SÍMBOLO TUCANO

Eduardo Guimarães escreve: A carta do "ex-assessor especial da Presidência da República" Eduardo Graeff (vide abaixo), publicada hoje no Painel do Leitor da Folha de São Paulo, revela aspecto curioso da personalidade de FHC. O PSDB escolheu a ave errada para simbolizá-lo. Em vez do tucano, deveria ter escolhido o pavão. Vejam que a declaração de FHC sobre a forma de Lula falar, é um desastre político. Fácil de ser compreendido, o insulto tucano atinge dezenas de milhões de brasileiros e brasileiras que tampouco concluíram seus estudos e que falam igualzinho ao petista.

E com o que é que FHC está preocupado, a ponto de colocar um de seus acólitos para se manifestar em seu nome? Com a repercussão impressionantemente negativa da diatribe tucana? Nãaao, FHC está preocupado com a hipótese de que se espalhe que ele falou errado. Pelo que conheço do idioma - que não é muito, mas não é tão pouco -, a fala de FHC não violou assim a norma culta. O fato de a construção da frase não ter sido a mais adequada importa bem menos do que nada numa fala espontânea. O ponto não é esse. O conteúdo do que FHC falou é que é podre. A preocupação do ex-presidente mostra o perigo de se colocar essa gente (o PSDB) de volta no poder. Os tucanos desprezam o cidadão comum.

Folha de São Paulo - Painel do Leitor - 27/11/07 - "O erro da reportagem do dia 24/11 deu filhote na coluna de ontem de Fernando de Barros e Silva (Opinião, pág. A2): "Que o professor emérito e de carreira internacional tenha tropeçado no idioma nativo (...)", presume o articulista para reforçar um comentário crítico ao discurso de FHC. Receio que seja inútil, mas não posso deixar de pedir: reconheçam que FHC não errou, e sim os jornalistas que lhe atribuíram o erro." EDUARDO GRAEFF , ex-assessor especial da Presidência da República (São Paulo, SP).

Acesse um blog inteligente: Por Um Novo Brasil

Comentários

Anônimo disse…
Analfabeto disse:
Pior do quer ignorante, é fazer apologia à ignorância como faz e muito bem o sr. Luiz Inácio Lula da Silva e pior: gaba-se, por exemplo, de nunca ter lido um livro na vida, de ter lido somente gibis.
Hoje a Educação está jogada pra escanteio, está em segundo plano.
Jornalistas e repórteres não precisam mais escrever e falar corretamente, por isso o que lemos e ouvimos por aí é de rir para não chorar.
Por tudo isso é que joguei também meu cargo Professor PIII a escanteio.
Não é que um aluno meu não queria estudar, só tirava notas vermelhas? falei com os pais dele e, em uma reunião, a diretora da escola perguntou o que ele seria na vida sem estudo; que com estudo já estava difícil de arranjar emprego, sem ele era pior ainda etc etc etc.
Sabem o que ele respondeu na frente dos pais dele?: "se o... é prefeito e o Lula é presidente, por que eu não posso ser alguém na vida, um dia"?
(Esse o... é o prefeito de minha cidade que não tem nem o curso fundamental e é um péssimo prefeito).
Então, estudar pra quê, "né", gente?
É bonito isso, Eduardo guimarães?
Anônimo disse…
Para ser gari precisa ter pelo menos o ensino fundamental e para ser político não precisa diploma nenhum?
Está na hora de mudar a Constituição!!!
Anônimo disse…
Olha, concordo. A turma do PSDB é metida a pavão mesmo. E penso que o símbolo do PT devia ser o Chupim.