Escrito por Paulo Henrique Amorim

. O programa “Domingo Espetacular”, da Rede Record, acaba de exibir reportagem que se baseia em informações de fonte não identificada e que teve acesso a um laudo de 80 páginas do Instituto de Criminalística da Polícia Federal.
. O laudo responsabiliza os dois pilotos do Legacy pelo acidente com o avião da Gol.
. Eles serão indiciados novamente, por homicídio.
. É pena que a Justiça brasileira os tenha mandado de volta para Nova York ...
. (Imaginem se um avião Legacy de uma empresa brasileira, pilotado por brasileiros, se chocasse com um avião lotado da American Airlines sobre o deserto de Mojave e morressem todos os americanos a bordo. Os pilotos brasileiros, sobreviventes, estariam hoje no Rio, na praia de Ipanema, a curtir essa primavera fria ?)
. O laudo técnico responde a 14 perguntas do Delegado Renato Sayão, da Policia Federal de Cuiabá, responsável pelo inquérito.
. O laudo chegou ao Dr. Sayão na quinta-feira da semana passada.
. Os pilotos do Legacy cometeram vários erros – mostra o laudo.
. O mais importante é que o transponder/TCAS do avião estava desligado.
. Se estivesse ligado não teria havido acidente.
. O transponder não estava escangalhado.
. Nem a Embraer colocou o transponder de forma errada.
. A culpa é dos pilotos.
. Por que desligaram o transponder ? Não se sabe.
. O desastre da Gol, que provocou a morte de 154 brasileiros, foi manipulado pelos advogados (brasileiros) da empresa americana, a Excel, que comprou o Legacy – e contratou os pilotos – e pela mídia conservadora (e golpista).
. A Excel não quer pagar o seguro às famílias brasileiras de vítimas do acidente.
. E a mídia conservadora quer derrubar o presidente Lula.
. Os dois nobres objetivos deram origem à CPI do Apagão (ou CPI do Seguro, como adiante se demonstrará).
. Essa CPI, apesar do voto, agora irrelevante, do Ministro Celso de Mello, do STF, vai se tornar, mesmo, a “CPI do Fim do Outro Mundo”.
. Ou, talvez seja mais apropriado: “CPI d(e quem paga )o Seguro”.
. Acompanhe, passo a passo a sequência do golpe para derrubar o presidente Lula e a Excel não pagar o seguro.
. Caiu o avião da Gol.
. O Jornal Nacional não deu a noticia, para não desarrumar a edição que se concentrou em mostrar a foto do dinheiro dos “aloprados” e a cadeira vazia do presidente Lula no debate da Globo.
. Com isso, a Globo levou a eleição para o segundo turno.
. Imediatamente, a mídia levantou suspeita sobre a eficiência dos controladores de vôo.
. A mídia se apoiou, no início, no depoimento maroto de um “correspondente” do New York Times que estava a bordo do Legacy – no ato de se valer de um “jabaculê”.
. O “repórter” do New York Times disse que os controladores de vôo brasileiros não sabiam falar inglês.
. Papo furado. Há 136 vôos internacionais, por dia, no Brasil.
. E ninguém jamais reclamou do inglês dos controladores brasileiros, nem caiu nenhum avião – com o transponder ligado – por causa disso.
. Depois a mídia conservadora (e golpista) falou de “buracos negros” na Amazonia.
. Papo furado. “Buracos negros” também há ao se cruzar o Atlântico e o Pacífico e não cai avião – com o transponder ligado – por causa disso.
. Mas, a denúncia da ineficiência do controle aéreo – o que era uma forma de dizer “ineficiência do Governo Lula” – se acentuou e os controladores resolveram reagir.
. Os controladores reagiram por vários motivos.
. Porque sabem – como demonstra o laudo técnico que chegou às mãos do Dr. Sayão – que dois controladores cometeram grave erro na hora do acidente.
. Na verdade, o Cindacta de Brasília só soube que o avião da Gol caiu 29 minutos depois que o avião caiu. 29 minutos depois !
. Inadmissível.
. Se acompanhassem corretamente o que se passava no espaço aéreo sob sua responsabilidade poderiam ter sentido a falta do Legacy, quando o transponder foi desligado.
. E dar instruções ao piloto da Gol.
. O Cindacta de Brasília poderia ter perguntado ao Cindacta de Manaus: “O Legacy já entrou na tua área ?” “Cadê o Legacy ?”
. Os controladores começaram a procurar o Legacy em Fortaleza, em Recife e não avisaram ao avião da Gol onde estava o Legacy.
. Os controladores podem dizer que tentaram quatro vezes chamar o Legacy.
. Mas, além de desligar o transponder – voluntária ou involuntariamente – os pilotos do Legacy não respeitaram o plano de vôo e MAIS DO QUE ISSO voavam com o rádio numa freqüência errada.
