Um bom conselho prá você

A busca por um bom conselho pode ser em qualquer área da nossa vida, principalmente na área financeira. Duas atitudes comuns em nossa sociedade nos impedem de buscar conselho. A primeira é o orgulho. Nossa cultura vê a busca por um conselho como um sinal de fraqueza. Por isso, nos foi ensinado: “Afirme-se sobre seus dois pés”. Sob essa justificativa, você não precisaria de ninguém para ajudá-lo a tomar decisões. É o que os propagandistas fazem. Encorajam seus clientes a comprarem, pois sabem que a venda pela impulsão freqüentemente se perde se o comprador busca conselhos. A segunda atitude é a teimosia. Essa teimosia se caracteriza pela declaração: “Não me confunda com fatos. Já tomei minha decisão”. Não procuramos por um bom conselho, porque não queremos ser confrontados com a verdade, principalmente no que diz respeito às finanças. Não queremos mostrar a situação financeira pela qual estamos passando ou que ninguém nos diga que não temos condições de comprar aquele carro novo ou aquela casa dos sonhos que já decidimos comprar.

Isso é o que o mundo diz, mas na Palavra de Deus está escrito: “O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos a conselhos.” (Pv 12.15.) A busca por um conselho pode ser em qualquer área da nossa vida. Por exemplo: ao surgir algum sintoma de doença, o médico deve ser consultado imediatamente; se o problema for com os impostos, deve-se procurar um contador; ou, ainda, se existe algo pendente na justiça, um advogado. Nesse aspecto, vale lembrar que a nossa família é muito importante. Marido, esposa, pai, mãe também podem ser consultados. Contudo, devemos ter sabedoria para filtrar os conselhos. A Bíblia é o principal manual de procedimentos e de conselhos que devemos utilizar, mas se você não sabe interpretá-la, busque orientação do seu líder ou pastor.

Nas finanças pessoais é a mesma coisa. Existe hoje o trabalho do orientador ou do consultor de finanças pessoais. Este trabalho surgiu nos Estados Unidos onde é comum uma pessoa ter sempre um orientador ou consultor para lhe ajudar nas principais decisões financeiras da sua vida. Freqüentemente, aconselho pessoas que têm problemas financeiros. Algumas delas perderam tudo e se sujeitaram às suas famílias, há anos de estresse e sofrimento. Na maioria dos casos, tudo isso poderia ter sido evitado se, antes de tomarem decisões precipitas e de risco, elas tivessem buscado o conselho de alguém com um sólido entendimento sobre como cuidar do seu dinheiro. Tenho escrito vários artigos aqui no portal Lagoinha.com e recebo inúmeros e-mails de pessoas com problemas e que não pedem conselho a ninguém. Pessoas que me dizem: “Minha mãe me empresta dinheiro para comprar um carro, mas não sabe que eu estou todo endividado e preciso pagar minhas dívidas”. Pessoas que planejam se casar totalmente endividadas confiando que Deus proverá! Ora, eu tenho certeza de que Deus não desampara seus filhos, mas também devemos fazer nossa parte com as bênçãos que Ele nos dá. Outro exemplo, são pessoas na qual a fatura do cartão de crédito mensal representa 70% do salário, sem contar outras dívidas. Portanto, irmão, busque conselho. Faça a sua parte para viver em paz com o seu dinheiro. Erasmo Vieira - Palestrante e Consultor de Finanças Pessoais. planner@plannerfinancas.com.br.

Comentários