Homens e mulheres vestidos com roupas caras, com seus tons de pele de um rosado europeu saíram às ruas de seus édens paulistanos para um ato político. Alguns poucos familiares de vítimas do acidente com o avião da TAM uniram-se ao ato anti-governo da fina flor da elite branca imortalizada por Cláudio Lembo, uma multidão que os órgãos de impressa da oposição ao governo federal dizem que congregou 6.500 pessoas, mas que outras fotos e relatos dizem que continha umas 200 pessoas, se muito. A venezuelização avança, avança... Se continuarem essas manifestações, que objetivam "não se sabe" bem o quê - a renúncia de Lula? -, penso que não haverá alternativa: o governo precisará de manifestações populares para se contraporem às da elite. Igualzinho na Venezuela. Aqui, irão MST, CUT, UNE etc. Esse pessoal, sim, costuma comparecer a manifestações. Aos montes.

Na Venezuela, esse processo que a elite, a oposição, a mídia estão provocando levou ao enfrentamento das duas facções (contra e pró governo) nas ruas. Franco-atiradores dispararam contra multidões. Correrias, pisoteamentos, depredações, incertezas diversas na economia, falências, desemprego, violência, violência e mais violência... É isso o que a mídia e a elite querem? Será que acreditam ser esse o melhor caminho, só para não terem que esperar as eleições de 2010? Não seria melhor a oposição formular um consistente programa de governo dentro de sua própria ideologia liberal e apresentá-lo à sociedade de forma honesta, transparente e aguardar o julgamento de sua proposta? Será que o caminho para o poder é mesmo o de tentar, a todo custo, desmoralizar o adversário em vez de enaltecer a si mesmo? Ok, vá lá que vocês, da oposição e da mídia, digam que o PT, na oposição, fazia o mesmo... Não acho que foi bem assim, mas vocês não se dizem melhores do que o PT?

Tenho poucas esperanças de demovê-los de trilharem um caminho já experimentado. Mas vocês, da oposição e da mídia, sabem que mesmo que os militares sejam sensíveis aos vossos apelos, o Brasil já passou por esse tipo de realidade político-institucional e todos, inclusive muitos de vocês, perderam muito mais do que poderiam supor. Além disso, as possibilidades de sucesso de um processo de desestabilização do governo, não são boas. Todo esse vosso esforço pode vir a ser à tôa, como no ano passado. Lula não é Chávez. Vocês estão ganhando como nunca. Com Lula, estão podendo voltar a fazer compras em Miami, passar férias na Europa etc. Por que não dão um tempo? Vocês estão brincando com o fogo. E quem brinca com fogo, acaba se queimando. Escrito por Eduardo Guimarães.

Leia também:
Agricultura familiar: escolhas e desafios
As razões dos descontentes
Sokol esclarece que não defendeu divórcio entre movimentos e governo
Argentina: Analistas crêem em vitória de Cristina Kirchner no 1º turno
Conselho de Aviação Civil busca regularizar situação aérea no país
Brasil e China lançarão novo satélite nos próximos meses
Câmbio segue recuperação das Bolsas e dólar cai a R$ 1,877
Pesquisa do Ciesp: Indústria brasileira prevê forte expansão no 2º semestre
Movimento sindical tem lado na luta contra a direita

Comentários

TRE por 5x1 decide pela cassação do governador Cássio C. Lima e do vice José Lacerda Da Redação Com essa decisão, assume de imediato o segundo colocado na última eleição, o Senador (PMDB), José Maranhão.
Os advogados do Governador falam em apelar para o TSE, mas como o placar foi muito elastecido, diminuem as esperanças deles, para que o TSE dê guarida a apelação.
Anônimo disse…
Esse Eduardo Guimarães é um barato. O quê ele tem contra o tom de pele rosado europeu dos manifestantes? Só negro e pardo é que podem se manifestar?

E o que dizer da primeira frase (homens e mulheres vestidos com roupas caras)? Escolhe outra foto Daniel porque a que vai aí no post não mostra ninguém com roupas caras. São roupas comuns de uma manhã fria na cidade de São Paulo.

O quê o senhor Eduardo Guimarães sugere é que se mobilizem as sempre partidárias CUT, MST, UNE etc para fazerem frente a marcha dos burgueses. Ah, esse pessoal sim sabe como fazer uma manifestação com suas bandeirinhas vermelhas. Esse pessoal sim sabe como depredar o patrimônio público, como invadir e roubar uma reitoria, como levar o terror a quem só quer trabalhar. São profissionais de passeata como o Lula é dos palanques.

Os que encararam a chuva exigindo respeito são uns amadores. Não promoveram quebra-quebra, baderna ou sairam no tapa com a PM. Não agrediram ninguém, não interromperam o trânsito, não levaram o caos à cidade.

Pobre elite! São uns amadores. Não deveriam ter o direito de se manifestar em público. A rua é das esquerdas. Como pode alguém que é branco, veste-se bem e anda de avião tentar ter o mesmo direito do povão? Isso é uma afronta aos verdadeiros manifestantes.

O texto do senhor Eduardo Guimarães traz outra coisa ainda mais perturbadora. Ele quer "as manifestações populares para se oporem às da elite". Daí convoca suas falanges especialistas em todo o tipo de destuição e desordem para logo depois lembrar dos confrontos na Venezuela (contra e pró governo).

Em outras palavras, esse Eduardo Guimarães incita os manifestantes de esquerda para irem de encontro as manifestações da elite transformando um gesto simbolico e pacífico numa espécie de confronto de classes no qual os 300 da elite seriam esmagados pela turba descontrolada e sanguinária desses movimentos populares.

