O discurso de Renan Calheiros

O presidente do Senado, Renan Calheiros, fez ontem um emocionado discurso, no Senado Federal, para responder as denúncias da revista Veja de que Cláudio Gontijo, lobista da Mendes Júnior, pagava as suas despesas pessoais, entre elas a pensão alimentícia a uma filha que o presidente do Senado teve com uma jornalista de Brasília. Dizendo-se invadido em sua privacidade e pedindo desculpas à sua família pelo constrangimento a que está sendo submetida, o presidente do Senado apresentou documentos para comprovar que os pagamentos foram feitos com seus próprios recursos e rebater as principais denúncias da revista.

Os documentos e o tom humilde e emocionado do discurso convenceram os senadores que fizeram fila no plenário para cumprimentar Renan. Mas, ao que tudo indica, não convenceram a mídia que continua tentando encontrar brechas, lacunas e contradições no discurso de Renan. Horas depois do discurso, o Jornal Nacional, da TV Globo, exibiu uma entrevista telefônica com o advogado da jornalista, onde ele tenta desmentir alguns dos pontos da defesa de Renan. Além disso, a simples leitura das manchetes dos principais jornais do país de hoje mostra a disposição da mídia em continuar fustigando o senador:
Folha - "Renan se defende, mas não prova que dinheiro era seu"
Estadão - "Renan se defende no Senado e advogado contesta versão"
Globo - "Contradições não encerram investigação sobre Renan"
JB - "Renan não explica a origem do dinheiro"

Realmente, nossa mídia parece não ter limites quando quer destruir a reputação de alguém. Cabe, agora, ao presidente do Senado o direito da tréplica, para reafirmar sua inocência, inclusive, se necessário, recorrendo à Justiça. (Escrito por José Dirceu).

Escassez de água
Mulheres à procura de água potável nas proximidades de Hyderabad (Paquistão). As recentes ondas de calor que afeta à área estão causando escassez nas áreas rurais do país asiático. (Fonte: La gaceta fea)

Comentários