Ainda sobre a Emenda do
Terceiro Mandato

Continua a discussão sobre a emenda que permitiria que Lula disputasse um terceiro mandato em 2010. O presidente já disse que é contrário á idéia. Mas há quem goste dela. E também quem não goste. Mas daí a chamá-la de antidemocrática, de ataque à Constituição, vai uma diferença enorme. Um dos que abrem a boca e empinam o peito para criticar a idéia é o senador tucano Arthur Virgílio, aquele que se candidatou a governador em seu estado, o Amazonas, e foi menos votado que candidatos que se elegeram deputados federais. No entanto, esse mesmo Virgílio, em 1997, falava assim sobre a possibilidade de um referendo para autorizar um segundo mandato para FHC (lembrem-se que, na época, a reeleição era proibida):
"Com o referendo, a aprovação da reeleição será uma barbada."

Então, como já perguntei aqui outro dia, por que naquela época pôde e agora não? Se a maioria do Congresso decidir pela medida, onde isso fere a democracia? Se a medida for levada a uma consulta popular e a população aprová-la, onde isso fere a democracia? Se Lula vier a se candidatar e vencer mais uma vez nas urnas, onde isso fere a democracia? O que fere a democracia é comprar votos para a emenda da reeleição, como confessou Ronivon Santiago, na que favoreceu Fernando Henrique. Se for a vontade da maioria do Congresso, se for a vontade de Lula e da população, onde seria antidemocrático um terceiro mandato? Antidemocrático é a oposição sem voto querer ganhar no grito, tentar derrubar um presidente eleito, como ameaçaram várias vezes no passado, até com a participação da OAB, com um processo de impeachment. Escrito por Antônio Mello - blog do Mello.

Comentários do Internauta:

Jussara Seixas disse... Querido Daniel

Essa proposta de reeleição infinita, não é do PT. Ela data do ano de 2000,era FHC. Teve o aval do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que considerou, na época, a proposta constitucional.Eles queriam, o 3º mandato para FHC. Você ouviu alguma gritaria da mídia na época? Eu não ouvi, FHC podia, a mídia até iria ajudar.Então tá. Leia o texto que esta na Folha de hoje. Sem alarde, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mandou desarquivar em abril deste ano uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que permite a reeleição sem limites para cargos majoritários, abrindo caminho para a aprovação de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido partiu do deputado Fernando Ferro (PT-PE). Ele solicitou, em fevereiro, o desarquivamento de propostas sobre a reeleição e acabou colocando novamente em discussão a emenda que permitiria a perpetuação no poder, já que todas estavam apensadas.

O movimento dos petistas foi feito de forma silenciosa e pode acelerar a discussão levantada pelos deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Carlos Willian (PTC-MG), que defendem a possibilidade de terceiro mandato para Lula, uma vez que a emenda já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara em junho de 2000.Composta por parlamentares com formação em Direito e dirigentes partidários, a comissão é considerada trincheira na Casa e dificilmente o governo conseguiria aprovar novamente o texto hoje. O relator na comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), considerou, na época, a proposta constitucional. O texto foi aprovado em votação simbólica; apenas o então deputado Bispo Rodrigues (RJ) foi contra. O próximo passo é a discussão em comissão especial, que depende do presidente da Câmara para ser instalada, e que discutiria todas as emendas sobre o tema reeleição.

Infinitas - De autoria do ex-deputado Inaldo Leitão (PR-PB), a proposição permite ao presidente da República, prefeitos e governadores concorrerem a infinitas reeleições, desde que se licenciem do cargo seis meses antes da disputa. Na emenda, o deputado copiou o texto da Constituição que define ser permitida a "reeleição", mas suprimiu a previsão de que a renovação do mandato só é possível na eleição "subseqüente". Desta forma, ele entende que abriu a possibilidade para mandatos sucessivos. Como o autor não foi reeleito, a PEC foi arquivada no início desta legislatura, mas voltou a tramitar em fevereiro com a iniciativa de Ferro. Os deputados Rita Camata e Valdemar Costa Neto (PR-SP) também solicitaram o desarquivamento da emenda, mas Chinaglia desconsiderou, pois já havia atendido ao petista.