Mesmo tendo visto que havia muito mais de 300 (esse já fala em 200) pessoas na passeata que terminou em frente ao prédio da TAM, não entro no mérito do número correto de manifestantes. Isso é o que menos importa.

300 é até um número interessante. Faz lembrar os 300 de esparta que, em nome das leis da cidade-estado, defenderam até a morte na batalha das Termópilas, a marcha dos Persas.

Ao contrário desse Eduardo Guimarães, eu não quero ver acontecer um conflito entre manifestações de grupos antagônicos, mesmo porque isso é inconstitucional.

Também não gostaria de ver porque é isso que os arruaceiros mais gostam de fazer. Como não conseguem convencer pelo argumento sempre partem para o ataque verbal ou mesmo físico.

Aqui mesmo frequentemente aparece algum valentão que se sente o máximo ofendendo quem não compartilha de suas crenças. A esses eu já disse que xingar pela internet é um ato covarde por conta da distancia e do anonimato.

Na vida real as coisas podem ser bem diferentes. Eu sou um macho, branco, dominante e, segundo essa lógica estupida, talvez da ELITE, mas se alguém se meter a besta comigo na rua, vai parar no hospital.
Anônimo disse…
Credo agora deu medo!!! Mamae socorro!!!
Anônimo disse…
Alexandre o que vc quis dizer com dominante? è algum lance sado masoquista daueles de quem bate e apanha? Despculpe sou ignorante, não estudei, moro aqui na Zona Leste tem uma boca bem na porta de meu predio e todo dia tenho que pedir licença para os camaradas para entrar em casa, com eles quero paz; as vezes fico meio irritado por que trabalhei quinze anos numa serralheria e isso deixa a gente zureta, to desempregado a quatro meses e os trampos que achei tão pagando muito pouco, acredito não ser de elite, sinceramnete não sei como ainda não fiz uma besteira e não fui preso, mas uma coisa posso te dizer, MEDO DE VC E DE NINGUEM EU NÃO TENHO FRUTINHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Milagre!!! Acabei de receber uma ligação no meu celular pai de santo (só recebe) para um trabalho é serralheria fazer o que é o que sei fazer, a má noticia é que sou vou ver a internet aos domingos sabado tambem trabalha lá, foi muito legal entrar aqui ajudou a refrescar a cabeça, quem ficou ofendicdo me desculpe eu sou assim mesmo estupido minha mãe sempre fala isso, meu pai agora pode ficar sossegado o filho dele não vai fazer bestera, quem quiser ir me ver ta convidado é só perguntar pela serralheria no Jardim Colonial na entrada da favela do mata porco, a gente é serraljhero mas é educado, já conheço o pessoal de lá por que fiz uns bicos, Viva o Lula por que agorta tem emprego; ao amigo Daniel, firme na luta, o povo sofrido deste Brasil está com voces.
Anônimo disse…
Eu também cansei, sr. Daniel.
Cansei de ver o país em mãos de pessoas medíocres, omissas, incompetentes e corruptas.
Cansei de ver a decadência do Congresso Nacional, que se tornou um covil de corruptos e corruptores.
Cansei dos gestos obcenos e das palavras chulas dirigidos ao povo brasileiro num momento de dor causada pela tragédia que ceifou 200 vidas pela incompetência e omissão do (des)governo do sr. Lula da Silva.
Cansei de indgnar-me com a conivência da UNE aos aloprados do mensalão, do valerioduto, dos sanguessugas, dos dólares na cueca, do dossiê fajuto e com o enriquecimento estrondoso do sr Fábio Lulinha da Silva em tão curto espaço de tempo.
Cansei de "relaxar e gozar" esperando as benesses prometidas nos palanques em época de eleição.
Cansei de ver uma primeira-dama figurativa, que até hoje não foi capaz de se dedicar a um único projeto social.
Cansei de ver um presidente que diz e desdiz com uma cara-de-pau "nunca antes vista na história deste país".
Enfim, sr. Daniel, cansei desses jornalistas da "mídia golpista" tão afoitos em acobertar tanta podridão que se instalou nos Poderes da Nação.
Cansei!!!
Lina
Anônimo disse…
500 anos de corrupção endemica e desgoverno, e essa turma calada; a ditadura grassou por este país e pelo que conta a historia com o apoio de muitos, e essa turma calada; o povo morrendo de fome no nordeste, e essa turma calada; o desemprego arruinando a vidas de milhares de familia, e essa turma calada, os salrios achatados na epoca do FHC e essa turma calada, a educação publica se deteriorando e essa turma calada, muiotos brasileiros morrendo nas filas de hospitais, e essa turma calada, o FHC comprando a reeleição e essa turma calada. Disso o povo realmente cansou.
Anônimo disse…
Por ultimo; 2 bilhões de rombo no CDHU, e essa turma calada.
Lina, você não se cansou quando FHC PSDB, PFL e com a boca fechada da Mídia Conservadora vendeu nosso patrimônio? Deu de mão beijada as TELECOMUNICAÇÕES e AS COMPANHIAS DE ENERGIA ELÉTRICA? Destruiu a mando do FMI os Bancos Estaduais que promoviam desenvolvimento regional? Fez acordo com o governo dos EUA para explorar a Base de Alcântara? O Crime promovido por FHC/EUA na Base de Alcântara matando a NATA de CIENTISTAS BRASILEIROS? Lina, você não se cansou dos crimes ecológicos que a PETROBRAS promoveu? E hoje, não tem nenhum acidente ecológico envolvendo a PETROBRAS? Lina, você também não se cansou quando FHC começou a destruir as conquistas dos trabalhadores na CLT?

Lina, cansado estamos da Era Maldita dos TUCANOS, por isso, a maioria do Povo brasileiro escolheu LULA PRESIDENTE. Um abraço, DANIEL.