. Mesmo assim, os controladores poderiam ter evitado a tragédia.
. Erraram, por omissão.
. Serão julgados pela Justiça Militar.
. O delegado Sayão vai pedir, de novo, o indiciamento dos pilotos do Legacy, como responsáveis pela morte de 154 brasileiros.
. Se o transponder estivesse ligado não teria acontecido NADA !
. Mesmo com a inépcia desses dois controladores de vôo brasileiros.
. Como dois controladores erraram, os controladores todos resolveram reagir.
. Botaram a culpa nos salários, na sobrecarga de trabalho, nos equipamentos obsoletos...
. E começaram a provocar apagões.
. Mal o presidente Lula levantou vôo para se encontrar com o presidente Bush, os controladores fecharam os aeroportos do país.
. Posaram para fotos como se fossem os marinheiros do Encouraçado Potenkim...
. Era o que a mídia queria: o CAOS ! O APAGÃO !
. A mídia dava a mão aos controladores.
. E os controladores, com o apoio da mídia, paravam o país, como os caminhoneiros que ajudaram a derrubar Allende.
. E a mídia conservadora (e golpista) exultava.
. Um alimentava o golpismo do outro.
. E os advogados da Excel ? A trabalhar na moita.
. Quanto maior o caos, mais longe fica a Excel da barra dos tribunais (americanos, diga-se de passagem).
. Os jornais de televisão e os portais da internet transformaram a percentagem de vôos atrasados numa rubrica tão freqüente quanto a previsão do tempo: “8,796 % dos vôos atrasados ! Isso é uma vergonha !”
. O Jornal Nacional cobria o “apagão aéreo” com fervor cívico, agora sim, com a máxima atenção ao que se passava nos céus do Brasil.
. E os advogados da Excel Aire ?
. Na moita, a jogar lenha na fogueira em que ardiam os controladores.
. Uns coitadinhos, esses brasileiros ... como disse o New York Times.
. Para os advogados da Excel – quem são eles ? Têm alguma ligação com órgãos da mídia conservadora e (golpista), por acaso ? -
a culpa pode ser de qualquer um, até do Ministro Waldyr Pires, desde que a Excel não pague o seguro.
. Se a causa das famílias brasileiras for bem conduzida nos Estados Unidos, essa empresa Excel sai do mapa, assim que tiver que pagar o primeiro cheque de indenização.
. A Excel pode ter cacife para pagar bons advogados brasileiros, mas não tem cacife para pagar essa indenização.
. Os advogados brasileiros da Excel precisam condenar os controladores (e o Governo Lula) aqui – com a ajuda providencial da CPI do Seguro –, para ganhar a causa em Nova York.
. E tome CPI.
. E lá vem a CPI.
. Em 48 horas, a CPI vai apurar o preço do mármore dos aeroportos, como promete o deputado Ônyx Lorenzoni, do PFL.
(Clique aqui para saber dessa importante questão: o mármore !)
. Em 72 horas chega à família e aos amigos pessoais do presidente Lula.
. Gregório Fortunato vai depor no Galeão.
. Mas, esse não é o fato determinado da CPI, como deixou claro o Ministro Mello, ao relatar a questão no STF – dirá a base governista, como sempre, um conjunto de baratas tontas...
. (Clique aqui para ler a integra do voto do Ministro Mello)
. Mas, que interessa o voto do Ministro, depois de instalada a CPI ?
. A mídia já avisou que o fato determinado é o que a mídia quiser.
. E os advogados da Excel, nos bastidores, ajudarão a mídia conservadora (e golpista) no que for necessário, desde que seu cliente não precise pagar o seguro.
. O Deputado Osmar Serraglio, que foi relator da CPI dos Correios (e se esqueceu de incluir Daniel Dantas entre os indiciados – teve que fazê-lo DEPOIS que a CPI tinha acabado ...), entende do assunto.
. Ele disse ao Estadão deste sábado que a CPI vai ser a CPI do Fim do Outro Mundo, porque é preciso chegar “às causas” do apagão.
. Chegaremos, portanto, a Santos Dumont, porque o Demoiselle é a verdadeira origem do apagão aéreo.
. O deputado Serraglio lembra, porém: essa CPI do Fim do Outro Mundo vai mesmo é servir às seguradoras...
. Ou seja, teremos a “CPI d(e quem paga )o seguro”.
. Se depender dos advogados da Excel e da mídia conservadora (e golpista), a CPI vai incriminar os controladores de vôo.
. (E demonstrar a incompetência do Governo mais corrupto da História, como DIZIA o futuro Ministro Mangabeira Unger...)
. Ou seja, as famílias das vítimas vão ter que acionar o Estado brasileiro.
. E nós, brasileiros, vamos pagar a conta da Excel ...
. E os pilotos da Excel ? Ora, os pilotos da Excel ...
. A primavera quente no Central Park cura qualquer susto ...