Assim como o deputado Devanir Ribeiro, Ferro também é próximo do presidente Lula. Devanir já disse que irá apresentar uma emenda constitucional no próximo mês sugerindo um referendo para que a população decida sobre o terceiro mandato, que seria realizado juntamente com as eleições municipais. A Folha apurou que a idéia é andar com as duas propostas paralelamente. Garantido o apoio popular, a PEC já estaria bem encaminhada e com a vantagem de não ter sido apresentada por um petista.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0111200710.htm

Comentários

Anônimo disse…
Cézar Henrique, disse:

Daniel,

Não é minha intenção, em nenhum momento (epa.... quase que eu digo nunca, jamais) debochar, desfazer ou desrespeitar aos que sofrem da doença que acometeu o Marx – que na condição de doente foi merecedor de todo respeito; já na condição de um dos fundamentadores do comunismo não merece nenhum respeito.

Mas, sabedor da descoberta fica mais fácil entender porque o comunismo é tão nocivo, tão maléfico, tão satânico.

Problema dermatológico de Marx pode ter influenciado textos dele

Do Click21

LONDRES (Reuters), 30 de outubro - Karl Marx, que reclamava do surgimento constante de furúnculos doloridos, sofria na realidade de uma doença crônica de pele cujos efeitos psicológicos conhecidos podem ter influenciado os textos dele, afirmou na terça-feira um especialista britânico da área.

Sam Shuster, professor de dermatologia na Universidade de East Anglia, acredita que o pensador revolucionário sofria de hidradenitis suppurativa (HS), um mal em que as glândulas sudoríparas apócrinas - encontradas principalmente nas axilas e na virilha - ficam bloqueadas e inflamam-se.

"Além de reduzir sua habilidade para o trabalho, o que contribuiu para seu deprimente estado de pobreza, a hidradenitis reduziu em grande medida a auto-estima dele", afirmou Shuster, que publicou o resultado de suas pesquisas na British Journal of Dermatology.

"Isso explica a autodepreciação de Marx e o alheamento dele, uma resposta que se refletiu no conceito de alienação desenvolvido por ele em seus textos."

Apesar de estar ligada ao aparecimento de caroços semelhantes a furúnculos, a HS, um mal que provoca muita dor, também faz surgirem uma infecção disseminada, inchaços, endurecimento da pele e cicatrizes.

A doença explicaria ainda várias das outras reclamações feitas por Marx, tais como dores nas juntas e um problema doloroso nos olhos que, com frequência, impedia-o de trabalhar.

Shuster baseou seu diagnóstico em uma análise do grande número de cartas de Marx, nas quais descreveu para amigos seu estado de saúde e chamou as lesões cutâneas de "vira-latas" e "porcos".

"A burguesia se lembrará das minhas pústulas até o dia da morte dela", escreveu Marx a Friedrich Engels em uma carta de 1867.

Marx, que morreu em 1883, foi um dos filósofos mais influentes do século XIX e seus textos serviram de base para o comunismo da era moderna.

Cézar Henrique
www.blogdaunr.blogspot.com
Anônimo disse…
Não, por favor parem com isso. O ideal seria Lula eleger seu sucessor. Dilma Roussef é o nome.
Unknown disse…
Querido Daniel

Essa proposta de reeleição infinita, não é do PT. Ela data do ano de 2000,era FHC.Teve o aval do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR),que considerou, na época, a proposta constitucional.Eles queriam, o 3º mandato para FHC.
Você ouviu alguma gritaria da mídia na época? Eu não ouvi, FHC podia, a mídia até iria ajudar.Então tá.

Leia o texto que esta na Folha de hoje.


Sem alarde, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mandou desarquivar em abril deste ano uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que permite a reeleição sem limites para cargos majoritários, abrindo caminho para a aprovação de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O pedido partiu do deputado Fernando Ferro (PT-PE). Ele solicitou, em fevereiro, o desarquivamento de propostas sobre a reeleição e acabou colocando novamente em discussão a emenda que permitiria a perpetuação no poder, já que todas estavam apensadas.
O movimento dos petistas foi feito de forma silenciosa e pode acelerar a discussão levantada pelos deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Carlos Willian (PTC-MG), que defendem a possibilidade de terceiro mandato para Lula, uma vez que a emenda já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara em junho de 2000.
Composta por parlamentares com formação em Direito e dirigentes partidários, a comissão é considerada trincheira na Casa e dificilmente o governo conseguiria aprovar novamente o texto hoje. O relator na comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), considerou, na época, a proposta constitucional. O texto foi aprovado em votação simbólica; apenas o então deputado Bispo Rodrigues (RJ) foi contra.
O próximo passo é a discussão em comissão especial, que depende do presidente da Câmara para ser instalada, e que discutiria todas as emendas sobre o tema reeleição.

