Leia a bela entrevista de Oscar Niemeyer
É preciso tomar conhecimento da vida

Oscar Niemeyer dispensa apresentações. O gênio que ajudou a desenhar Brasília e cujo escritório continua a ser procurados para as mais diversas intervenções urbanísticas, concordou em me receber. Era para ser uma entrevista. Virou um bate-papo, que sinto a obrigação de compartilhar com vocës.

No dia 18 de janeiro deste ano, 2007, o gênio da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer, abriu seu apartamento no Rio de Janeiro, em Ipanema, bairro da zona sul carioca, para uma extraordinária conversa. Menos do que uma entrevista, foi, na verdade, um generoso bate-papo. O arquiteto, de 99 anos, responsabiliza a elite nacional «ignorante e predatória» pelos graves problemas sociais do país e diz que pretende criar um instituto para oferecer formação cultural e educacional de alto nível às novas gerações. Para ele, lê-se pouco, quase nada, no Brasil. «O sujeito cresce na profissão, mas não toma conhecimento da vida».

E o que Niemeyer espera do brasileiro? «É o sujeito saber que existe gente, que existe miséria, que ele se sentiria melhor, se conhecesse melhor o mundo e tivesse prazer em ajudar os outros». Ensina, ainda, que é preciso ter «uma opinião, e ter força para defender as coisas que considera mais importantes para a caminhada sem destino do ser humano». Desse momento privilegiado, em que se falou do Brasil, dos jovens, de educação, de história, de filosofia, de esperanças, participaram dois grandes amigos do arquiteto -- o jornalista e editor Renato Guimarães, que publicou «Conversa de amigos – correspondência entre Oscar Niemeyer e José Carlos Sussekind» (Revan, 2002), e o advogado Marcelo Cerqueira – que, aliás, revelou-se um inesgotável contador de casos. A conversa – de três horas -- foi editada por temas para melhor aproveitamento dos leitores. E alguns dos saborosos episódios contados pelo mineiro Marcelo Cerqueira, além de observações e relatos do próprio Niemeyer sobre seus contemporâneos ou a vida, serão publicados no blog ao longo dos próximos dias, na série que se decidiu intitular «Na casa de Oscar Niemeyer». Envolvem personagens como Darcy Ribeiro, Gustavo Capanema, João Saldanha. (O restantate da entrevista dada a José Dirceu, clique AQUI).

Comentários