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A BÍBLIA RESPONDE:
Quem foi o arcanjo Miguel?
Resposta: Dentro do contexto da Bíblia Sagrada, que, sem sombra de dúvida, é a fonte de informações mais segura e confiável sobre angelologia, encontramos uma série de declarações que, comparadas e confrontadas, nos levam a compreender que o ArcAnjo Miguel é o próprio Cristo.

Apocalipse 12:7 declara que "houve guerra no Céu" e que "Miguel e Seus anjos lutaram contra o dragão". Daniel 8:25 diz que: "por sua astúcia nos seus empreendimentos fará prosperar o engano...; levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes...". Na versão parafraseada da Bíblia na Linguagem de Hoje, diz que: "ele desafiará a Deus, o Rei dos reis..." E segundo Apocalipse 19:16, Jesus Cristo é o Rei dos reis. Daniel 12:1 enfatiza que "nesse tempo se levantará Miguel, o grande Príncipe..." Daniel 9:25 refere-se ao Ungido como sendo o Príncipe, nestas palavras: "... desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe...". E no versículo 26, fala que o Ungido, ou o Príncipe do versículo 25, será morto. "Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará..." Daniel 9:26. Quem é esse Ungido? A resposta está em Lucas 4:17 e 18, onde Jesus, referindo-Se à profecia de Isaías 61:1 e 2, fala de Si mesmo nestas palavras: "O Espírito Santo está em Mim, pelo que Me ungiu..."

"O Espírito do Senhor Jeová está sobre Mim, porque o Senhor Me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-Me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes." Isaías 61:1 e 2. E foi-Lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: "O Espírito do Senhor é sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-Me a curar os quebrantados do coração." Lucas 4:17 e 18.

Atos 10:38 e 39 declara, de maneira mais direta, quem é esse Ungido, com as seguintes palavras: "Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele. E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-O num madeiro." Atos 4:26 diz que: "levantaram-se os reis da Terra e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o Seu Ungido..." Aqui não se trata de qualquer ungido, mas do Ungido, o Messias. Atos 5:30 e 31 acrescenta que: "o Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes... Deus, porém, com a Sua destra o exaltou a Príncipe e Salvador..."

Quem poderia ser, pois, Miguel de Apocalipse 12:7? Miguel, vosso Príncipe, de Daniel 12:11? Miguel, o grande Príncipe, de Daniel 9:25? Porventura a resposta não estaria em Apocalipse 1:5, onde está escrito: "E de Jesus Cristo, que é a Testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos, e o Príncipe dos reis da Terra...?" - (Versão Trinitariana, Edição Revista e Reformulada segundo o original Hebraico e Grego). Corroboram essa versão também às versões da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, a New York: American Bible Society e Holy Bible, Translated From The Latim Vulgate, Bélgica. Wilson Sarli, Anjos Exércitos Invisíveis de Luz e Poder, 2.ª ed., 2000, pág. 339. Muita especulação surgiu através dos tempos, nas tradições judaicas e cristã, sobre a natureza e obra dos anjos, bem como sobre a identificação do Arcanjo Miguel. Na literatura pseudo-epígrafa, por exemplo, Miguel é apresentado como um dos sete anjos celestiais (I Enoque 20:1 a 7; 81:15; 90:21 e 22; Tobias 12:15), e um dos quatro que se encontram mais próximos do trono de Deus (I Enoque 9:1; 40:1 a 10; 54:6; 71:8, 9 e 13). Essas tradições extrabíblicas têm sido usadas por muitos comentaristas contemporâneos para alegar que Miguel é apenas um anjo, criado por Deus, que exerce a função de principal líder das hostes angélicas.

Miguel é apresentado em Judas 9 como o "Arcanjo" que, na disputa "a respeito do corpo de Moisés" (Deuteronômio 34:5 e 6), enfrentou o diabo com as palavras: "O Senhor te repreenda!" Essa alusão identifica Miguel como o "Arcanjo do Senhor" que, na contenda sobre o "sumo sacerdote Josué", disse igualmente ao diabo: "E me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? Ora, Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do Anjo." Zacarias 3:1 a 3. Fundamentados nas semelhanças que a Bíblia apresenta entre as características da missão do Arcanjo Miguel com as de Cristo, podemos concordar como outros comentaristas, como João Calvino e Matthew Henry, que identificam Miguel como Cristo e não um simples anjo (ou um ser criado). Revista Sinais dos Tempos, agosto de 1998, pág. 29. Bíblia Online.

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