Jurista Dalmo Dallari vê "coação"
ao STF e defende Lewandowski

Primeiro, uma troca de mensagens por computador com uma colega é fotografada e exposta pela imprensa a todo o país. Agora, uma conversa por celular é parcialmente ouvida por uma repórter e chega à manchete de um jornal. No centro dos dois episódios, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal. Segundo, a Folha de S.Paulo, o ministro disse a um interlocutor que seus colegas estavam "com a faca no pescoço" ao julgar a abertura de processo criminal contra os acusados de envolvimento com o esquema do mensalão. "A imprensa acuou o Supremo", afirmou Levandowski ao celular, ainda de acordo com o jornal, em um restaurante de Brasília, na noite de quarta-feira.

O jurista Dalmo de Abreu Dallari, que foi professor de Lewandowski, concorda com a tese de que houve pressão da imprensa -usa até o termo "coação"-, mas não acredita que ela possa ter sido formulada por seu ex-aluno. "Que houve uma pressão da imprensa é mais do que óbvio. Grande parte da imprensa não queria um julgamento, queria uma condenação", disse Dallari. Ele afirma, porém, que a reportagem da Folha é uma "invencionice" e que seu ex-aluno teve agredido o direito à intimidade e à privacidade. Avisada das críticas, a Folha não se manifestou até este momento. Leia a seguir a íntegra da entrevista concedida pelo jurista, por telefone, a Terra Magazine.

Terra Magazine - Eu gostaria de ouvi-lo sobre a reportagem da Folha na qual o ministro Lewandowski afirma que votou acuado pela imprensa. Como o senhor vê essa questão? Dalmo de Abreu Dallari - Em primeiro lugar, acho absolutamente imoral e ilegal o que a Folha está fazendo. Na verdade, a repórter não ouviu isso do ministro. Ela, segundo consta, estava sentada numa mesa de restaurante e o ministro estava falando no celular caminhando, não estava parado. E ela reproduz todo o diálogo, ela dá os argumentos da outra pessoa com quem falava o ministro, tira conclusões. É espantoso, essa repórter tem poderes mediúnicos. Na verdade isto é uma invencionice. Acabo de ler isso, fiquei indignado.

O senhor vê esse episódio como uma violação de sigilo... Não tenho dúvida. É mais uma agressão ao seu (de Lewandowski) direito à intimidade e à privacidade.
E o fato em si o sr. acha que não é verdadeiro? Os ministros não... Não é verdadeiro, eu conheço muito o professor Lewandowski, ele foi meu aluno de pós-graduação aqui na Faculdade de Direito. É um homem impoluto, do mais alto nível ético, não acredito de maneira alguma nessas acusações. Mas a maneira como ela descreve deixa evidente que é imprensa marrom. Há muita invencionice, sem dúvida. Muitas vezes a gente está num lugar público e alguém está num celular, fala alto e a gente ouve, mesmo que não queira, mas não ouve o que a outra parte fala. E ela reproduz, diz que o outro dizia e ele respondia "sem dúvida". Aí ela concluiu o que o outro dizia...

Nessa conversa o ministro se declara independente, mas faz uma análise sobre o Supremo em geral, diz que o Supremo votou pressionado pela imprensa... Isso é o que a jornalista diz. E eu não acredito que ele tenha dito isso.

E dessa análise o senhor discorda também? Que houve uma pressão da imprensa é mais do que óbvio. Grande parte da imprensa não queria um julgamento, queria uma condenação. Houve um prejulgamento, disso não tenho dúvida, estou lendo todos os dias vários jornais, estou acompanhando.

E essa eventual pressão não pode ter afetado o comportamento de alguns ministros? Eventualmente pode. Mas não dá para dizer que eles concluíram por causa disso. Que isso pode ter afetado eu acho também, são fatores humanos. Em caso de dúvida, podem ter preferido não afrontar a coação da imprensa, isso pode acontecer. Mas que houve essa tentativa de coação, disso não há duvida. Fonte: Magazine Terra.

José Dirceu 'Tranqüilo e indignado',
'nem vítima nem mártir'

José Dirceu tem certeza de sua inocência. Até porque, segundo ele, o mensalão não existiu. O ex-ministro da Casa Civil e ex-presidente do PT acredita que o julgamento do Supremo Tribunal Federal que decidiu processá-lo por corrupção ativa e formação de quadrilha foi injusto. Mais do que isso. Dirceu vai além. Segundo reportagem publicada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, disse que a tendência de seus colegas seria "amaciar para Dirceu" e que os juízes da Corte acabaram votando "com a faca no pescoço", referindo-se à pressão da mídia.

