Governo Petista
Novo destino do turismo
por Paula Pacheco - CartaCapital
Estudo mais realista reformula as estratégias para o setor

Nos últimos anos o Brasil tem acompanhado uma invasão de turistas estrangeiros. O fato tem sido motivo de comemoração para o governo e para quem trabalha no setor. Cresceu a entrada de dólares, surgiram mais empregos, mais empreendimentos e grupos do exterior, principalmente europeus, escolheram o litoral brasileiro para expandir redes internacionais de hotéis. O momento, de fato, é muito bom. Mas o País está aquém do que o governo esperava para o primeiro mandato. Sem falar, é claro, da distância que nos separa do top team do turismo internacional.

Quinto maior país em extensão territorial, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, décima economia do mundo, o Brasil não consegue ter a mesma projeção internacional quando o assunto é turismo. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), a posição brasileira é apenas a 59ª no ranking dos países mais visitados, de um total de 124. Ainda que o Ministério do Turismo e a Embratur, agência estatal responsável pela promoção do destino no exterior, discordem dos critérios da entidade, o fato é que há algumas dezenas de lugares na lista dos viajantes antes de chegar a vez do Brasil. A boa notícia é que a procura pelo território nacional tem aumentado acima da média internacional e, desde que se criou um ministério só para cuidar do setor, algumas idéias saíram do papel para a prática.

Agora, quatro anos depois do surgimento do Ministério do Turismo, com a posse da ministra Marta Suplicy, há um mês, o governo se prepara para lançar uma nova diretriz para o segundo mandato do presidente Lula. No primeiro, as metas foram apresentadas no Plano Nacional de Turismo, com validade para o período entre 2004 e 2007. Alguns números foram superdimensionados, como a previsão de visitantes estrangeiros. Leia matéria completa da CartaCapital.

Observações: O Risco Brasil em 2002, Era FHC/PSDB chegou a 2.450 pontos. Hoje, na administração do presidente Lula está no patamar menor da história: 148 pontos. (Fonte: Valor Econômico). O Brasil atual é melhor e mais bem administrado.

Comentários