JOSÉ DIRCEU COMENTA:
José Serra vai dizer
que é bobagem

É o que ele sempre faz, com a cumplicidade da mídia paulista, para não responder às críticas dos adversários. Aliás, essa é sempre uma resposta clássica sua diante de perguntas que o desagradem ou quando não quer analisar colocações que não o interessem feitas por jornalistas. Mas Márcio Lacerda, o prefeito eleito de Belo Horizonte pela coligação PSB-PT, com apoio do governador de Minas, Aécio Neves, do PSDB, deu a classificação correta e foi ao ponto central da questão ao definir o projeto político de Serra como de centro-direita. Modéstia à parte, eu já venho dizendo isso há um bom tempo e repeti várias vezes agora, na recente campanha eleitoral. A coligação ex-PFL-DEM-PSDB e mais uma dúzia de penduricalhos de pequenas legendas da direita, que Serra montou em SP para reeleger o prefeito Gilberto Kassab, é um exemplo e tanto.

Uma pergunta que não pode calar - Ao reunir no 2º turno, além do PSDB-DEM - este último já incorporou grande parte do malufismo e do PP paulista - e o PTB, a novidade foi o apoio do PMDB de ex-governador Orestes Quércia. Afinal, Quércia era o grande arquiinimigo dos tucanos, uma das razões para a fundação do PSDB em 1988. Imaginem o que diria o ex-governador Mário Covas! Para Márcio Lacerda, a experiência de Belo Horizonte na eleição deste ano, ao contrário do que afirma Serra, tende a se expressar nacionalmente e é uma aliança de centro-esquerda, do PSDB social-democrata e não de centro-direita como o de São Paulo.

Como José Serra e a coalizão PSDB-DEM-PPS-PV, não explicitam qual é o programa que proporão ao país, além do antipetismo, do antilulismo e de um discurso vago de eficiência e corte de gastos - como defendia ontem o líder do DEM, senador Agripino Maia (RN), que não sabe do que esta falando - muito ao gosto de certa classe média, fica uma interrogação. E essa pergunta que não se pode deixar de fazer é: o governador Aécio Neves, vai ficar com qual coalizão, a de centro-direita ou a de centro-esquerda? Vai romper com o PSDB de direita de Serra ou integrará sua chapa como candidato a vice-presidente da República? Será seu vice ou candidato ao Senado por Minas Gerais?

Acesse os Amigos do Desabafo: TUDO EM CIMA

Comentários