Os tucanos ficaram muito bravos durante a campanha eleitoral porque o presidente Lula afirmou que o então candidato Geraldo Alckmin iria privatizar as poucas empresas que Fernando Henrique não teve tempo devender ao longo de seus 8 anos de mandato. Pois não é que o governo tucano de José Serra em São Paulo decidiu privatizar mais quatro rodovias estaduais, entre as quais a Ayrton Senna e Carvalho Pinto, que ligam a capital ao Vale do Paraíba? Lula, portanto, estava coberto de razão: o PSDB adora vender, arrendar, fazer qualquer negócio com os bens públicos e depois dizer que os petistas são mentirosos.... (Reproduzido do Entrelinhas).

Carro flex não vai tão longe quanto modelos a álcool
Um engenheiro que é colaborador deste blog me contou uma história que não enaltece os carros flex. Ele alugou um carro com motor flex 1.0, para ir do Rio de Janeiro a Barra do Piraí. Encheu o tanque com álcool e ficou surpreso com a pequena autonomia. O combustível não foi suficiente para os 240 km de uma ida a Barra do Piraí e volta a o Rio. Na vez seguinte, com um carro igual, ele usou gasolina e, como seria de se esperar, o combustível foi mais que suficiente para a viagem de ida e volta. É ele quem conta o que houve.

“Ao que parece, a explicação é simples mas os fabricantes dos carros e, é claro, os produtores de álcool, escondem este aspecto negativo.Um motor feito para para funcionar com gasolina comum tem uma taxa de compressão em torno de 9:1. Mais do que isto seria inviável por ocasionar auto detonação no cilindro (efeito erroneamente chamado de bater pino). Já o motor feito para funcionar com álcool, combustível que tem um índice de octano (octanagem) bem mais elevado que a gasolina, pode ter uma taxa de compressão na faixa de 12:1. Esta taxa mais elevada aumenta a eficiência (e também a potência) do motor, compensando em boa parte o menor poder calorífico do álcool, quando comparado com a gasolina.” (
Blog do Planeta).

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