Comentários

Anônimo disse…
Midia conservadora e golpista????? Faça-me o favor, moço! Pessoas estão morrendo, aviões estão caindo, mais aviões vão se chocar no ar a qualquer momento e vc vem me falar em mídia? Se tivesse um mínimo de escrúpulo, mediria suas palavras. A CPI está em poder dos petistas, eles vão dar o tom das "investigações", para que não seja descoberto quanto de safadeza se cometeu nesse governo de assassinos.
Lívia, quantos aviões caíram no Governo Lula? No mundo, toda semana há desastre com aviões. No período do governo FHC/PSDB, foi um dos mais trágicos em relação a acidentes de aviões, veja dados da Aeronáutica. No governo Lula, você está vendo empesários presos pela primeira vez no Brasil, até Maluf foi. O Brasil não é da Rede Globo e dos empresários da Avenida Paulista. O Editor.
Anônimo disse…
E tem mais, vi na Record uma entrevista com ex Ministro na era FHC, e o próprio mencionou que tudo que publicam não é realidade, disse que todos os equipamentos são novos, explicou até mesmo sobre o burac0o negro que a midia insiste dizer que existe, o mesmo diz que não há buraco negro nenhum e explicou técnicamente. Agora vamos a outra realidade, viajei várias vzes de avião na era FHC, sempre teve filas em aeroportos, voos sempre atrasaram, cancelaram, não era nada diferente de hoje, nada, vivencia isso na prática. Ah claro teve o gole dos controladores de vôos que uma semana antes da greve , fizeram churrasco com um deputado do DEM(O) assando carninha para eles. ME POUPEM, RIDICULO ESTA IMPRENSA.
Anônimo disse…
Meu querido Daniel,

A sua visão do problema é tão simples, até me asusta.

Por exemplo você diz que "se não estivesse ligado (TCAS/Transponder) hão teria havido acidente. Verdade, pode ser, mais é pura especulação sua.

E quando se faz um inquerito serio dum acidente não podemos fazer especulações...........é pouco serio.

Você também não sabe por certeza se Embraer colocou o transponder certo ou errado dentro do aeronave. Especulação total.

Seja como for, eu deixo você com suas especulações e lhe desejo boa viagem (e segura)dentro do espaço nacional.
Adolpho Ferreira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Adolpho Ferreira disse…
"livia disse...
Midia conservadora e golpista????? Faça-me o favor, moço! Pessoas estão morrendo, aviões estão caindo, mais aviões vão se chocar no ar a qualquer momento e vc vem me falar em mídia? Se tivesse um mínimo de escrúpulo, mediria suas palavras. A CPI está em poder dos petistas, eles vão dar o tom das "investigações", para que não seja descoberto quanto de safadeza se cometeu nesse governo de assassinos."

É exatamente essa histeria idiota que objetiva a mídia conservadora, em sua constante defesa de determinados interesses. O medo que se pretende provocar nas subjetividades é uma chave de ouro, utilizada há muito muito tempo para criar esse clima que vivemos hoje: as pessoas sentem-se permanentemente sujeitas a estar num avião que vai cair, por exemplo. O mesmo se aplica para outros eventos, como um assalto. Mas existe algo que deve ficar claro: é preciso que se evidencie um recorte temporal que demonstre que "agora é assim, antes era completamente diferente". Sabe-se do poder de construção de subjetividades da mídia no mundo em que vivemos hoje. Aqueles que ocupam posições de comando na "grande mídia" sabem disso. Essa fórmula é muito eficaz, e produz um absurdo idiota como este:

"Você também não sabe por certeza se Embraer colocou o transponder certo ou errado dentro do aeronave. Especulação total."

Acusa uma especulação (que não era especulação, como foi comprovado na data em que escrevo, na verdade) produzindo uma especulação que transcende qualquer limite do absurdo.