Paulo Henrique Amorim
QUE SUPREMO É ESSE? - II

. A Folha de S. Paulo (clique aqui para ler no Último Segundo) revela um fato espantoso: o ministro Ricardo Lewandowski, num ato de despudor, informa ao celular que os ministros votaram "com a faca no pescoço".
. Este Supremo é o outro nome da impunidade neste país (clique aqui para ler "Impunidade, teu outro nome é o Supremo").
. Este Supremo tem um ministro que solta os bicheiros que, um mês depois, a Polícia (Republicana) Federal tem que prender de novo (clique aqui).
. Se tiver razão o ministro Lewandowski, que trata ao celular de assuntos de que um Ministro não deveria tratar nem no confessionário, se ele tiver razão, chamar o Supremo de Supremo é uma impropriedade.
. Se ele tiver dito a verdade, este Supremo se curva a qualquer pressão, inclusive de uma mídia conservadora (e golpista !) e, portanto, subscreve a agenda golpista dessa mídia.
. Se o ministro Lewandowski tiver dito a verdade enquanto falava ao telefone e tomava vinho Santa Júlia, o professor Wanderley Guilherme dos Santos terá toda a razão: o poder dessa mídia é criar crises. Como a de enfiar a faca no pescoço daqueles que os brasileiros acreditavam ser ministros de um Supremo.

QUE SUPREMO É ESSE? - III

O Ministro Ricardo Lewandowski mostrou o caminho das pedras para a mídia conservadora (e golpista !) ganhar qualquer ação no Supremo e derrubar o presidente Lula – como é o objetivo da mídia, desde o Governo Vargas.
. É só botar a faca no pescoço da Justiça.
. Porque a Justiça não resiste à pressão da mídia conservadora (e golpista !).
. Ao contrário: a Justiça a corteja, como faz todos os dias, todas as semanas, o Ministro Marco Aurélio de Mello, que gosta mais de câmera de televisão do que o Farol de Alexandria...
. E a mídia conservadora (e golpista !) encontrou, no caso não-provado do “mensalão” - como não se cansa de repetir o Mino Carta: clique aqui para ler o Blog do Mino - o instrumento perfeito.
. Trata-se do Procurador-Geral da República, Antônio Fernando de Souza, o mesmo que se esqueceu de perguntar quem irrigou o “mensalão” – ou, como diria o varão de Plutarco, Roberto Jefferson, “cadê os corruptores?”
. O Procurador-Geral descobriu que ganha no grito: que põe a faca na mão da mídia conservadora (e golpista !) e a mídia enfia a faca no pescoço dos supremos ministros.
. A cada meia hora, o Procurador-Geral está disponível para dar uma nova entrevista e anunciar provas devastadoras contra os “mensaleiros”.
. Primeiro, o Procurador-Geral – com ou sem a mídia conservadora (e golpista !) – não pode mudar as acusações.
. Não pode dizer, por exemplo, que Silvio Pereira é o verdadeiro mandante do atentado contra o Major Rubem Vaz ...
. O Procurador-Geral só pode apresentar uma infinidade de novas provas, desde que se restrinjam à acusação que JÁ fez.
. Segundo, que provas são essas que ele não apresentou na hora certa?
. O Procurador-Geral deveria gastar uma boa parte do seu tempo a descobrir quem financiou Marcos Valerio, por exemplo.
. Prestaria um grande serviço à causa da Justiça.
. Mas, não.
. O Procurador-Geral empunha a espada de Jackson, o personagem da novela “Vidas Opostas”, da Record.
. E vai arrastar essa espada, para baixo e para cima, com a ajuda da mídia conservadora (e golpista !), e ganhar o que quiser, no grito, no Supremo.
. Que Supremo é esse?

Comentários

Anônimo disse…
Os psicopatas de plantão da mídia junto a direitistas seus leitores jamais perdoariam se o veredito do STF fosse outro. Estou vendo nos blogs de direita os seus leitores estrebuchando: Está vendo? A maioria dos ministros foi indicada por Lula! Mais uma impunidade! Preto quando não ... na entrada ... na saída (como já ouvi falar em um blog sobre o ministro Barbosa) e muitas outras sandices daqueles que querem culpar e não julgar.
José Lopes, o melhor da vida é saber esperar. O sábio fala na hora certa. Um abraço, Daniel.
Anônimo disse…
Acredito que o STF fez o certo ainda que pressionado, o que se viu foi um massacre da midia como nunca houve, todos os portais transmitindo ao vivo e os jornais em seus editoriais cobrando firmeza; se a decisão fosse contraria a preferencias deles seria uma catastrofe; deixem o STF julgar agora com serenidade. E por que o Willian Waack chegou as vias de fato com seu editor? Qual seria a pergunta e para quem ela deveria ser formulada? Gostaria de saber.
Anônimo disse…
E por acaso o Ministro não disse que era para "amaciar" o Zé Dirceu?
E a troca de mensagem entre ele e a Ministra? por acaso era mentira?
Vocês é que não aceitam a verdade e, desesperados, jogam contra tudo e contra todos.
Queriam o poder de qualquer jeito, conseguiram, fizeram cagadas em cima de cagadas, agora vêm com revanchismo.
Cansei.
Anônimo disse…
Jose Lopes,
so confirmando suas afirmacoes.

