois querem uma para curar a psiqué doente e rancorosa de suas cabeças de mentes de 1cm-tamanho?
Parem um instante e meditem nisso:"Deve-se contar cada dia como uma vida separada"(Sêneca)
"Quem arrisca e erra pode ser perdoado. Quem nunca arrisca e nunca erra é um fracasso em todo o seu ser"(Paul Tillich).
E eu aconselho:Cuidem-se. Maldade traz maldade.
Anônimo disse…
Cocco é um socialista muito chato.
Ainda bem que é só um Cocco, se fosse dois seria um saco.
Anônimo disse…
Giuseppe Mario Cocco
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq


Quem libera verbas para o CNPQ?

Quem, Quem, Quem?
Anônimo disse…
"O pugilista cubano Erislandy Lara afirma que gostaria de ter recebido o status de refugiado no Brasil. Hoje, vive como exilado em Miami, onde é boxeador profissional. "Pedi asilo à polícia no Brasil e não me foi dada a oportunidade", afirmou Lara"
Anônimo disse…
O boxeador cubano não recebeu asilo por que estava sendo cooptado por um empresário de box alemão para ir lutar na Alemanha em lutas vinculadas a sites de apostas. Ele queria receber o privilégio de asilado político para depois seguir viagem para Alemanha! O governo brasileiro sabia disto e não concedeu o asilo.

Vocês não têm idéia de quantos asilados políticos existem no Brasil. Agora, a mídia fedorenta, quer fazer disto mais uma maneira de atacar politicamente o governo. É da tradição histórica do Itamaraty conceder asilo político. O Alfredo Strossner, ditador paraguaio por 35 anos, cujo governo matou 3500-4000 pessoas, viveu sob nosso sol longos 17 anos! Estes escrotos escreveram alguma coisa sobre isto? O exílio do Strossner no Brasil é conhecido como Exílio Dourado, tamanhas mordomias que tinha o crápula por nossas terras.

"A imprensa brasileira me dá azia!" Nunca melhor dito Sr. Presidente!

Abs-
Anônimo disse…
HE HE, QUANDO VEMOS AQUELE FILME, O LADRÃO SEMPRE TERMINA NA PRAIA, MULHERES DRINK E NO FUNDO O PÃO DE AÇÚCAR. É PRECONCEITO?????. NÃO.
HISTORICAMENTE O BRASIL TEM FEITO ESTE PAPEL, NÃO É APENAS O STROESSNER. FOI O RONALD BIGGS E VARIOS OUTROS LADRÕES DE DITADURAS OU NÃO LATINAS OU DE OUTRAS LATITUDES QUE TEM USUFRUIDO DESTA FORMALIDADE E "BONDADE" NOSSA. OLHA, A COINCIDENCIA, TODOS ESTES BENEFICIADOS, TINHAM "GRANA" PARA PAGAR "PEDAGIOS" ETC. OS CUBANOS COITADOS E OUTROS POBRES. NÃO TINHAM.
O POVO PARTICIPA DESTAS DECISÕES????? NÃO.
POUCOS MONOPOLIZAM E FAZEM ISTO EM NOME DO BRASIL. QUAL É A IDEOLOGIA? ??? O POVO, SABE QUE SEMPRE FOI O BOLSO, O CHAMADO "PEDAGIO" DE ALGUNS QUE TOMAM ESTAS DECISÕES. OLHA O CASO DOS CUBANOS, TINHAM OURO PARA DIVIDIR, NÃO. ERÃO COITADOS, IGUAL QUE NOSSAS MAIORIAS. ENTÃO, APLICARAM NELES O RIGOR DA LEI E "OUTRAS LEIS" PARA "CASTIGA-LOS" E DEVOLVE-LOS PARA DITADURAS ESPECIALIZADAS NA TORTURA DOS DESAFETOS. QUE ESTRANHO, HEIN?
agora, QUE A MIDIA BRASIL É ESCROTA? DE REPENTE? . MAS E O GOVERNO DA MUDANÇA, DO BRASIL PASSADO A LIMPO: "NÃO SE HOUVE PADRE". O CONTINUISMO DE POUCOS QUE GANHAM MUITO, CONTINUA. e ALGUNS DEVEM GANHAR UM BELO PEDAGIO PARA RECEBER ESTOS LADRÕES E ATÉ ASSASSINOS.
O POVO VAI RECEBER O TROCO QUANDO IRÁ VIAJAR PARA EUROPA ETC. SERÁ HUMILHADO, VEXADO, JUDIADO ETC.
O CONTINUISMO ESTÁ AÍ, ALGUNS LUCRARAM E LUCRARÃO COM ESTAS DECISÕES, MAS A CONTA, O CUSTO É SOCIAL, TODOS CONTINUAMOS PAGANDO.
ASSIM O AMIGO AQUI, CHAMA DE "ESCROTA" A IMPRENSA BR MAS, E OS "CARA-DE PAU" QUE TOMARAM AS DECISÕES, NADA!!!! SÃO OMITIDOS E EXIMIDOS DE CULPA. SÓ A IMPRENSA É ESCROTA!!!!!!
BOM, NEM TUDO É TRISTEZA, A GENTE TEM O PRESIDENTE MAIS NEO-LIBERAL DE A.L. (FOI APRESENTADO E RECONHECIDO ASSIM VARIAS VEZES, SEM RECLAMOS) OPA!!! QUE É ISSO? O CONTINUISMO??? NÃO ERA O GOVERNO DA MUDANÇA!!!!!