Precisamos de cada amigo do DESABAFO: VOTE NO PRÊMIO IBESTLuiz Carlos Azenha:
CUBA AUTORIZA CIDADÃOS A SE
HOSPEDAR EM HOTÉIS PARA ESTRANGEIROS

cuc.jpg

SÃO PAULO - Quando estive em Cuba, no início de 2007, ouvi muitas reclamações. Algumas foram feitas abertamente, outras veladamente. Em um restaurante familiar, o dono lamentou que tinha chegado aos quarenta anos de idade sem poder sair do país, nem mesmo para fazer turismo na Jamaica. Constatei, nas ruas, a existência de uma classe média cubana. O calçadão do centro de Havana, onde ficam as lojas chiques - inclusive um pet shop - fica lotado aos sábados.

Com a educação e a saúde gratuitos e a moradia dilapidade, porém quase de graça, muitos cubanos acumularam suas reservas. Aqueles que lidam com os milhares de turistas estrangeiros - vindos especialmente da Europa - lidam com os chamados CUCs, o dinheiro especialmente emitido para as trocas oficiais com o euro e o dólar. Desde ontem, em outro pequeno e silencioso passo, o governo de Raúl Castro autorizou os cubanos a se hospedar em hotéis antes reservados a estrangeiros - de acordo com a agência France Press.

Anteriormente, o governo já havia anunciado que os cubanos poderão comprar celulares pré-pagos. E na quarta-feira entra em vigor medida que permite à população comprar aparelhos eletrônicos, especialmente DVDs e computadores. Importar esses produtos custa caro. Fico com a impressão que Raúl Castro quer matar dois coelhos com uma cajadada: enxugar os CUCs escondidos sob os colchões e permitir que os cubanos de classe média tenham a sensação de ascensão social com a compra de eletrônicos. A hospedagem nos hotéis, que já era autorizada para casais em lua-de-mel e em alguns outros casos, funciona mais para desfazer o ressentimento dos cubanos que se acham cidadãos de segunda classe diante de estrangeiros. É difícil acreditar, por exemplo, que eles acumulem reservas para se hospedar nos hotéis mais chiques de Varadero, caríssimos agora mesmo para quem paga com o dólar furado.

Acesse o blog da Jussara Seixas:

Comentários

Anônimo disse…
Serra Dengue?????

31/03/2008 - Epidemia no Rio, Ceará contabiliza 52 novos casos de dengue por dia.........

O Serra ainda é ministro???

Ou seria o lula um presidengue???
Anônimo disse…
E os debilóides ainda querem nos fazer crer que em Cuba se vive uma democracia.
Arre égua.
Anônimo disse…
É isso aí, Zé.
Quando Serra era ministro ele foi apelidado de ministro-dengue. Até o Lulalau em palanque disse que a culpa não era de prefeito e sim do governo.
Agora a culpa recai somente no César Maia.
O Temporão com cara de bundão com aquela fala mansa engana o povão e não fica nem vermelho.
Uma perguntinha básica: quem neste governo é competente?
O, xente.
Anônimo disse…
A ÚNICA COISA QUE DEU CERTO NESTE GOVERNO E O QUE OS PETISTAS ERAM CONTRA FOI DAR CONTINUIDADE AO PLANO ECONÔMICO DE FHC.