Eu sou Direita. Nao tenho nenhuma representacao no Legislativo, sao poucos Juizes de minha confianca no Brasil; tenho muitas Duvidas sobre Supremo Tribunal de Justica, justamente por ter havido uma terrivel Interpretacao do que Vem a Ser SUPREMO no Brasil.

No Executivo, ate hoje, depois da Anistia, eu confiava Desconfiando no primeiro civil Presidente Eleito Indireto, o Assassinado Sr. Tancredo Neves, o qual ainda ninguem tem convencido a mim sobre as Verdades Reais de seu Assassinato, que nao seja pela CAPACIDADE QUE TINHA de Tomar DECISOES, ser Democratico, porem de CENTRO DIREITA. Veja de CENTRO DIREITA eu disse, e depois Fernando Collor, o unico Civil que teve Planos de Governo, e Encarou a Elite Capitalista Selvagem, porem punha em RISCO, o FIM DA MAFIA POLITICA e JUDICIARIA no Brasil.

Claro que dentro do Mundo Humano nunca ira haver Perfeicao, e nao Cobto jamais tal absurdo. Ira haver casos de Injustica ser cometidas por Interpretacoes das Leis? Claro, em especial n'uma Nacao de ESTUPIDOS CONSTITUIDOS em CArtilhas que nem se quer haja Codigo Penal para ser Juizado, e para piorar ainda mais Criaram as LEIS de DIREITOS de Tudo quanto e Tipo de Classes e Animais, e musturam com Artigos Constitucionais para Ludibriar os Pobres Ignorantes e ESTUPIDOS.

Sim ha Ignorantes, e ha Estupidos. Estupidos sao aqueles que diante de toda oportunidade de Fazer Valer suas Opinioes, por um Brasil mais Justo e menos Criminoso e Terrorista, vem aqui defender o idefensavel, e tentar Justificar o Injustificavel.
Ignorantes sao os Coitados que Venderam seus Votos para manter a IMORALIDADE e ABUSO de PODER destes Marginais, que sao considerados Idolos dos Analfabetos e Miseraveis que Votam OBRIGATORIAMENTE nas Personalidades Mafiosas, sem Pensarem que para chegar 90 Reais ate as maos deles, Milhoes de Reais sao Desviados Beneficiando os Membros da Quadrilha que assalta o Erario, como desculpa de Propaganda e Infraestruturas DESadministravas criada desde FHC, e piorada para a NACAO que e EXTORQUIDA por Ze Dirceu-PT-CUT-MLST_MST-LULA e seus Aliados.

Pode comparar o Crescimento da Economia Brasileira por exemplo, como e propagado, e vera que o que foi de Positivo, por Analise Tecnicas, e nao Por analises Propagadistas do DESgoveno, vc vera que de 2000 a 2005. Depois e so Negativo de fato. E em 20025, comprometera muito mais, a Situacao da Nacao, nao somente por reflexos das Acoes IMORAIS Incompetentes; mas ha ainda um Grande Risco contra Nossa Soberania neste momento.

Todo este Caos que esta sendo Criado, tem uma razao Significante por Parte dos Terroristas, que sao tao Otarios e Irracionais, que nunca Apredenrao.

Sabio Daniel, vem de SABEDORIA. Vcs tem mesmo e Conhecimentos das Armacoes, e pensam que SABE. Vcs ficarao Surpresos com o Resultado das Armacoes; pois quando a Soberania se Tornar um Risco, mais que Eminente; ainda TEMOS HOMENS de CARATER RETO e Senso de Logica ew Racionalidade no Brasil.

As suas Tramas, tornara em Moda a Velha frase;"O Tiro saiu pela Culatra". Pergunte uma pessoa melhor Vivida que vcs, e certificara do Porque da Frase.

Abracos,
Admir Vasconcelos