BRASIL lidera acesso à
internet na América Latina
Os defensores do Imperador FHC estão morrendo de INVEJA novamente. Toda semana UMA BOA NOTÍCIA. O Governo do ex-torneiro mecânico, agora presidente, é MUITO melhor do que o FALASTRÃO. O jornal Estadão de hoje: Atrás de países vizinhos em áreas básicas como escolaridade, saneamento e mortalidade infantil, o Brasil ganha na modernidade tecnológica. O relatório do Índice de Desenvolvimento Humano, divulgado esta semana pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud), mostra o país com um desempenho à frente de Chile, Argentina, México e Uruguai no acesso à internet. No país, a cada mil habitantes, 195 tinham acesso à web em 2005.

O número é 62,5% maior do que o registrado em 2004, quando 120 brasileiros a cada mil usavam a rede. O México, o país latino-americano mais próximo do Brasil em dimensões e população, tem 181 usuários a cada mil habitantes - no IDH, o México aparece 18 posições à frente do Brasil, em 52º no ranking. Na Argentina, são 177 por mil e no Chile, 172 por mil. O Uruguai é o que mais se aproxima do Brasil entre os latino-americanos considerados com alto desenvolvimento humano: chega a 193 usuários por mil habitantes.

"É inegável que tem havido um avanço na inclusão digital no Brasil, não há dúvida. Isso é essencial para um país em desenvolvimento em um mundo globalizado", afirma Jorge Werthein, coordenador no Brasil da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla). Mesmo em locais de acesso público à internet, como escolas, são os menos pobres entre a população de baixa renda que costumam usar o equipamento. Um estudo feito pela própria Ritla mostra que são as escolas públicas mais bem localizadas, que têm estudantes não tão pobres, onde estão hoje os laboratórios de informática, especialmente aqueles com acesso à internet. Apenas 28% dos estudantes de escolas públicas com renda mais baixa têm acesso à web. Esse número sobe para 67,2% entre aqueles com renda mais alta.

Comentários

Anônimo disse…
Concordo, Daniel, que essa é uma boa notícia, oxalá todos os brasileiros pudessem ter acesso não somente à internet, mas à moradia, alimentação e escola.
Só não concordo que todos os dias temos uma boa notícia, é uma pena!
Acabei de ler no UOl que em lista de 34 países, o Brasil é o que menos gasta com educação. Que Educação põe Brasil entre últimos em rankink mundial de talentos. Que o Brasil ocupa entre 50o. a 570o. lugar numa lista de 57 países. De acordo com a lista, que será publicada em detalhes na semana que vem, o Brasil fica a frente apenas da Colômbia, Tunísia, Azerbaijão, Catar e Quirguistão.
Que 48,4% das empresas criadas em 1997 fecharam as portas até 2005, diz IBGE.
Abri uma firma em 2001 de prestação de serviços, possuía 4 funcionários. Em 2005 despedi 2 funcionários e hoje não tenho nenhum e estou encerrando a firma. Não agüentei pagar os impostos, mais 1.600,00 de salários mensais.
Como vê, Daniel, não podemos, ou pelo menos eu, não posso achar que tudo está às mil maravilhas porque não está.
Todos os países do mundo, a cada ano que passa, sempre cresce um pouco e melhora um pouco mais a vida de cada cidadão, por isso posso lhe assegurar que cada vez que melhoramos não é mérito exclusivamente do presidente Lula, assim como coisas ruins também não são culpa exclusivamente dele, mas de uma série de fatos.
Concorda?
Essa é a minha opinião. É isso.
Lina