Infinitas
De autoria do ex-deputado Inaldo Leitão (PR-PB), a proposição permite ao presidente da República, prefeitos e governadores concorrerem a infinitas reeleições, desde que se licenciem do cargo seis meses antes da disputa. Na emenda, o deputado copiou o texto da Constituição que define ser permitida a "reeleição", mas suprimiu a previsão de que a renovação do mandato só é possível na eleição "subseqüente". Desta forma, ele entende que abriu a possibilidade para mandatos sucessivos.
Como o autor não foi reeleito, a PEC foi arquivada no início desta legislatura, mas voltou a tramitar em fevereiro com a iniciativa de Ferro. Os deputados Rita Camata e Valdemar Costa Neto (PR-SP) também solicitaram o desarquivamento da emenda, mas Chinaglia desconsiderou, pois já havia atendido ao petista.
Assim como o deputado Devanir Ribeiro, Ferro também é próximo do presidente Lula. Devanir já disse que irá apresentar uma emenda constitucional no próximo mês sugerindo um referendo para que a população decida sobre o terceiro mandato, que seria realizado juntamente com as eleições municipais.
A Folha apurou que a idéia é andar com as duas propostas paralelamente. Garantido o apoio popular, a PEC já estaria bem encaminhada e com a vantagem de não ter sido apresentada por um petista.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0111200710.htm
Anônimo disse…
Que engraçado! Pedir o impedimento de Collor foi normal. Pedir Fora FHC tão logo ele foi reeleito também foi absolutamente normal. Agora, fazer uma passeata contra a situação vergonhosa da política nacional ou mesmo um Fora Lula ainda tímido como os que ocorreram nas passeatas do Cansei, aahhhh, não pode não. É movimento golpista da elite cansada de Campos do Jordão.

Vocês me cansam, literalmente, com esse papo furado.
Anônimo disse…
Que engraçado! Pedir o impedimento de Collor foi normal. Pedir Fora FHC tão logo ele foi reeleito também foi absolutamente normal. Agora, fazer uma passeata contra a situação vergonhosa da política nacional ou mesmo um Fora Lula ainda tímido como os que ocorreram nas passeatas do Cansei, aahhhh, não pode não. É movimento golpista da elite cansada de Campos do Jordão.

Vocês me cansam, literalmente, com esse papo furado.
O blog DESABAFO não aceita tipo de tratamento:
"Essa besta da Jussara vive em outro mundo."
Esse tipo de comentário será DELETADO.

O editor.
Procuramos respeitar todo internauta que acessa o blog. Não há nada pessoal. Peço equilíbrio nos comentários.

O editor.
Anônimo disse…
Daniel, não usei palavras de baixa calão, só expus o que penso dessa tal de Jussara e meu comentário foi deletado.
Quando ela se dirige ao PSDB, DEM e FHC com palavras ofensivas aí pode, aí é liberado, não é mesmo?
Tá bom, então.
Anônimo disse…
O blog da Jussara não aceita comentários? Por quê?
Anônimo, peço desculpas pelo comentário deletado. Não aceito é macular a imagem de qualquer internauta.

Vc deve saber que muitas críticas contra o presidente Lula não são censuradas. Gostaria da compreensão de todos.

A Jussara tem o direito de fazer o que ela quer no blog "POR UM NOVO BRASIL", respeito. O blog DESABAFO acha que a liberdade de expressão deve existir num veículo alternativo de comunicação. Censurar? Não.

Um abraço,
O editor.
Anônimo disse…
Cézar Henriquez,

Daniel,

resposta ao ANONIMO que indaga a razão do Blog da Jussara não aceitar comentários:

É simples caro ANONIMO comecei a postar no Blog da Jussara FATOS e os FATOS sempre são desfavoráveis ao apedeuta do Lula e como ela não aceita que digam a verdade - especialmente quando a verdade não é favorável as esquerdas - ela tentou me bloquear via IP.

Mas além de usar IP móvel tenho várias conexões a internet e o bloqueio não funcionou; aí ela adotou a censura prévia.

abraços,

Cézar Henrique
www.blogdaunr.blogspot.com
Anônimo disse…
Agora entendi, Cézar Henrique.